Conheça a Argentina

Com ares de país europeu e “pertinho” de casa, a Argentina é um dos principais destinos para os brasileiros que decidem fazer sua primeira viagem internacional. Seja pelo requinte cosmopolita da capital, Buenos Aires, pelo charme de suas ruas, parques e avenidas, ou até pela selvagem El Calafate, na Patagônia Argentina.

Clima agradável, gastronomia impecável, elegantes lojas, cafés, pontos turísticos históricos e culturais tornam o país vizinho um destino que vale muito a pena conhecer. E, através deste guia de turismo na Argentina, o Conexão123 vai te dar um panorama do país do tango!

Conheça com o Conexão123

Turismo na Argentina

Brasil e Argentina têm aquela gostosa rivalidade de irmãos: estão sempre arrumando uma briguinha, especialmente quando o assunto é futebol, porém, não se largam! E, mesmo sendo países vizinhos, são as diferenças que tornam o território dos nossos hermanos argentinos tão atraente.

Há uma infinidade de passeios e destinos para curtir na sua viagem para a Argentina, seria preciso um mês inteiro para desfrutar de tudo que o país tem em termos de atrações. Se você não disponibiliza de todo esse tempo, vamos listar os pontos imperdíveis para curtir o turismo na Argentina:

  • Puerto Madero (Buenos Aires)
  • El Caminito (Buenos Aires)
  • La Bombonera (estádio do Boca Juniors Futebol Clube em Buenos Aires)
  • Palermo Soho e Palermo Hollywood (Buenos Aires)
  • Casa Rosada (Buenos Aires)
  • Cemitério da Recoleta (Buenos Aires)
  • Delta do Tigre (Tigre)
  • Praias de Mar del Plata
  • Patagônia argentina
Argentina: Guia de Turismo, Cultura, Gastronomia e mais | Patagônia | Conexão123

A Patagônia é um dos lugares mais deslumbrantes para conhecer na Argentina

Como programar sua viagem para a Argentina

Viajar para outro país requer alguns cuidados específicos que podem poupar sua viagem de apuros que você não precisa passar, e, assim, curtir o destino com sossego e tranquilidade. O primeiro deles são as passagens de ida e volta.

Para adquirir sua passagem aérea com os melhores preços e condições especiais, confira os pacotes de viagem que a 123milhas preparou para você realizar o seu sonho de conhecer a Argentina

E se quiser saber tudo o que precisa para o sucesso da sua viagem, continue conosco:

Entrada na Argentina:

Para começar nossa viagem, vamos esclarecer uma das dúvidas mais frequentes: afinal, brasileiro precisa de passaporte para a Argentina?

A resposta é não. A Argentina é um Estado-membro do Mercosul, e, por esse motivo, brasileiros que viajam com fins turísticos não precisam de visto e podem entrar no país portando somente o RG.

É importante destacar que o documento de identidade (RG) deve estar em boas condições de conservação e com foto atual, ou seja, com menos de 10 anos de emissão. Uma vez que o documento gere dúvidas na imigração, o passaporte pode ser solicitado por um agente, e precisa estar no prazo de validade. No caso das crianças, os pais precisam levar a Certidão de Nascimento do menor.

Com a pandemia de Covid-19, o governo argentino passou a exigir dos turistas os comprovantes de vacinação. Essa medida já foi suspensa para entrada no país, porém algumas companhias aéreas ainda solicitam o documento.

Seguro-viagem na Argentina

Outro cuidado indispensável em sua viagem para a Argentina é o seguro-viagem. Ele também passou a ser obrigatório em viagens internacionais devido a pandemia, pois dá a segurança necessária diante de qualquer imprevisto. Desde contágios, extravios de malas até eventuais acidentes.

O seguro também garante atendimentos médicos e hospitalares em qualquer lugar do mundo, evitando que você tenha aborrecimentos e gastos homéricos por não estar resguardado. 

Saiba como garantir o seu seguro-viagem com toda a segurança, comodidade e confiança.

Moeda, tomadas, idioma e outras dicas para sua viagem à Argentina

Uma pergunta frequente é sobre que moeda levar para a Argentina. Diferente de alguns outros países, onde os turistas já vão com dólar ou euro trocados, a visita aos países sul-americanos requer uma pequena análise, do perfil do viajante e do momento econômico do país. No caso do peso argentino (ARS), não é vantagem comprar no Brasil.

Embora cidades como Buenos Aires e Bariloche aceitem dólares americanos e até reais, isso não é garantido na grande maioria dos estabelecimentos, por isso a dica é verificar a cotação do peso em relação ao real e ao dólar. Se possível, compre dólares e então, lá na Argentina, troque-os por pesos.

Recentemente o governo argentino anunciou que facilitará o câmbio para turistas estrangeiros, evitando, assim, que eles recorram ao mercado ilegal para trocar a moeda.

O Banco Central da Argentina permitirá que os turistas vendam até cinco mil dólares em entidades autorizadas a operar no mercado de câmbio, assim os viajantes poderão trocar suas moedas ao preço de dólar. Isso requer apenas a apresentação dos documentos necessários para permanência turística, que são o RG ou o passaporte e o tíquete de liberação concedido ao entrar no país.

O peso argentino sofre muitas variações diariamente, por isso o melhor é fazer a cotação na época da sua viagem. Utilize um conversor de moedas confiável, como o site do Banco Central do Brasil. Compre o quanto pretende em dólares, pois ainda é a moeda mais valorizada e fácil de trocar no destino.

As casas de câmbio na Argentina são muito acessíveis, até mesmo no aeroporto é fácil de achar, porém a dica é: não troque dinheiro no aeroporto. Além de as taxas serem maiores, há o risco de ser visto por pessoas mal intencionadas.

Contrate o transfer do aeroporto para o hotel antes de viajar ou alugue um veículo com todo o conforto, segurança, comodidade e economia. Ao chegar no hotel, pergunte na recepção onde tem um local seguro para trocar o dinheiro, e eles poderão indicar.

Cartões de crédito internacionais como Visa, Mastercard, Diners e American Express também são aceitos na Argentina, mas vale lembrar que as taxas costumam ser altíssimas, a ponto de gastar o dobro do que gastaria se tivesse levado o valor em espécie. Veja mais dicas sobre como pagar gastos em viagens internacionais.

Outra informação primordial que você precisa antes de viajar para o país do tango é que a tensão elétrica por lá é 220 volts (50 hz) em todo o território, o que pode queimar rapidamente os aparelhos brasileiros.

Além da voltagem, os plugues no Brasil seguem o modelo de dois ou três pinos redondos, já na Argentina, os pinos são achatados. A dica é levar uma tomada múltipla ou um adaptador universal, pois com ele é possível conectar seus aparelhos sem risco.

Argentina: Guia de Turismo, Cultura, Gastronomia e mais | Peso argentino | Conexão123

O peso é a moeda oficial da Argentina

Idioma na Argentina

O idioma oficial da Argentina é o espanhol, popularmente chamado de “espanhol latino”, que, diga-se de passagem, é um dos mais falados no mundo, e, para nossa sorte, um tanto semelhante ao português falado no Brasil.

Vale saber que, diante da grande presença de turistas brasileiros na Argentina, nossos vizinhos são compreensivos com o português e geralmente entendem bem quando falamos. A dica de ouro aqui é: sempre cumprimente os argentinos (com licença, por favor, obrigado). Educação é primordial em qualquer lugar do mundo, e os argentinos, como um povo latino e caloroso, apreciam bastante esse comportamento.

Buenos Aires, capital da Argentina

Uma cidade encantadora que mistura a tradição de sua belíssima arquitetura ao clima cosmopolita de uma grande metrópole, Buenos Aires, capital da Argentina, possui incríveis atrações que chamam a atenção dos turistas, desde os de estilo mochileiro até os mais requintados! Repleta de parques e praças em meio às grandes e movimentadas avenidas, a cidade também proporciona, em pleno centro, contato com a natureza. 

Uma das mais belas atrações da cidade é o Obelisco, escultura que homenageia a cidade. Plaza de Mayo, Casa Rosada e Teatro Colón também são pontos importantes. Na Plaza de Las Naciones Unidas, você pode curtir a encantadora Floralis Genérica, a flor metálica de 20 m de altura que se abre e fecha ao longo do dia.

Argentina: Guia de Turismo, Cultura, Gastronomia e mais | Flor Metálica | Conexão123

A Flor Metálica é um dos mais famosos cartões postais da Argentina

No bairro portuário de Puerto Madero, os turistas se encantam pela simbólica Puente de La Mujer e o barco museu flutuante, e a Fragata Sarmiento, além de excelentes opções de bares e restaurantes para curtir dia e noite. 

O famoso bairro do Caminito é encantador por seus paralelepípedos coloridos, feirinhas de artesanato, roupas, lembrancinhas, restaurantes e cafés com dançarinos convidando a todos para um tango nas calçadas.

E que tal uma visita a um cemitério turístico? Diferente do que possa parecer, a visita ao Cemitério da Recoleta não tem nada de assombrada. Mais de cinco mil mausoléus com arquitetura grega, barroca e art decó esperam os turistas, inclusive o túmulo de Evita Perón, a ex-primeira dama mais amada da Argentina.

A Recoleta é outro bairro muito procurado pelos turistas, pois além de belíssimo, muito tranquilo e arborizado, concede fácil acesso ao metrô e ônibus para outras regiões. Tem vários pubs entre os casarões em estilo francês, shoppings, praças e museus, como o Museu Nacional de Bellas Artes, que reúne obras dos maiores artistas argentinos.

Outro ponto turístico em Buenos Aires é o bairro Palermo, subdividido em dois: Soho, mais alternativo e industrial, e Hollywood, mais sofisticado e artístico. Ambos são muito badalados, com lojas, cafés, galerias de arte, restaurantes e uma movimentada vida noturna.

Por lá, a Feira de Palermo Soho, aos fins de semana, movimenta o local, o Parque Tres de Febrero, Planetário Galileo Galiei, Jardim Japonês e o colorido Rosedal e a galeria de arte Fola Gallery também fazem sucesso entre os turistas.

Para curtir o famoso show de tango em Buenos Aires, o dramático e belíssimo Señor Tango é o local mais tradicional. Um teatro com bar e restaurante onde os visitantes provam a tradicional parrilla argentina, um bom vinho nacional e assistem ao espetáculo, capaz de inundar os olhos e fazer amar o país com a mesma paixão de seu povo!

Argentina: Guia de Turismo, Cultura, Gastronomia e mais | Tango | Conexão123

O tango é considerado um importante símbolo para a cultura da Argentina

Outros locais também oferecem o show, como o estilizado Piazzolla e o intimista Bar Sur. Se você se apaixonar pela dança sensual e quiser experimentar um passeio autenticamente argentino, confira as aulas de tango que acontecem diariamente na famosa milonga (casa de dança) La Catedral ou em Las Barrancas, no bairro de Belgrano.

Para curtir toda essa experiência com o maior conforto e praticidade, veja as indicações do Conexão123 e saiba onde se hospedar em Buenos Aires. Assim você pode escolher o local ideal para relaxar e se locomover bem na cidade.

E, para saber onde desfrutar da incrível comida argentina, veja as indicações de onde comer em Buenos Aires, pois a dica de ouro aqui é não ir nos “pega-turistas”, mas, sim, nos bares e restaurantes frequentados por moradores locais, dessa maneira você experimenta a autêntica gastronomia porteña.

Principais cidades da Argentina

O local mais visitado pelos turistas é sem dúvidas a capital, a belíssima cidade de Buenos Aires, que detalhamos acima. Porém, o país tem outros pontos turísticos e passeios encantadores em todo o território, como as cidades que veremos a seguir:

  • Mar del Plata: famosa por suas praias, cassinos e as memoráveis festas de réveillon.
  • Tigre: localizada a cerca de 30 km de Buenos Aires, possui passeios incríveis, um deles é a visita ao Delta do Tigre, pelo Rio Paraná. Na estação fluvial, uma verdadeira cidade à beira do rio oferece um delicioso passeio.
  • El Calafate: fica situada na Patagônia Argentina, a aproximadamente 2,5 mil km da capital, bem na fronteira com o Chile. A cidade dos glaciares possui um cenário espetacular para quem gosta de curtir a neve e atrações como o Parque Nacional Los Glaciares, onde estão a geleira Perito Moreno, a montanha El Chaltén e outras inúmeras geleiras.
  • Ushuaia: conhecida como “a cidade do fim do mundo” por ser o ponto mais austral da América Latina. Lá o interessante Museu do Fim do Mundo é uma deliciosa atração que conta a história da cidade.
  • Mendoza: Aos pés da Cordilheira dos Andes, a cidade de clima deserto proporciona tours pelas adegas produtoras de vinho, e no inverno dá para curtir deliciosos passeios na neve.
  • Salta: a cidade desértica possui muitas semelhanças com o Deserto do Atacama, no Chile, além de montanhas de areias que escondem oásis de lagos com flamingos e gêiseres. A visita ao lago Salinas Grandes é imperdível.
  • Bariloche: outro lugar para curtir a neve, só que mais ao norte da Argentina. A cidade é perfeita para prática de esqui e para quem quer conhecer também o país vizinho, pois fica na fronteira com o Chile.
Argentina: Guia de Turismo, Cultura, Gastronomia e mais | Montanhas com neve em Bariloche | Conexão123

Bariloche também é conhecida pela prática de esqui nas montanhas com neve

História da Argentina

A região, antes habitada por indígenas das tribos querandis, quíchuas, charruas e guaranis, teve seu território tomado por conquistadores espanhóis no começo dos anos 1500. A independência do país foi alcançada apenas no ano de 1816.

Vários conflitos internos, instabilidades econômicas e políticas marcaram a nação. No século XIX houve a promulgação da Constituição Federal, e uma grande corrente de imigrantes europeus chegou à Argentina.

A década de 1930 foi marcada como “Década Infame” devido ao primeiro golpe militar do país. Outro marco na história da política Argentina foi o peronismo, liderado pelo presidente Juan Domingo Perón, que ganhou forças graças à popularidade de sua mulher, a icônica ex-atriz Evita Perón.

O movimento peronista teve Evita como principal personagem. A atriz ganhou destaque na política nacional tornando-se a primeira dama, conhecida como “dama da esperança” por ser defensora do sufrágio feminino, da classe trabalhadora e realizando obras de caridade.

A Argentina esteve sob uma ditadura militar de 1976 a 1983. Os anos subsequentes a 1990 foram marcados por grandes crises econômicas com alguns anos de fôlego.

Geografia da Argentina

A Argentina tem mais de 2,7 milhões de km² de extensão, o que faz dela o segundo maior território da América do Sul, atrás apenas do Brasil. O território argentino concentra mais de 45 milhões de habitantes e uma imensa variedade paisagística e climática.

As Cordilheiras dos Andes, do Himalaia e a Patagônia Argentina representam bem a paisagem do país. O território argentino ainda é banhado pelo Oceano Atlântico e faz fronteira com Brasil, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Graças à sua extensão latitudinal, o país experimenta diversos climas. Os principais tipos climáticos são: tropical, temperado, árido e subártico.

Cultura da Argentina

O país é marcado por diversos elementos culturais herdados dos povos nativos sul-americanos, além dos imigrantes europeus e africanos. Essa mistura rendeu fortes expressões culturais, sendo o tango o mais icônico deles. O ritmo teria nascido em Buenos Aires no século XIX, com muitas influências, inclusive caribenha.

As produções cinematográficas e literárias também têm sua importância. Quem não conhece a divertida personagem Mafalda, criação do cartunista Quino (Joaquín Salvador Lavado), cujos quadrinhos fizeram parte da infância de diversas pessoas em toda América Latina?

Argentina: Guia de Turismo, Cultura, Gastronomia e mais | Escultura da personagem Mafalda | Conexão123

A escultura da personagem Mafalda fica localizada no charmoso bairro de Buenos Aires, na esquina de San Telmo

Um dos símbolos mais importantes para o país é a bandeira, oficialmente adotada em 1816, após a independência da nação. Suas cores oficiais são o azul-celeste, o branco e o amarelo-ouro do Sol de Maio, que foi incluído na bandeira apenas em 1818.

Há várias interpretações sobre o significado das cores. A mais popular é que o azul-celeste representa o céu argentino, além de liberdade e independência, o branco, suas nuvens e a paz, e o Sol de Maio faz referência à primeira missa celebrada em apoio à emancipação política das colônias espanholas, quando o sol saiu após um dia bastante chuvoso e nublado, algo visto como um sinal positivo.

A pintura também é uma expressão artística muito forte na Argentina. Uma boa demonstração disso é o Caminito, que, graças à influência do pintor Benito Quinquela Martín, passou de um beco abandonado a um verdadeiro museu a céu aberto, ponto turístico de destaque em Buenos Aires.

Outra faceta cultural muito forte é a culinária argentina, marcada por diversos sabores, como:

  • Parrillas, o churrasco de carne vermelha
  • Empanadas
  • Vinho argentino
  • Doce de leite, ou melhor, dulce de leche
  • Alfajor

Economia da Argentina

A Argentina possui a segunda maior economia da América do Sul. Agropecuária é o principal ramo produtivo do país, que exporta soja, milho, trigo e carne congelada. A Argentina ainda atua na produção de cana-de-açúcar, uva, batata, semente de girassol, cevada, leite e carne bovina. 

Curtiu nosso guia sobre a Argentina? Então conte com a 123milhas para garantir sua viagem com os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem, aluguel de carros e seguro viagem.

RESERVAR

RESPOSTAS123

Um pacote de viagem para a Argentina, ida e volta, custa em média R$ 1.250

Esteja com todos os documentos solicitados em dia, deixe um valor reservado para emergências e estude o que fazer e onde se hospedar no país

Entre setembro e dezembro. A primavera é a estação favorita dos turistas