Lugares para conhecer

As melhores dicas para quem quer viajar para a América do Sul

24 de março de 2023

Você sabia que 26 de março é o Dia do Mercosul? A data lembra a criação do bloco econômico, um dos principais do continente americano. A integração dos países traz diversos benefícios aos membros, e a facilidade de acesso para os viajantes é um que não pode ser esquecido!

Conhecer os países da América do Sul pode ser uma experiência incrível, pois a região é um caldeirão de culturas, sabores, paisagens e características únicas.

O Conexão123 separou as melhores dicas para quem vai viajar para a América do Sul. Vamos conferir?

Você vai ler sobre

Vantagens de viajar pelos países do Mercosul

Viajar pelos países-membros do Mercosul é uma experiência enriquecedora, com diversas vantagens em relação a outros destinos turísticos. Listamos algumas delas, para você conferir:

  • Passaporte 

Uma das maiores vantagens de viajar para a América do sul é que os turistas brasileiros não precisam de passaporte para entrar nos países integrantes. Basta apresentar o documento de identidade civil (RG), atualizado e em bom estado de conservação. Isso facilita muito o processo de planejamento de uma viagem, pois não é necessário se preocupar em solicitar um passaporte.

  • Câmbio 

Outra vantagem é que o real, em geral, tem uma cotação favorável em relação à moeda dos demais países da América do Sul. Isso significa que é possível viajar gastando menos do que em outros destinos internacionais. Além disso, em algumas regiões turísticas de fronteira, como a cidade de Puerto Iguazú, na Argentina, é possível fazer compras em lojas francas, com preços bastante atrativos.

  • Proximidade 

A distância entre as principais cidades dos países sul-americanos e algumas das maiores capitais brasileiras, como São Paulo, é relativamente curta. Isso significa que é possível chegar a esses destinos de avião em poucas horas.

  • Idioma 

Embora o idioma oficial da maioria dos países da América do Sul seja o espanhol, muitos turistas brasileiros conseguem se comunicar facilmente nesses destinos. Isso acontece porque a língua portuguesa e a língua espanhola têm muitas semelhanças.

  • Semelhanças culturais 

Se você gosta de viajar para lugares com tradições, costumes e heranças familiares, os países membros do Mercosul têm muitas semelhanças culturais com o Brasil. A culinária, as festas populares, a arquitetura e a arte têm muitas influências em comum, fazendo o turista se sentir longe e perto de casa ao mesmo tempo.

Dicas para viajar pela América do Sul

Há muitos lugares para conhecer na América do Sul. Argentina, Paraguai e Uruguai, são países-membros do Mercosul que oferecem experiências únicas e imperdíveis para os viajantes brasileiros. Uma ótima oportunidade para conhecer novas paisagens e sabores sem ir muito longe.

Na Argentina, Buenos Aires é um destino clássico, com seus bairros charmosos, teatros, museus e uma vida noturna agitada. Mas, para quem gosta de aventura e natureza, a região dos lagos do país, na Patagônia, é um verdadeiro espetáculo. 

A cidade de Bariloche é o ponto de partida para explorar alguns pontos turísticos como os parques nacionais Nahuel Huapi e Los Arrayanes, fazer trilhas, esquiar ou simplesmente apreciar a beleza das montanhas e lagos.

Dicas para viajar pelos países do Mercosul | Parque Nacional Arrayanes | Conexão123

Para quem gosta de fazer trilhas, o Parque Nacional Arrayanes é uma ótima pedida! | Foto: Divulgação

No Paraguai, a capital Assunção é uma cidade histórica, com prédios coloniais, igrejas e museus que contam a história do país. Mas, para quem quer se conectar com a natureza, o Chaco paraguaio é uma região única, com paisagens áridas, florestas e comunidades indígenas.

O Parque Nacional Defensores del Chaco é um dos maiores do país e abriga diversas espécies de animais, como onças-pintadas, tamanduás e araras.

No Uruguai, Montevidéu é uma cidade charmosa, com prédios antigos, praças e museus. Mas, para quem busca praias paradisíacas e tranquilidade, o departamento de Rocha é um destino imperdível. Punta del Diablo e Cabo Polonio são vilarejos com dunas, praias desertas e um clima hippie. É um lugar para se desconectar do mundo e relaxar.

Dicas para viajar pelos países do Mercosul | Parque Nacional Arrayanes | Conexão123

Punta del Diablo é uma pequena cidade no litoral do Uruguai, à beira-mar na costa leste do Uruguai

Além dos países membros do Mercosul, lembrados acima, existem também países associados ao bloco, como Chile, Peru, Colômbia, Equador e Bolívia. Essas nações possuem acordos comerciais e de cooperação que facilitam o intercâmbio comercial e cultural, e também promovem o livre trânsito de pessoas entre países membros e associados.

No Peru, por exemplo, além de Lima, a capital, as ruínas de Cuzco atraem turistas de todo o mundo, interessados na rica história e cultura dos Incas. A cidade também é a porta de entrada para Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo moderno.

O Caribe colombiano, em particular a cidade de Cartagena, é um destino imperdível para quem quer explorar a América do Sul. Com suas praias de águas cristalinas, arquitetura colonial colorida e vibrante cena gastronômica, Cartagena é uma cidade encantadora que oferece uma mistura única de história, cultura e lazer.

Para facilitar a viagem pela América do Sul, é possível utilizar diferentes meios de transporte, como ônibus, avião e carro. As hospedagens variam de hotéis luxuosos a hostels e campings, dependendo do estilo de viagem e do orçamento.

Dia do Mercosul

O Dia do Mercosul é celebrado anualmente em 26 de março, em homenagem ao dia de criação do bloco econômico. Em 1991, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram o Tratado de Assunção, que deu origem ao Mercado Comum do Sul, ou Mercosul. Em 2012, a Venezuela entrou como membro pleno, mas foi suspensa em 2016.

A criação do Mercosul teve como objetivo promover a integração econômica dos 

países-membros, com a redução de tarifas e a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas. O bloco também busca uma associação política, social e cultural, fortalecendo a cooperação e o desenvolvimento regional.

Os membros do Mercosul podem ser classificados em duas categorias: efetivos e associados. A diferença entre eles está na adesão à Tarifa Externa Comum (TEC), que consiste em uma mesma tarifação sobre produtos exportados. 

Atualmente, o Mercosul já abrange todos os países da América do Sul e tem o México como um Estado observador. Diferentemente dos países que integram o bloco, a nação norte-americana exige visto e passaporte para entrada no país. 

O Dia do Mercosul celebra os avanços e as conquistas do bloco econômico e estimula a reflexão sobre os desafios e perspectivas para o futuro. É uma oportunidade para os países reafirmarem o compromisso com a integração e para a sociedade civil se informar sobre as vantagens e oportunidades do Mercosul.

Gostou das dicas de viagem pela América do Sul? Qual destino você escolhe? Independentemente do meio de transporte utilizado, a 123milhas tem as melhores opções de passagens, ônibus e pacotes de viagem!