Dicas para o viajante

Como tirar fotos de viagens: um guia prático para cliques incríveis

20 de setembro de 2022

Viajar e não registrar os momentos de descanso e lazer nos faz sentir como se a viagem não tivesse acontecido, não é mesmo? Agora, melhor mesmo é se as fotografias ficarem incríveis! Quer conhecer dicas fáceis e práticas de como tirar fotos de viagens?

Baseado nos conteúdos do Fotolivro Viagem, o Conexão123 preparou um guia prático de como utilizar seu celular para registrar suas viagens como um profissional. Confira!

Você vai ler sobre

Dicas práticas para usar o celular na hora de tirar fotos de viagem

Com o avanço da tecnologia, os celulares estão dando resultados cada vez mais profissionais quando se trata de tirar fotos! Câmeras triplas, muitos megapixels – e várias ferramentas que às vezes não sabemos usar. 

Com algumas dicas práticas, porém, as lembranças eternizadas nas suas fotos de viagens podem ficar ainda mais interessantes. E não é necessário investir em um smartphone com mais recursos ou mais câmeras. Sabendo usar, suas fotos vão ficar sensacionais!

Confira algumas sugestões:

  • Não exagerar nas selfies – a selfie destaca apenas nossas cabeças e mostra muito pouco do local onde estamos
  • Fotografe o cotidiano – quem disse que só os momentos extraordinários merecem ser registrados? Abrace o comum, faça cliques daquela feira de rua bacana, do predinho lindo no fim da rua, das pessoas curtindo a praia, do prato no restaurante
  • Alinhe o horizonte – alinhe o horizonte com a borda das fotos para obter fotos mais interessantes
  • Tire fotos espontâneas – procure fazer fotos caminhando, correndo, de costas para a paisagem, olhando para algum outro objeto que não seja a câmera
  • Ative a função Grades – esta função está em todos os aparelhos, mas normalmente vem desativada; é muito usada na fotografia para enquadrar objetos
  • Não use o zoom – o zoom da câmera do seu celular deixa as fotos granuladas e com pixels; tire a foto sem zoom depois amplie com algum software de edição

Agora, confira mais algumas dicas preciosas para tirar fotos de viagem perfeitas!

Como tirar fotos de viagem: um guia prático para cliques incríveis | Mulher com celular no restaurante | Conexão123

Saia do comum, faça cliques daquela feira de rua bacana, das pessoas curtindo a praia, do prato no restaurante…

Como tirar fotos de viagem: limpe as lentes do celular

Limpar as lentes é um detalhe simples, mas que pode fazer muita diferença no resultado final das fotos, pois elas podem sair embaçadas ou manchadas. Estamos com o smartphone o tempo todo nas mãos, o que ajuda a acumular sujeira nas lentes. Esse passo é essencial para aprender como tirar fotos de viagem

Como tirar boas fotos de viagem: treine ângulos

O ângulo pode mudar tudo nas suas fotos. Clicar de cima para baixo, por exemplo, emagrece e achata a pessoa. Fotografar de baixo para cima alonga e valoriza o primeiro plano da foto. É recomendado fotografar na altura do peito, sem inclinar o celular. Outra dica importante é treinar antes da viagem, a fim de se familiarizar com os resultados obtidos.

Como tirar boas fotos de viagem: evite o flash

Mais um item importante na hora de aprender a como tirar boas fotos de viagem. É sempre a melhor opção usar a luz natural para seus cliques. Para que uma foto com flash fique boa, você precisa ter conhecimento e equipamento adequado. A maioria dos celulares já faz boas fotos com pouca luz. Se for necessário, use a lanterna de outro aparelho para jogar luz no objeto a ser fotografado.

O flash é uma lanterna LED e não fornece luz de boa qualidade. Se as fotos ficarem escuras, pode-se tratá-las em um programa de edição, no próprio celular.

Como tirar boas fotos de viagem: usar a luz

Sabe qual a essência da fotografia? É a luz. Sem luz, não existe foto. Assim sendo, ela é o fator  fundamental para registrar uma boa imagem. Em dias de sol e céu azul, por exemplo, os cliques ficam mais bonitos. Em dias nublados, o turista pode tentar dar um ar mais poético às fotos, tomando cuidado para não estourar o branco, suavizando as sombras.

Como tirar fotos de viagem: um guia prático para cliques incríveis | Mulher fotografando paisagem | Conexão123

Uso o sol para garantir uma boa fotografia que registre o momento

Como tirar fotos de viagem: golden hour (ou hora dourada)

Não basta apenas ter luz do sol disponível, é preciso também saber como usá-la. O horário em que a foto está sendo feita conta – e muito. Na fotografia existe uma coisa chamada “hora dourada”, que é a primeira hora depois do amanhecer e a última hora antes do anoitecer. Nesses momentos do dia, suas fotos vão ficar incríveis!

É quando a luz do sol deixa suas fotos mais bonitas. Nesse momento do dia, ela está de lado, vinda do horizonte, e suaviza as sombras.  Evite as imagens no meio do dia, pois o sol está no ângulo mais alto e ilumina tudo de cima para baixo, o que gera sombras escuras e muito marcadas.

Gostou do nosso conteúdo sobre como tirar fotos em viagens? Então você vai gostar desta novidade também: a nova parceria da 123milhas garante aos viajantes descontos exclusivos na hora de montar um álbum de fotos de viagem com a Fotolivro Viagem, empresa especializada no segmento.

Os clientes 123 vão ganhar R$ 50 de desconto para montar o álbum de fotos de seus passeios. Para isso, basta acessar a aba de Ofertas e Serviços no site do Conexão123, clicar no banner da Fotolivro Viagem e utilizar o cupom “123milhas” antes de fechar sua compra.

As imagens passam por um tratamento criterioso e são organizadas de forma a contar a história do passeio, revivendo o trajeto e os momentos inesquecíveis. Que tal?

E não se esqueça que você encontra os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros com a 123milhas. Partiu?!