Lugares para conhecer

Dia de Nossa Senhora de Fátima: conheça mais sobre a história da santidade e lugares de devoção em Portugal

12 de maio de 2023

Em 13 de maio, os católicos do mundo todo celebram o Dia de Nossa Senhora de Fátima. Foi nessa data, em 1917, que, segundo relatos dos religiosos, ocorreu a primeira das aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos, em Fátima, Portugal. 

Desde então, a cidade é um dos destinos mais importantes de turismo religioso no mundo. O Conexão123 vai contar para você um pouco mais sobre a história e os lugares de devoção à Nossa Senhora de Fátima.

Conheça com o Conexão123

Qual foi o milagre de Nossa Senhora de Fátima

O milagre de Nossa Senhora de Fátima se refere às aparições da Virgem Maria às crianças pastoras em Portugal. A primeira aconteceu no dia 13 de maio de 1917, quando os três pastorinhos, Jacinta, de 7 anos, Francisco, de 9 anos e Lúcia, de 7 anos, estavam conduzindo um rebanho de ovelhas em um lugar chamado Cova da Iria, um vasto terreno na cidade de Fátima.

Era época da Grande Guerra, e, nessa primeira aparição, a Nossa Senhora pede que todos rezem o terço e que se convertam para que uma nova guerra não aconteça. Entre pedidos de orações e revelações sobre o que aconteceria com a humanidade, a Virgem se identifica como a Senhora do Rosário e diz aos pastorinhos que apareceria por mais cinco meses seguidos, no dia 13 de cada mês, naquele local da Cova de Iria, ao meio-dia. 

As aparições seguiram da forma como a Virgem relatou. Apenas em agosto a Nossa Senhora apareceu no dia 19, desta vez no caminho percorrido pelos pastorinhos entre a casa deles e a Cova de Iria, em um lugar chamado Valinhos. Nesse mesmo caminho, em 1916, os pastorinhos já tinham visto a aparição de um anjo que havia anunciado os eventos que se seguiram.

Conforme os relatos se espalhavam, multidões se aglomeravam no lugar que os pastorinhos diziam que seriam as próximas aparições, e surgiu um forte culto à Nossa Senhora do Rosário de Fátima. 

“Essa devoção é muito recente na história da Igreja, mas desde o princípio gera uma comoção muito grande entre os fiéis não só de Portugal, mas do mundo inteiro”, conta o padre Luís Erlin, Missionário do Imaculado Coração de Maria,  diretor-presidente da Editora Ave-Maria e autor de diversos livros sobre Nossa Senhora.

A Virgem prometera aos pastorinhos que daria um sinal para todos acreditarem nas aparições e nas mensagens que ela trazia, o que ocorreu em 13 de outubro de 1917 e ficou conhecido como o Milagre do Sol.

No dia do evento, cerca de 70 mil pessoas estavam presentes em um campo próximo à Cova da Iria. Após uma chuva torrencial, as nuvens se dissiparam e o sol apareceu como um disco opaco no céu. Então, de repente, o sol começou a “dançar”, mudando de cor e parecendo cair em direção à Terra.

Testemunhas relatam que ele parecia se aproximar rapidamente, antes de retornar à sua posição normal. O evento durou cerca de dez minutos, testemunhado por pessoas em um raio de vários quilômetros.

O Milagre do Sol é considerado um dos maiores milagres marianos já registrados e é celebrado anualmente pela Igreja Católica. “É quase impossível perguntar a um católico e ele não conhecer a história de Nossa de Fátima”, relata o padre Luís Erlin. “É por isso que o 13 de maio é uma data muito aguardada e as pessoas buscam frequentar a igreja justamente por conta dessa devoção”, afirma o padre.

Muitos sonham em visitar o lugar das aparições e a casa em que viveram os pastorinhos. A 123milhas te ajuda a concretizar este sonho de praticar a devoção à Nossa Senhora do Rosário de Fátima. 

O aeroporto mais próximo da cidade de Fátima fica em Lisboa, há 120 km da cidade portuguesa. Com a 123milhas, você garante sua passagem de ida e volta para Lisboa. Você também pode pesquisar hotéis em Fátima ou ainda pacotes de hospedagem em Lisboa com passagem aérea. No hotel, informe-se sobre os passeios na região.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Em 1919, no lugar em que aconteceram as aparições, foi erguida uma capela pelos fiéis, para atender ao pedido de Nossa Senhora: na Capelinha das Aparições. Em torno do templo, foram sendo construídos outros prédios, mas preservando a edificação original, até que, em 1954, o conjunto ganhou a condição de basílica. 

Com o aumento da devoção à Nossa Senhora de Fátima, as construções e monumentos religiosos em torno da capela e da basílica aumentaram tanto que, hoje, todo o complexo é conhecido como Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. É um dos maiores dedicados à Maria em todo o mundo, atrás apenas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, do Brasil. 

A Capelinha das Aparições, um dos lugares mais visitados no Dia de Nossa Senhora de Fátima, é considerada o coração do santuário, mesmo com pequenas alterações. Conhecê-la é um grande desejo dos fiéis, que também não podem deixar de ver a Sala das Promessas, onde estão expostos milhares de objetos e testemunhos de agradecimento pelas graças alcançadas. 

Destino de prática de fé no Dia de Nossa Senhora de Fátima | Capelinha das Aparições | Conexão123

A Capelinha das Aparições foi erguida no local em que Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos

A Capela do Santíssimo Sacramento é um lugar de adoração e contemplação, enquanto na Capela do Sagrado Coração de Jesus você terá uma visão da devoção dos pastorinhos.

Casa dos três pastorinhos

A 2 km do Santuário de Fátima, na freguesia de Aljustrel, estão as duas casas dos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta. Hoje, as residências se tornaram um museu e local de peregrinação e orações.

No museu estão objetos pessoais das crianças, como roupas, livros e brinquedos, há também uma exposição de fotografias e documentos, que contam a história das aparições de Nossa Senhora. Além disso, há uma área dedicada à vida de Francisco e Jacinta, que faleceram ainda jovens, vítimas da gripe espanhola.

A capela da casa dos pastorinhos é um lugar de oração e reflexão. É um ponto de turismo religioso que traz paz, reflexão e espiritualidade. Se você está procurando um lugar para se reconectar com sua fé, ou simplesmente quer conhecer a história dos pastorinhos de Fátima, não deixe de visitar esse local especial. É uma experiência única que ficará para sempre em sua memória.

Via Sacra em Valinhos

O caminho que os pastorinhos percorriam de casa, em Aljustrel, até a Cova de Iria, onde aconteciam as aparições, é mais um lugar de turismo religioso em Fátima.  

Destino de prática de fé no Dia de Nossa Senhora de Fátima | Via Sacra em Valinhos | Conexão123

Na Via Sacra de Valinhos está marcado o local da quarta aparição de Nossa Senhora

Foi neste caminho dos Valinhos que os pastorinhos tiveram contato com as aparições. Primeiro, ainda em 1916, um anjo já havia se manifestado a eles e, depois, 19 de agosto de 1917, aconteceu a quarta aparição de Nossa Senhora. Há uma série de estátuas que marcam as estações da Via Sacra neste lugar. Entre a oitava e a nona estação, segundo os relatos, ocorreu a quarta aparição da Virgem de Fátima.

Nossa Senhora fez o pedido aos pastorinhos: que rezassem o terço todos os dias pela paz. O que não deixa de ser uma mensagem atual. Ir até Fátima, ou para outros lugares de fé, é uma forma de praticar essa devoção ou agradecer pelas graças alcançadas.

Conte sempre com a 123milhas para as melhores opções de passagens, hospedagem e pacotes para este e outros destinos religiosos do Brasil e do mundo.

RESPOSTAS123

O dia dedicado à Nossa Senhora de Fátima é 13 de maio.

De acordo com os relatos da Irmã Lúcia, a pastorinha que viveu por mais tempo, Nossa Senhora intercede pela paz no mundo, pedindo que todos rezem o terço.

Nossa Senhora de Fátima aparecia todo dia 13 de cada mês, desde 13 de maio de 1917, para três pastorinhos: Jacinta, Francisco e Lúcia.