Dicas para o viajante

Pode levar animal de estimação no ônibus de viagem? Conheça as regras

14 de dezembro de 2022

Chegou a tão esperada viagem! Hora de escolher a hospedagem, planejar os passeios turísticos e comprar as passagens. E aí bate a dúvida: pode levar animal de estimação no ônibus de viagem?

A resposta é sim, desde que respeitadas algumas regras, que podem variar um pouco de empresa para empresa. 

O Conexão123 apresenta as normas estabelecidas para viagem com animal de estimação em ônibus e dicas práticas para o deslocamento mais confortável do seu pet. Vem com a gente?

Você vai ler sobre

Viagem de ônibus com animal de estimação: regras podem variar de empresa para empresa

Para concretizar a viagem com o pet em ônibus, é necessário que sejam seguidas as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Ibama (no caso de animais silvestres), bem como as especificações de cada empresa de transporte rodoviário. 

Novamente, sim, pode levar animal de estimação no ônibus de viagem , no entanto, nem todas as empresas liberam o transporte, como, por exemplo, a Viação Penha, que só permite cão-guia. Para mais informações, o ideal é o passageiro consultar diretamente a empresa sobre as condições para embarque com pet.

Algumas viações exigem, ainda, que os animais de estimação façam a viagem sedados. Nesses casos, o veterinário deverá ser consultado para orientar sobre o medicamento e dosagem ideal para o seu pet.

Pode levar animal de estimação no ônibus de viagem? Conheça as regras | Cão na janela do ônibus | Conexão123

O pet não pode viajar com as patas atadas ou outro método que possa produzir sofrimento ou estresse

Outra exigência pode ser a de que o animal viaje em uma caixa transportadora no assento do lado, ou seja, será necessário comprar mais uma passagem. 

Só estão autorizados a viajar cães e gatos de pequeno porte e de até 10 quilos. O passageiro deve providenciar os seguintes documentos:

  • Atestado sanitário assinado por médico-veterinário confirmando as boas condições de saúde do animal. Esse documento deve ser emitido até 15 dias antes da viagem e tem a validade de 10 dias. Caso ultrapasse esse tempo, é necessário outro atestado no novo local de destino. Contudo, é importante ressaltar que essa data limite varia conforme o trecho, por exemplo, viagens dentro do estado do Rio de Janeiro, a validade é de apenas 3 dias. Para evitar surpresas, procure com antecedência a viação em que for viajar para se informar sobre qual o prazo de validade correto.
  • Carteira de vacinação do animal atualizada.
  • O transporte deve ser feito em contêiner de fibra de vidro ou similar, garantindo as condições de higiene, segurança e conforto do animal.
  • A caixa de transporte deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser realizada nova higienização. Esse também é o momento ideal para levá-lo para fazer as necessidades, oferecer água e observar como o seu pet está aproveitando a viagem.
  • O animal deve ficar confinado dentro da caixa ao longo de toda a viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).
  • A empresa poderá cobrar tarifa pelo assento a mais utilizado para o transporte do pet. Se não estiver em um assento exclusivo, o animal deverá ser acomodado próximo aos pés e nunca no colo.
  • O serviço de embarque com o Pet pode ser tarifado pela viação, uma vez que é utilizado um assento para o transporte. Se o ônibus dispuser de compartimento isolado apropriado, em boas condições de iluminação e ventilação, os animais podem ser transportados nesse espaço.
  • Os animais não podem viajar com as patas atadas ou outro método que possa causar sofrimento ou estresse.
  • Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde comprometa o conforto e a segurança dos demais passageiros.

Você também precisa se atentar para outras regras, como: 

  • Cão-Guia: Conforme a Lei N° 11.126, em seu primeiro artigo, determina que é direito da pessoa deficiente visual, com cegueira ou baixa visão, entrar e permanecer com o cão-guia em meios de transporte abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo. O deficiente visual deve comprar o seu assento normalmente, mas a companhia de transporte deverá assegurar o assento preferencial que tenha o maior espaço livre à sua volta ou uma outra passagem. Atenção! Não podem ser cobrados quaisquer valores adicionais por estas facilidades, ok? 
  • Animais de apoio emocional: Para esses casos, é preciso solicitar ao seu profissional de saúde mental que passe um atestado, declarando que você precisa de um animal de apoio emocional por razões específicas. Com esse atestado, é preciso certificar o seu AAE. Não esqueça de verificar a entidade nacional responsável para o processo legal. 
  • Animais Silvestres: Obrigatório a autorização prévia do IBAMA

Dicas para uma proveitosa viagem de ônibus com o pet

A primeira dica para quem vai viajar de ônibus com o animal de estimação é pensar na organização. O trajeto e como proporcionar maior conforto ao pet são as principais preocupações. 

Seu cachorro ou gato já viajou de ônibus antes? Fica tranquilo ou ansioso? Como age na presença de outras pessoas ou em lugares estranhos? Sente-se bem na caixa transportadora? 

Pode levar animal de estimação no ônibus de viagem? Conheça as regras | Gato na caixa de transporte | Conexão123

O animal deve ficar confinado dentro da caixa de transporte ao longo de toda a viagem

São perguntas essenciais que o viajante precisa responder antes de decidir levar seu amigo de quatro patas no ônibus. Ainda na dúvida? Consulte o veterinário do animal, se necessário. Confira aqui um guia para te ajudar a preparar a mala do seu pet!

Mais algumas considerações indispensáveis:

  • Fique atento à duração da viagem e preste atenção à hora de fazer necessidades ou de alimentar o pet.
  • Faça um passeio com o bichinho antes da viagem, a fim de deixá-lo cansado para dormir durante o trajeto.
  • Identifique seu pet com número de telefone e nome dele na coleira.

E aí, legal saber que pode levar animal de estimação no ônibus de viagem, né? 

Agora que você já sabe de todas as regras, ficou ainda mais fácil aproveitar a sua viagem! Conte com a 123 milhas, que agora oferece viagens de ônibus.

Confira o site da 123milhas e aproveite os melhores preços em passagens, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.