Lugares para conhecer

Dia Internacional do Riso: dicas para rir pelo Brasil

17 de janeiro de 2023

Em 18 de janeiro, é comemorado o Dia Internacional do Riso. Rir é uma ação espontânea que, além de fazer bem para a saúde, tem uma energia contagiante.  

Procurando uma oportunidade para dar boas gargalhadas? O Conexão123 elencou os melhores lugares para aproveitar shows de humor pelo Brasil e comemorar o Dia Internacional do Riso. Partiu?

Você vai ler sobre

Dia Internacional do Riso

Quando foi a última vez que você riu? O Dia Internacional do Riso foi criado para chamar a atenção para algo simples, mas, ao mesmo tempo, terapêutico: a risada

Dar risada causa uma sensação de prazer, alegria e bem-estar. No ato, o nosso cérebro libera serotonina e endorfina, os hormônios responsáveis por essas sensações tão gostosas que fazem bem à saúde. 

Além dos efeitos citados acima, dar risada também tem outros benefícios:

  • Reduz o stress e ansiedade
  • Queima calorias
  • Melhora o sono, a respiração, a digestão e a circulação sanguínea
  • Fortalece a musculatura abdominal e o sistema imunológico
  • Estimula a criatividade
  • Diminui a dor (usada até como terapia em hospitais oncológicos infantis)

Está comprovado: a risada faz tão bem que não tem contraindicações! Então siga com a leitura, que o Conexão123 separou algumas casas de shows de humor pelo Brasil para você rir até a barriga doer. 

Shows de humor pelo Brasil 

Popularizados pelo Brasil na década de 1960, os shows de comédia no modelo de “one man show” são um tipo de apresentação com um único comediante interpretando um ou vários personagens.

Um dos precursores do gênero no país foi o humorista José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto, o Zé Vasconcelos. O artista foi o primeiro Palhaço Bozo do Brasil, em 1954. Seu pioneirismo abriu caminho para que outros grandes nomes da comédia, como Chico Anysio e Jô Soares, desenvolvessem o estilo, inspirando-se em sucessos norte-americanos.

Contação de piadas, monólogos humorísticos, jogos de improviso e esquetes são algumas das modalidades que divertem os espectadores nas casas de humor pelo país. Entretanto, o gênero de comédia mais popular atualmente é o stand-up comedy.

Com origem nos Estados Unidos, o modelo se espalhou pelo Brasil entre 2000 e 2005. De cara limpa, sem acessórios, cenários, caracterização ou outros recursos teatrais, os humoristas de stand-up apresentam textos autorais arrancando gargalhadas do público. 

É fã de stand-up comedy e outros tipos de show de humor? Então veja a seguir os melhores lugares para acompanhar espetáculos no Rio de Janeiro, São Paulo e em Fortaleza.

Shows de humor no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem grandes referências da comédia brasileira, além do stand-up. A Cidade Maravilhosa, berço de nomes do humor como Fábio Porchat, Paulo Gustavo e Tatá Werneck, também foi palco de importantes programas humorísticos como A Praça é Nossa e A Grande Família.

Dia internacional do riso: dicas para rir pelo Brasil | Paulo Gustavo no stand up “Hiperativo” | Conexão123

O stand-up “Hiperativo”, do comediante Paulo Gustavo, se tornou um fenômeno nacional

Atualmente, o stand-up é o gênero dominante do humor carioca. O Comédia em Pé foi um dos precursores da modalidade na capital do RJ. Criado em 2005, o grupo, composto pelos artistas Cláudio Torres Gonzaga, Fábio Porchat, Fernando Caruso e Paulo Carvalho, estreou um novo tipo de show de humor no Brasil, o stand-up em grupo. 

Há alguns points de shows de comédia famosos na Cidade Maravilhosa, como o Teatro Miguel Falabella, que homenageia o ator e dramaturgo carioca. O estabelecimento, apelidado carinhosamente por Leandro Hassun de “O Maracanã da Comédia”, foi inaugurado em 1997 e está dentro do Norte Shopping. Além dos shows em sua agenda, também conta com curso de teatro para crianças a partir de sete anos, adolescentes e adultos.

Pelo Teatro Miguel Falabella já passaram nomes como Paulo Gustavo com “Minha Mãe é Uma Peça”, Marcelo Serrado com “Os Vilões de Shakespeare” e Yuri Marçal com “Acendam as Luzes”.

Outro lugar muito conhecido também pelos shows de comédia é o Teatro Riachuelo Rio; Inaugurado no século XIX, é um ponto de encontro há gerações de artistas, sendo parte do Patrimônio Histórico do RJ. 

Existem outros points que também apresentam peças teatrais humorísticas e shows de comédia, como:

  • Teatro Candido Mendes
  • Teatro Multiplan
  • Teatro Claro Rio
  • Cidade das Artes na Barra da Tijuca
  • Teatro Cesgranrio 
  • Teatro Fashion Mall

E não se esqueça de aproveitar todas as maravilhas que o Rio de Janeiro oferece. Há ótimos lugares para curtir um samba, o clássico passeio de bondinho, as melhores sorveterias cariocas, os parques do Rio e claro, restaurantes com o melhor da gastronomia carioca.

Shows de humor em São Paulo

Em 2004, o humorista Marcelo Mansfield estreou em São Paulo um show chamado Mondo Cane, que teve como convidados os comediantes Rafinha Bastos e Marcela Leal. A dinâmica resultou em apresentações de humor físico mesclado com stand-up

A partir deste show, surgiu a ideia de formar um grupo que praticasse exclusivamente o chamado “humor de cara limpa” (livre de personagens, adereços, fantasias e maquiagens).

Em março de 2005 nascia o Clube da Comédia Stand-up, formado pelos humoristas Marcelo Mansfield, Oscar Filho, Rafinha Bastos, Marcela Leal, Márcio Ribeiro e Henrique Pantarotto. Fizeram sua primeira apresentação em São Paulo, no Bar Beverly Hill, em Moema. 

No mesmo período, grandes programas de humor na TV paulista movimentavam a cena da comédia da maior metrópole do Brasil. Produções como o CQC (Custe o Que Custar), Quinta Categoria, com Marcos Mion, e Pânico na TV, com Sabrina Sato, serviram de influência para a comédia atual.

Criado pelo humorista Patrick Maia em maio de 2018, o Clube do Minhoca é um clube de comédia intimista, mas muito famoso no centro de São Paulo. Leva esse nome porque seu prédio está localizado próximo ao Minhocão, o famoso viaduto paulista que fecha para pedestres aos domingos. 

Os shows no Clube do Minhoca acontecem no terceiro andar, onde já passaram grandes nomes do stand-up brasileiro, como Maurício Meirelles, Diogo Portugal, Mhel Marrer e até o próprio Patrick Maia. O estabelecimento conta ainda com um Piano Bar, no segundo andar, e uma loja no térreo.

Outro local icônico para a cena do humor paulista é o Clube Barbixas de Comédia, que funciona onde foi o Comedians Comedy Club, fruto de uma antiga parceria entre os humoristas Rafinha Bastos e Danilo Gentili. 

Hoje, o local é comandado pelos comediantes Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna, integrantes da Cia. Barbixas de Humor. Localizado na Rua Augusta, região central de São Paulo, o estabelecimento foi construído com inspiração nos clubes de comédia norte-americanos. Com capacidade para 280 pessoas, a estrutura inclui lugares para PcD’s, bar e restaurante, e claro, o teatro, que tem palco feito de tablado baixo e sem colunas, para manter a plateia próxima dos comediantes. 

Em sua agenda, o espaço recebe shows de humor, esquetes, personagens, música, show de drag queens, varietês, palhaçaria e às vezes até show de improviso dos próprios Barbixas.

Dia internacional do riso: dicas para rir pelo Brasil | Palco do Clube de Comédia dos Barbixas | Conexão123

Clube de Comédia dos Barbixas em São Paulo

Outros locais que você pode aproveitar um bom show de humor e dar boas risadas em São Paulo são:

  • Teatro Renaissance
  • Teatro Santo Agostinho
  • Teatro Shopping Frei Caneca
  • Teatro das Artes
  • Lilith Comedy Club
  • Comedy Sampa Club 

São Paulo tem ótimos lugares também para curtir a noite, comer uma boa pizza paulistana e degustar os melhores vinhos, além do famoso Museu do Ipiranga

Shows de humor em Fortaleza

O humor faz parte da genética do povo cearense. O ato de tirar risadas dos outros é chamado de “molecagem” por lá, e é tão importante que o Governo do Estado sancionou uma lei chamada “Chico Anysio”, que caracteriza o humor como patrimônio etéreo no Ceará.

Aliás, o grande Chico Anysio, eterno Professor Raimundo, é apenas um dos expoentes do gênero nascidos no estado. Tom Cavalcante, Renato Aragão, Falcão e Tiririca são outros exemplos de extrema relevância, além de programas como Beco do Riso e a Bodega do Lailtinho. Por isso, a belíssima Fortaleza não poderia ficar de fora dessa lista de lugares com show de humor no Brasil, já que os cearenses têm um talento próprio para a comédia.

Um dos mais famosos clubes de comédia em Fortaleza, o Piadaria Comedy Club foi inaugurado em fevereiro de 2015, no edifício Beira Mar Trade Center. Sua programação conta com shows todos os dias. O local dispõe de um bar interno e um cardápio com pizzas, massas, petiscos e esfihas. Comediantes como Whindersson Nunes e Marcos Castro do Castro Brothers já passaram pelo Piadaria Comedy Club.

O Teatro do Humor e Cultura Cearense é considerado patrimônio cultural do Ceará, está há 20 anos na avenida Beira Mar e é um dos maiores pontos turísticos da cidade. Entre suas atrações, há shows diários, com mais de um humorista por noite, pratos da gastronomia nordestina e ainda um forró pé de serra para abrir a programação. 

Outros ótimos locais para dar uma boa risada e apreciar shows de comédia em Fortaleza: 

  • Lupus Bier Show de Humor
  • Arena do Humor
  • Autoral Comedy Bar
  • Centro Dragão do Mar de Arte 
  • Theatro José de Alencar

Aprecie a Rota da Cachaça em Fortaleza, desfrutar do sabor único da gastronomia cearense e conhecer mais da grande Fortaleza

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Partiu aproveitar o dia do riso?!