Lugares para conhecer

Destinos de inspiração da MPB

17 de outubro de 2022

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça…” cantarolar a clássica canção de Tom Jobim e Vinicius de Moraes durante um passeio pela orla de Ipanema é quase inevitável. O bairro da zona sul carioca ambienta a música que virou sucesso mundial, Garota de Ipanema. Mas esse não é o único lugar do Brasil que inspirou composições artísticas de diversos cantores da MPB.

O Conexão123, em homenagem ao Dia da Música Popular Brasileira, celebrado em 17 de outubro, elencou três dos principais pontos turísticos que influenciaram na criação das letras e músicas icônicas da MPB. Vem com a gente!

Você vai ler sobre

A música popular brasileira 

A música popular brasileira (MPB) surgiu na década de 1960, como uma forma de sucessão à Bossa Nova, incorporando características de movimentos sociais, culturais e do folclore. Foi nessa época que também apareceram os icônicos festivais de música, transmitidos pela TV Record, com cantores como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e muitos outros.

Ao longo dos anos, artistas renomados, como Gilberto Gil, Gal Costa e Milton Nascimento despontaram na cena musical, e a MPB passou a ser um dos estilos mais escutados e aclamados no Brasil. E por que não unir viagem e música ao mesmo tempo? Vamos conhecer alguns lugares que foram palco dessas canções?

Música e viagem | Clube da Esquina | Conexão123

A famosa esquina onde reuniam os jovens Milton Nascimento e Lô Borges, criando o Clube da Esquina e o primeiro álbum do grupo, que estreeou em 1972

Santa Tereza (BH) e o Clube da Esquina 

A região de Santa Tereza, no coração de Belo Horizonte, vibra musicalidade. Que tal conhecer o incrível Bar do Museu Clube da Esquina? O estabelecimento foi criado em homenagem aos grandiosos Milton Nascimento e Lô Borges, que aproveitavam a boemia belorizontina pelas ruas do Santê na década de 60. 

Na época, não existia nenhum lugar específico que os cantores se reuniam, mas o nome do movimento, Clube da Esquina, surgiu pelo fato dos jovens se encontrarem no cruzamento das ruas Divinópolis com a Paraisópolis. Essa esquina é uma das mais conhecidas pelos amantes de MPB, pois compreende parte da história musical do Brasil. 

Entre bebidas, letras e muita cantoria, nasceu o primeiro álbum do grupo, lançado em 1972, tornando-se logo de cara um grande sucesso nacional da música popular brasileira. 

Hoje o bairro é famoso pela diversidade cultural e musical. Durante o dia, o lugar é bem tranquilo, parecendo até um bairro calmo de interior, mas, durante a noite, a boemia toma conta de todas as ruas. 

E como estamos falando de música, viagens e MPB, a Praça Duque de Caxias pode ser um ótimo lugar para visitar! Inaugurada em 1937, ela é, atualmente, palco de diversos eventos culturais. De tarde, a praça é perfeita para caminhar, ler um livro e descansar! E com a chegada da noite, se prepare, porque no entorno do parque os bares ficam lotados, e você pode aproveitar tomando uma cerveja, ouvindo música e, claro, petiscando as delícias da culinária mineira. 

Um dos estabelecimentos ideais para os amantes da música é o Bar do Museu Clube da Esquina, localizado a poucos passos do cruzamento que entrou para a história. Por lá, os turistas podem conhecer um pouco mais sobre a trajetória dos artistas, visitar um acervo do movimento, curtir música ao vivo, cerveja gelada e ótimas comidinhas. 

Além de Santa Tereza, existem muitos outros lugares para conhecer e curtir a MPB em Minas Gerais, por isso dê uma olhadinha no nosso conteúdo de Turismo em Minas Gerais: guia de viagem

Música e viagem | Bar e Museu Clube da Esquina | Conexão123

O Bar e Museu Clube da esquina foi feito em homenagem aos cantores mineiros que revolucionaram a música popular brasileira

Rio de Janeiro e a Garota de Ipanema 

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça / É ela, menina, que vem e que passa / Num doce balanço a caminho do mar.” Tenho certeza que você já ouviu essa música em algum lugar e até sabe de cor a letra de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, grandes nomes da MPB. 

Diz a lenda que enquanto os compositores estavam em Ipanema, próximo à praia, viram uma linda jovem de maiô caminhando pelo calçadão da orla. 

Um dos artistas, Tom Jobim, teria dito ao amigo: “não é a coisa mais linda?”, e Vinicius, em resposta, disse “cheia de graça”. E foi aí, da junção dessas duas frases, que nasceu uma das músicas mais famosas da Bossa Nova, direto da boemia carioca, a famosa “Garota de Ipanema”.

O restaurante onde os colegas se juntaram para compor esse clássico mundial da música existe até hoje, no calçadão de Ipanema. O nome, no entanto, mudou, e atualmente homenageia essa história: é o Bar Garota de Ipanema!

O estabelecimento oferece uma deliciosa comida brasileira e portuguesa! Cerveja bem gelada, opções de drinques, caipirinhas de limão, cachaça e muito mais! De petisco, com um ótimo custo-benefício, a casa oferece bolinhos de bacalhau (R$ 26 ) e de siri (R$ 21), os mais famosos do bar.

Ainda pelo bairro da zona sul carioca, é possível encontrar muitas opções de entretenimento. Na orla de Ipanema, fica a estátua em homenagem ao cantor e compositor, Tom Jobim, inaugurada em 2014. Vale uma foto! Também é possível passar uma tarde no Posto 9, no mesmo bairro. O local é considerado o point do público jovem e das celebridades, repleto de gente animada e muita música. 

Música e viagem | Estátua de Tom Jobim | Conexão123

Ipanema se tornou palco com a bossa nova e o MPB por meio das canções de Tom Jobim e Vinícius de Morais. Em 2014 uma estátua foi erguida em homenagem ao cantor

Aproveite também para descobrir outros lugares incríveis na Cidade Maravilhosa! Acesse nosso conteúdo de Turismo em RJ: Guia de viagem no Rio de Janeiro e já planeje uma viagem incrível! 

São Paulo e a famosa Sampa

“Alguma coisa acontece no meu coração / Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João”.

E chegamos na nossa queridíssima Sampa, que, por sinal, é o nome de uma das canções mais famosas de Caetano Veloso, ícone da MPB. Outra representante da música brasileira é a cantora Rita Lee, paulistana da gema! Ela morou durante toda sua juventude no bairro Vila Mariana, região Sul de São Paulo. Seu repertório conta com diversas músicas sobre a cidade, como “As Garotas de Sampa”. 

Música e viagem | Sampa | Conexão123

As placas das famosas ruas descritas na canção de Caetano Veloso, Sampa

Caminhando e cruzando as avenidas e ruas da cidade, encontramos vários lugares para curtir músicas ao vivo de MPB e as maravilhosas rodas de samba! O Boteco Todos os Santos é um dos melhores espaços para aproveitar uma musiquinha enquanto se delicia com os diversos drinques e comidinhas do estabelecimento. O bar fica na Vila Madalena, região bem agitada e boêmia de São Paulo. Se você quiser descobrir outros bares e espaços de música, confira nosso conteúdo de vida noturna na capital paulista.

Mas se você pensa em um lugar mais intimista e sofisticado para curtir a boa música popular brasileira, o Bar Barreto, localizado no Hotel Fasano, é perfeito para uma experiência puramente musical. Com um piano no centro do bar, o belíssimo salão do hotel já recebeu apresentações de diversos cantores, como o próprio Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Maria Rita. Os turistas podem aproveitar os drinques e tudo de melhor da gastronomia internacional e nacional, já que o restaurante da casa serve frutos do mar, carne argentina e muito mais! 

E aí, gostou do nosso conteúdo? Aproveite e já garanta conosco os melhores hotéis e pousadas e faça uma viagem extraordinária pela história da MPB! Contamos com passagens aéreas, aluguel de carros, seguro-viagem e muito mais. Venha conferir no site da 123milhas!