Lugares para conhecer

Dia de Iemanjá, a Nossa Senhora dos Navegantes

2 de fevereiro de 2023

Iemanjá é uma divindade de origem iorubá, relacionada às águas e à fertilidade. Nas religiões da umbanda e do candomblé, manifesta-se como um orixá feminino, mas é também conhecida como Nossa Senhora dos Navegantes — padroeira dos marinheiros, pescadores e jangadeiros. A Rainha do Mar é celebrada todos os anos, em 2 de fevereiro. Nesta data, ocorre a Festa de Iemanjá em diversos cantos do Brasil.

O Conexão123 elencou as principais celebrações do Dia de Iemanjá, a Nossa Senhora dos Navegantes, pelo país, para conhecermos mais sobre sua história. Partiu?

Você vai ler sobre

Dia de Iemanjá: história da Nossa Senhora dos Navegantes

Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes são a mesma pessoa. 

Mas por que os nomes diferentes, então? 

A alcunha “Iemanjá” é utilizada pela umbanda e pelo candomblé, já o nome Nossa Senhora dos Navegantes é uma criação do catolicismo.

Também conhecida como Rainha do Mar, Iemanjá é uma divindade feminina africana, de pele negra, intitulada mãe dos orixás da umbanda e do candomblé. É conhecida não somente pela proteção dos pescadores, mas também pela fartura, força espiritual, auxílio a mulheres e seus filhos, matrimônios e partos.

A associação entre Iemanjá e Nossa Senhora ocorreu durante o período colonial brasileiro, quando as pessoas escravizadas foram obrigadas a reinventar sua religião para manter seus cultos. O arquétipo materno que ambas carregam, já que Maria é mãe de Jesus e Iemanjá a grande mãe de todos, contribuiu para esta aproximação.

Um dos muitos títulos dados à Virgem Maria, mãe de Jesus, foi “Estrela do Mar”. No século XV, no período das grandes navegações europeias, se disseminou a prática de invocarem a Nossa Senhora dos Navegantes antes de se lançarem no oceano, pedindo sua proteção, principalmente entre os portugueses e os espanhóis. Por conta da intrínseca relação com as águas, esta versão da santa é comumente associada à figura de Iemanjá.

Siga com a leitura, que o Conexão123 separou algumas celebrações do Dia de Iemanjá, a Nossa Senhora dos Navegantes pelo Brasil.

Dia de Iemanjá pelo Brasil 

O objetivo da cerimônia realizada no dia 2 de fevereiro, de acordo com as tradições da umbanda e do candomblé, é o mesmo: agradar à Rainha do Mar, para que ela continue abençoando os pescadores e marinheiros. Seus admiradores também pedem sorte no amor e paz.

A festa de Iemanjá pelo Brasil é mais comum em litorais e cidades portuárias, a celebração tem como principal característica as procissões aquáticas, orações e oferendas feitas à beira da água e simpatias, com seus devotos vestindo azul-claro e branco.

Já a celebração da Nossa Senhora dos Navegantes, do catolicismo, é uma homenagem à amada Estrela do Mar, normalmente com procissões pelas ruas com a imagem santa e missas solenes, podendo ter também simultaneamente até festas, com shows e atrações voltadas para crianças.

Dia de Iemanjá em Salvador

Salvador é uma cidade onde a umbanda e o candomblé tem forte tradição, e por isso sedia uma das maiores festas em homenagem à Iemanjá do Brasil, que, em 2023, comemora sua centésima edição. A homenagem para a Rainha do Mar na capital baiana ocorre em Rio Vermelho, onde está sediada a Casa de Iemanjá, um pequeno templo em homenagem ao orixá, fundado em 1972. 

E neste ano de 2023 a data marca sua centésima comemoração. Os fiéis oferecem presentes para Iemanjá em um belo ritual. Itens como flores, perfumes, bijuterias e comidas são os mais comuns, às vezes junto de bilhetes com pedidos. As oferendas são divididas em vários balaios, colocados em barcos que vão para alto mar, acompanhados de fogos de artifício. 

Recentemente, atentos às questões ecológicas e buscando evitar prejuízos à vida marinha, os devotos têm evitado os presentes que poluem o oceano. Adornos e grãos são substituídos por flores e frutas, que servem de alimento aos peixes e não agridem o meio-ambiente.

Pelas calçadas do bairro é comum ver barracas de comidas e bebidas.

Dia de Iemanjá: a Nossa Senhora dos Navegantes | parte de cima da Casa de Iemanjá em Salvador na Bahia | Conexão123

Casa de Iemanjá em Rio Vermelho, Salvador – BA

Para a centésima Festa de Iemanjá em Salvador, realizada em 2023, como um ato representativo, o artista Rodrigo Siqueira doará à casa de Iemanjá uma escultura da grande mãe com pele negra, retratando as feições originais da divindade segundo a cultura iorubá.

Outra grande celebração neste ano será a da Casa Oxumarê, que vai homenagear Iemanjá com uma grande coroa ecológica. É uma escultura feita por uma artista plástica da casa, utilizando materiais ecológicos, com o objetivo de não agredir o mar e a natureza. A cerimônia contará com um cortejo a partir da Casa Oxumarê, que também fica no Rio Vermelho, na Avenida Vasco da Gama. Os devotos seguem até a Colônia Z-01 dos Pescadores, com seus ritos e oferendas.

A festa costuma contar com a presença de Carlinhos Brown e um grande grupo de percussionistas que levam música para a celebração, junto de grupos de samba e capoeiristas. As oferendas costumam ser ofertadas ao fim da tarde, com pescadores e fiéis indo de barco para alto mar.

Não deixe de ver os ótimos lugares para se hospedar em Salvador para aproveitar a Festa de Iemanjá com mais comodidade.

Dia de Iemanjá no Rio de Janeiro

Coincidindo com o Dia Mundial das Águas Úmidas, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a festa de Iemanjá no Rio de Janeiro tem comemoração dupla.

O 2 de fevereiro é comemorado de forma ímpar em vários pontos da cidade, como a Cinelândia, a Barra da Tijuca, Duque de Caxias e a Praia dos Amores.

Em 2022, foi realizada uma grande festa em homenagem à Iemanjá na Praia do Flamengo, marcando a abertura do Festival Multiplicidade. O evento alcançou grandes proporções, e ficou ainda maior para 2023, sendo realocado na Praia do Arpoador.

A celebração também é uma forma de protesto contra a intolerância religiosa no país e será comemorada de forma similar à capital baiana. Organizado pelo músico Marcos André, que atua há 27 anos em quilombos e projetos culturais, o evento reunirá representantes de casas de umbanda e candomblé de linhagens centenárias, com grupos de maracatu, jongo, samba e afoxé.

Às 15h se inicia a centralização dos fiéis no calçadão da praia de Ipanema, que caminham em direção à Pedra do Arpoador, onde, às 17h, ocorre um grande cortejo com balaios de flores e frutas, presentes oferecidos à Iemanjá. 

Após a conclusão do ritual de oferendas, a festa estará aberta para os grupos e cantores prestarem as suas homenagens à Rainha do Mar. Paralelamente, é realizada na região a Feira Crespa, com barracas gastronômicas e de itens de moda. 

Na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, que fica na Rua Luís Ferreira, 217, no bairro do Bonsucesso, haverá um singelo almoço em homenagem à Estrela do Mar no dia 5 de fevereiro, com churrasco misto completo pelo valor simbólico de apenas R$ 20.

E não deixei de escolher um ótimo lugar para se hospedar para aproveitar o Dia de Iemanjá no Rio de Janeiro com mais conforto.

Dia de Iemanjá em Santos

Em Santos, litoral paulista, também há comemorações no Dia de Iemanjá. Depois de dois anos sem o cortejo presencial, por conta da pandemia do Covid-19, a tradicional Procissão de Iemanjá de Santos está de volta em sua 23ª edição e marcada para domingo, 5 de fevereiro. O evento terá início ao meio-dia, em frente ao Aquário Municipal de Santos (próximo ao canal 06 na ponta da praia). 

Organizada pela Prefeitura Municipal de Santos, a Festa de Iemanjá em Santos será aberta ao público, que vai às ruas em suas vestes brancas e detalhes em azul claro, levando suas oferendas pela procissão. 

Com o Babalorixá Marcelo de Logunédé à frente dos preparativos, o evento contará com apresentações de artistas das 12h às 14h, quando chegará o presente de Iemanjá, com flores e frutas, que sai para uma carreata às 16h e às 17h, na procissão marítima, é entregue à Rainha das Águas.

Dia de Iemanjá: a Nossa Senhora dos Navegantes | Procissão de Iemanjá em Santos | Conexão123

Procissão de Iemanjá em Santos – Litoral paulista | Foto: Divulgação

Santos abriga a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na Avenida Almirante Saldanha da Gama, 111, Ponta da Praia, que também fará a sua celebração à Estrela do Mar. Serão quatro dias de comemorações, que se iniciaram em 30 de janeiro, e se encerram no dia 2 de fevereiro, com a festa solene.

A programação conta com:

  • Hora Santa às 15h
  • Reza do Terço às 16h30
  • Santa Missa Solene às 18h

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Partiu celebrar o Dia de Iemanjá?!