Dicas para o viajante

Dicas fantásticas de como tirar fotos em viagens solo

3 de janeiro de 2023

O Dia Nacional da Fotografia é comemorado em 8 de janeiro, data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

Fotos são as melhores recordações que podemos ter das nossas viagens, concorda? As fotografias aguçam nossos sentidos, inspiram pessoas a viajar e fazem-nos reviver bons momentos. 

O Conexão123 separou algumas dicas fantásticas de como tirar fotos em viagens solo. Vamos lá?

Você vai ler sobre

Origem da comemoração 

O Dia Nacional da Fotografia ou Dia do Fotógrafo, é, como dito anteriormente, comemorado em 8 de janeiro, por conta da primeira câmera fotográfica que chegou ao Brasil. Essa câmera se chamava daguerreótipo, inventada por Louis Jacques Mandé Daguerre.

De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguerre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II, que, aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro. 

A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX.

Origem da data comemorativa | Daguerreótipo | Conexão123

O daguerreótipo foi o primeiro processo fotográfico a ser anunciado e comercializado ao grande público | Foto:Wikimedia Commons

Nos primeiros anos da fotografia no Brasil, a moda era fazer retratos de pessoas importantes e de paisagens. 

Mas, com o passar dos anos e com a evolução dos equipamentos, o registro fotográfico se tornou desejo de todos, chegando ao mercado que hoje conhecemos e que está sempre em constante evolução.

Afinal, é graças à fotografia que podemos registrar memórias do que acontece ao redor do mundo. 

O Dia do Fotógrafo é, portanto, uma oportunidade de lembrar como uma fotografia pode ser verdadeiramente especial para todos. 

Dia Nacional da Fotografia: conheça algumas curiosidades 

Que tal saber um pouco mais das curiosidades sobre a fotografia? Atualmente, com as redes sociais, as fotos se tornaram algo natural e fazem parte do dia a dia — tudo merece um registro e é facilmente clicado pelas lentes do celular.

Fotografia mais cara do mundo 

Peter Lik vendeu sua fotografia que se chama “Phantom” (fantasma) por nada mais, nada menos que 6,5 milhões de dólares! O nome da foto se refere à forma que se tomou a partir do efeito da luz sobre a poeira do Canyon.

Fotografia mais famosa do mundo 

Impossível não reconhecer essa foto. Charles “Chuck” O’ Rear foi o responsável por tirar o famoso papel de parede padrão do Windows XP, e que a Microsoft chamou de “Bliss”.

Primeira fotografia do mundo 

A primeira fotografia do mundo foi registrada em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. A imagem é resultado de oito horas de exposição da vista da janela de Niépce para a comunidade francesa de Le Gras.

Fotografias do mundo | Conexão123

Dir. – Fotografia mais cara do mundo | Centro – Fotografia mais famosa do mundo | Esq. – Primeira fotografia do mundo

Como tirar foto sozinho em viagem 

Viajar sozinho tem seus desafios, e um deles é tirar foto de si mesmo. Não dá só para ficar só na selfie com o celular, né? 

Confira algumas dicas que separamos para você tirar as melhores fotos, mesmo fazendo uma viagem solo!

Temporizador 

Hoje em dia, quase todos os aparelhos possuem a função timer, uma mão na roda para conseguir tirar as melhores fotos sozinho. 

Você pode usar um tripé, um pau de selfie ou até mesmo apoiar o celular em um lugar seguro. 

Ah, vale o cuidado, pois, na correria para apertar o botão e aparecer na foto, seu equipamento pode acabar caindo. Opte sempre por escolher os intervalos de fotos maiores, como de 10 segundos. 

Como tirar foto sozinho em viagem | Foto sozinho | Conexão123

Você pode usar o temporizador mesmo sem ter câmera com o wi-fi

Caso o seu celular tenha o disparo contínuo, como o timelapse, você ainda pode programar o disparo da sua câmera e se mexer, pular e até dançar (por que não?) para suas fotos ficarem ainda mais naturais.

Em busca da selfie perfeita 

Fazer selfies durante a viagem é inevitável, por isso trouxemos alguns segredos para deixar suas fotos ainda mais interessantes. 

Os melhores cliques são aqueles feitos em locais iluminados, principalmente com a luz natural do dia. 

Outra coisa que valoriza a sua selfie é o ambiente. Olhe ao redor e escolha um lugar que combine com a foto. Objetos e até cortinas de cores claras, por exemplo, são ótimos difusores de luz. 

Não faça apenas selfies

Uma dica legal para quem não gosta muito de aparecer em fotos é registrar pequenos momentos da viagem. Use parte do seu corpo, como os pés e as mãos, para criar o cenário perfeito para a sua foto. É uma excelente maneira de captar momentos especiais! 

Faça vídeos e use frames como fotos 

Você pode gravar vídeos e, depois, pausar várias cenas para capturar os frames que desejar usar como fotografia. Essa dica é simples e valiosa, hein?! Especialmente para quem viaja sozinho e não quer deixar de registrar todos os encantos do passeio.

Viajar e não registrar os momentos marcantes, como um restaurante ou até mesmo um passeio, nos faz sentir como se a viagem não tivesse acontecido. 

Você gostou dessas dicas e quer aprender mais sobre como tirar fotos de viagens? Então venha conferir nosso guia prático para cliques incríveis e registre sua viagem como um profissional! 

Fotolivro Viagem com R$ 50 de desconto 

As fotografias de um momento tão especial, como uma viagem, conseguem eternizar as memórias mais importantes. 

Se você gostou do nosso conteúdo sobre como tirar fotos em viagens, vai amar essa novidade: a nova parceria da 123milhas, a Fotolivro Viagem, empresa especializada que garante aos viajantes descontos exclusivos na hora de montar um álbum de fotos de viagem.

Os clientes 123 ganham R$ 50 de desconto para montar o álbum de fotos de seus passeios. Para isso, basta acessar a aba de Ofertas e Serviços aqui no Conexão123, clicar no banner da Fotolivro Viagem e utilizar o cupom “123milhas” antes de fechar sua compra.

As imagens passam por um tratamento criterioso, além de serem organizadas de forma a contar a história do passeio, revivendo o trajeto e os momentos inesquecíveis. Legal, né?

E não se esqueça de que você encontra os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros com a 123milhas. Partiu?!