Todos

Turismo LGBTQIAP+: destinos nacionais mais procurados

23 de junho de 2022

O turismo LGBTQIAP+ está relacionado ao acolhimento da diversidade, buscando garantir segurança para todos os viajantes, independentemente da orientação sexual ou do gênero. Com o avanço da discussão social, este segmento está ganhando cada vez mais espaço em roteiros turísticos brasileiros. Vamos conhecer três destinos nacionais que são mais procurados e frequentados pela comunidade. 

 

Você vai ler sobre


O que é turismo LGBTQIAP+?

Turismo LGBTQIAP+ é um termo que refere-se a um nicho do mercado de viagens que foca em produtos e serviços para englobar o público pertencente à comunidade, com intuito de promover acolhimento, segurança e personalização.

É simples assim! Trata-se de promover o respeito à diversidade, em termos de orientação sexual e gênero. Por mais que pareça algo básico, ainda vivemos em um mundo onde a discriminação, a hostilidade e, até mesmo, a violência acontecem frequentemente. Por isso, a importância de se ter um termo que designe um nicho do setor turístico que abraça a causa LGBTQIAP+.

Sobretudo, é uma esfera que opera com a exclusividade, oferecendo produtos turísticos voltados a esse público, mas também com a inclusão social. Assim, é uma forma de turismo que não está à parte das outras, mas, sim, integrada.

Então, o turismo LGBTQIAP+ está intimamente ligado ao turismo romântico, familiar, aventureiro, esportivo, sustentável, entre outros segmentos do mercado de viagens. 

Que tal conhecermos três cidades brasileiras voltadas para o turismo LGBTQIAP+?

 

Turismo LGBTQIAP+: São Paulo (SP)

São Paulo, capital paulista, é um dos destinos mais famosos quando se trata de turismo LGBTQIAP+. Isso porque a cidade é palco da maior Parada do Orgulho LGBT da América Latina, que movimenta milhões de pessoas todos os anos. 

A cidade é uma das referências em diversidade no Brasil. Isso é algo natural, já que o município abriga mais de 12 milhões de pessoas.

Além disso, em 2001, o estado de São Paulo foi o primeiro do país a ter uma lei que criminaliza a LGBTfobia, anos antes de o Brasil ter uma legislação de nível nacional. O que reforça que existe amor em SP sim!

Inclusive, existem várias baladas, bares e restaurantes, em diversas ruas e bairros, como é o caso das casas noturnas agitadas da Rua Augusta e da Rua Frei Caneca, carinhosamente conhecida como “Rua Gay Caneca” pela comunidade.

Ambas são bem frequentadas pela população LGBTQIAP+, principalmente, pelas pessoas que curtem a cena pop, cult e underground.

Podemos dar um destaque especial para a Rua Augusta, que além de reunir baladas e estabelecimentos gastronômicos, também tem uma localização privilegiada. A via tem fácil acesso para museus, centros culturais, cinemas de rua, parques, praças, importantes pontos turísticos que vale a pena colocar na lista de o que fazer em SP.

Turismo LGBT+ | Bandeira LGBT avenida Paulista | Conexão123

A Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de São Paulo é uma das maiores do mundo

 

Ao visitar a cidade paulista, você pode optar por um dos lugares onde se hospedar em São Paulo que estão situados na Rua Augusta, como o Hotel Cadoro São Paulo, próximo ao centro econômico e histórico da cidade e à estação de metrô Mackenzie, pertencente à linha amarela. 

As instalações do hotel são agradáveis e completas, tudo para garantir o conforto durante a estada. Por lá, você também tem disponível restaurante, bar, recepção 24 horas, academia e salas para reuniões.

 

Turismo LGBTQIAP+:  Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro, é outro destino que faz os olhos de diversos turistas brilharem, inclusive, os que pertencem à comunidade LGBTQIAP+.

Uma das regiões mais procuradas e mais frequentadas pela comunidade é a Zona Sul, que está entre os lugares LGBT no Rio de Janeiro que apresentam points badalados. A praia que está entre os Postos 8 e 9, perto da Rua Farme de Amoedo, é um deles. O Posto 8 é conhecido como “Farme Gay”, um ótimo local para fazer amigos e passear.

No bairro de Copacabana, temos o famoso Quiosque Rainbow, outra opção entre os pontos mais frequentados pela comunidade LGBT. Trata-se de um restaurante e bar que está situado na orla da praia, oferece um menu variado de comidas e drinks e, também, a possibilidade de curtir uma boa música ao vivo. 

Turismo LGBT+ | Bandeira no Posto 9 no Rio de Janeiro | Conexão123

Uma bandeira do orgulho está fincada no Posto 9 da Praia de Ipanema, Rio de Janeiro (RJ)

 

Se você está pensando em visitar a cidade maravilhosa, vale a pena conferir o Praia Ipanema Hotel, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro e próximo aos pontos turísticos que são muito frequentados pela população LGBTQIAP+.

Trata-se de uma hospedagem pé na areia, que proporciona uma vista privilegiada de paisagens que compreendem a Estátua do Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Praia do Arpoador, de Ipanema, do Leblon e o Morro Dois Irmãos.

As acomodações são completas, proporcionando o máximo de conforto. Além disso, o hotel possui fitness center, piscina climatizada com borda infinita e vista para o mar, bar da piscina, entre outros. 

 

Turismo LGBTQIAP+: Belo Horizonte (MG)

Entre as chamadas “cidades LGBT”, Belo Horizonte, a capital mineira, é um dos expoentes quando se trata de turismo LGBT. Por excelência, os mineiros já são conhecidos como hospitaleiros, o que também ajuda a abraçar a pluralidade e a diversidade. 

O que mais chama a atenção é a boemia da cidade, capital mundial dos bares, que possui botecos clássicos para conhecer durante sua viagem para o destino. Bom demais ter uma gama ampla de lugares para curtir.

Contudo, o bairro Savassi é um dos que mais concentra clubes e baladas LGBTQIAP+. A DDuck e a Church Savassi são algumas das mais conhecidas da vizinhança, e contam com muita música pop, funk e eletrônica. 

No Centro de BH também há algumas opções de programas inclusivos, que prometem agradar a todas as tribos, abarcando a comunidade LGBTQIAP+. O Mercado Novo, um complexo fechado cheio de bares e lojinhas de arte, é um deles. 

A noite também pode ser bem aproveitada na rua Sapucaí, que reúne muitos botecos – mas o pessoal se concentra mesmo na mureta do viaduto, em frente à fachada dos bares. Lá convivem grupinhos dos mais diferentes estilos. Vale a pena conhecer cada pedacinho de ambos os lugares durante as noitadas no município.

Mas se o objetivo for uma viagem mais tranquila, para curtir melhor as paisagens naturais, os lugares para comer em Belo Horizonte e os pontos turísticos históricos, existe uma gama de possibilidades, como a Lagoa da Pampulha e o Palácio da Liberdade.

Turismo LGBT+: destinos nacionais mais procurados | Parada do Orgulho LGBTQIAP+ em Belo Horizonte | Conexão123

Bandeira do Orgulho LGBTQIAP+ em Belo Horizonte

 

Confira as melhores atrações para visitar e monte seu roteiro completo sobre o que fazer em Belo Horizonte, no conteúdo do Conexão123!

Experimente o melhor do turismo, se hospedando no bairro de Savassi em Belo Horizonte, em um hotel com o máximo de conforto, como o Hotel Vivenzo Belo Horizonte. Sinta-se em casa mesmo fora dela!

O que mais chama a atenção é a localização privilegiada, já que o hotel está a pouca distância de shoppings centers, monumentos, casas de espetáculo, melhores bares e excelentes restaurantes. Vale a pena reservar!

 

Breve história do Mês do Orgulho LGBTQIAP+ no mundo

Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, voltado para levantar pautas importantes sobre os direitos e também para celebrar todas as formas de amor e de identidade de gênero.

Durante o período, podemos ver manifestações em diversas cidades do mundo, promovendo amplamente o turismo LGBT. Além disso, em 28 de junho ocorre o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, uma data reconhecida internacionalmente.  

Em 1969, os frequentadores do bar Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village, em Nova York, começaram uma série de manifestações contra a repressão policial na comunidade LGBT, assim se deu a Revolta de Stonewall.

Tanta mobilização foi um marco importante para que as lutas contra a violência e a discriminação das pessoas LGBTQIAP+ começassem a efervescer não só nos EUA, mas em muitos outros países ao redor do globo. 

 

Entendendo a sigla LGBTQIAP+

A sigla que identifica a comunidade LGBT passou por diversas mudanças, de acordo com o avanço das discussões sociais. Hoje, conhecemos a LGBTQIAP+ englobando pessoas: lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e pansexuais. 

O sinal de mais significa outras possibilidades de orientação sexual e identidade de gênero que podem derivar dos espectros das letras da sigla, por exemplo, pessoas não binárias. 

Falar sobre turismo LGBTQIAP+ é uma maneira de colocar em pauta o direito de viajar com segurança e acolhimento, com foco nas pessoas pertencentes à comunidade. 

Gostou de saber mais sobre os destinos nacionais que abrem espaço para o turismo LGBTQIAP+? Conte com a 123milhas para planejar e realizar a sua viagem dos sonhos!