Destinos religiosos brasileiros para viajar com as mães
Destinos religiosos brasileiros para viajar com as mães

Destinos religiosos brasileiros para viajar com as mães

06 de maio de 2022

O Brasil contém muitos lugares e eventos para quem deseja exercitar sua fé. Templos sagrados, igrejas, procissões e festas. Os destinos religiosos brasileiros para viajar com as mães preenchem um roteiro sagrado e tanto. Acompanhe as indicações do Conexão123 e comece a planejar sua próxima viagem com sua mãe.

 

Você vai ler sobre

 

Turismo religioso no Brasil 

Os pontos turísticos religiosos do Brasil atraem milhares de turistas diariamente. O Ministério do Turismo estipula haver cerca de 513 festas religiosas cadastradas no órgão. Ainda de acordo com a pasta, o turismo religioso movimenta R$ 15 bilhões por ano na economia nacional. 

Em datas como o Dia de Nossa Senhora Aparecida e na Semana Santa, os destinos costumam receber ainda mais gente. Porém, além dos fiéis, pessoas que buscam conhecer mais a cultura e a história do local colaboram com esse faturamento. 

Thaíssa Lacerda é jornalista e filha de Alpha Guadalupe, de 72 anos. Ela e a mãe costumam viajar pelo menos uma vez ao ano para algum destino religioso brasileiro. Tradição familiar, o lugar preferido de ambas é Aparecida, no estado de São Paulo, destino popularmente conhecido como Aparecida do Norte

“É sempre um destino maravilhoso. Por tudo que a cidade representa. Não só para o país, para a religião, mas também para a minha família. Quem pisa lá sente uma energia diferente. É muito especial”, conta Thaíssa. 

Além de Aparecida, a comunicadora e sua mãe, moradoras de Belo Horizonte, visitam sempre outros lugares cristãos no Sudeste. “Viajar em companhia da mãe é estar sempre na melhor companhia. Principalmente para os destinos religiosos”, diz ela. 

Para a jornalista, a questão da acessibilidade e os meios de atender pessoas da terceira idade são cruciais no momento de escolher um destino religioso para conhecer. 

Recentemente, a gente fez uma viagem para um destino religioso de Minas Gerais e minha mãe caiu na subida de umas das igrejas. Apesar de ser um momento tenso, apareceram muitos guias turísticos para ajudar. Ficamos surpresas com a preparação daqueles que estão ligados ao turismo”, completa. 

 

Aparecida (SP)

O Santuário Nacional de Aparecida abriga diversas atrações religiosas, um dos destinos mais buscados pelos devotos católicos, está localizado a 160 km da capital paulista.

A Basílica Velha foi o primeiro templo brasileiro a ser reconhecido pelo Vaticano. O estilo barroco e a grandiosidade da construção são surpreendentes e seguem preservados.

A igreja, inaugurada em 1946, foi morada da imagem de Nossa Senhora Aparecida até 1982. Aproximadamente 200 mil romeiros visitam o local no feriado de 12 de outubro (Dia da Padroeira do Brasil). 

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é considerado o maior do mundo dedicado à santa. Trabalham no local atualmente 33 missionários, mais de 800 voluntários e aproximadamente 1.500 funcionários. 

Cerca de cinco milhões de pessoas passaram pelo Santuário Nacional de Aparecida em 2021. O espaço comporta em média 45 mil pessoas. No feriado de 12 de outubro esse número pode chegar a dobrar. São 27 hectares e mais de 100 m de altura de uma arquitetura que encanta os olhos.

A caminhada da fé mobiliza muitos fiéis que partem andando rumo à Basílica como forma de agradecimento. O percurso passa por algumas cidades como: Cravinhos, São Carlos, Mococo e Tambaú. O trajeto mais longo tem em média 540 km e o mais curto, 134 km. 

 

Destinos religiosos brasileiros para viajar com mães | Santuário Nacional de Aparecida | Conexão123

Aparecida é o principal destino dos devotos católicos

 

Serra da Piedade (MG)

A Serra da Piedade possui grande valor histórico e cultural. Além das mais belas paisagens, o lugar é de grande significado para o turismo religioso no Brasil. Localizado em Caeté, a 1.746 m de altura, está o Santuário Nossa Senhora da Piedade. 

Considerado não só um local sagrado, a Serra oferece aos visitantes um ambiente com natureza exuberante e preservada, e uma arquitetura histórica. O Caminho Religioso da Estrada Real, que tem saída na Serra da Piedade, faz parte do circuito religioso de Minas Gerais. 

São 800 km, passando por 38 cidades – 32 mineiras e 6 paulistas. A caminhada pode ser feita a pé, de bicicleta, carro e moto. O destino final é o Santuário Nacional de Aparecida. 

 

Salvador (BA)

Salvador é rica em monumentos históricos com valor religioso. A junção do catolicismo com as crenças dos negros, trazidos da África, promoveu o sincretismo religioso, muito forte na região. A Festa de Santa Bárbara reúne milhares de fiéis que enchem as ruas do Centro Histórico. 

Existe uma lenda que diz que a capital baiana conta com 365 igrejas. Uma para cada dia do ano. Mas, segundo a Arquidiocese de Salvador, o número chega a ser um pouco maior: no total, são 372 templos da religião católica. 

As mais conhecidas são: Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja da Ordem Terceira do Carmo e Convento de São Francisco. 

Destinos religiosos brasileiros para viajar com mães | Igreja Nosso Senhor do Bonfim | Conexão123

Salvador possui mais de 370 igrejas

 

Nova Trento (SC)

Atrás apenas de Aparecida, Nova Trento, em Santa Catarina, é o segundo lugar que mais recebe fiéis no Brasil. Na cidade está o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro. O Santuário de Madre Paulina, santa canonizada em 2002, é o principal atrativo turístico do lugar. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a cidade recebe por volta de 840 mil visitantes por ano. Balneário Camboriú, destino litorâneo amplamente procurado no sul do país, fica a 61 km de Nova Trento.

Não deixe de conhecer o Museu Madre Paulina e o Museu de Cera Sacro do Brasil. Neste último, estão imagens de cera de grandes personalidades religiosas, como o Papa João Paulo II. 

Destinos religiosos brasileiros para viajar com mães | Santuário de Madre Paulina | Conexão123

Nova Trento recebe milhares de fiéis por ano

 

Belém (PA)

Anualmente, no segundo domingo de outubro, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas se reúnem em Belém para a celebração do Círio de Nazaré.

A primeira celebração ocorreu em 1700,  quando uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada às margens do Rio Igarapé Murutucu. Muitos devotos acreditam que esse lugar é ideal para cumprir promessas diante das terras paraenses.

No mesmo local, encontra-se a magnífica Basílica Santuário de Nazaré, ponto turístico e patrimônio histórico do Pará. A catedral recebe milhares de fiéis frequentemente, seja para visitação ou para acompanhar as missas celebradas ali.

Pensando em uma viagem para algum destes destinos religiosos com a sua mãe? Garanta o melhor pacote com a 123milhas!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!