Mendoza

Mendoza

Conheça Mendoza

A cidade de Mendoza, na Argentina, também é conhecida como a “cidade das vinícolas”, por conta das centenas de vinhedos espalhados na região.

Localizado 700 metros acima do nível do mar, o destino abriga a Aconcágua — a montanha mais alta fora da Ásia — inúmeras trilhas, e diversas atrações que proporcionam uma enorme versatilidade de passeios para os visitantes que buscam aproveitar o melhor do turismo de Mendoza.

O Conexão123 preparou este guia de viagem com as melhores dicas para você aproveitar mais e economizar sempre. Partiu? 

Conheça com o Conexão123

Mendoza 

Localizada no centro-oeste argentino, a cidade de Mendoza tem quase dois milhões de habitantes e é o centro cultural e comercial da região de Cuyo. O Pico do Aconcágua, um dos principais pontos turísticos da cidade, faz parte da impressionante Cordilheira dos Andes.

Além de ficar próxima da fronteira com o Chile, a 366 km de Santiago, a metrópole faz limite com o norte da província de San Juan; leste de San Luís e sul de Neuquén e La Pampa.

No passado, o local foi habitado pelos indígenas huarpes, que chamavam o local de valle de Huentata, e, posteriormente, por volta de 1480, pelos povos incas, que chegaram à região 70 anos antes dos espanhóis. Conta a história que os incas ajudaram os huarpes a reorganizar seu sistema hídrico e que aproveitaram as falhas geológicas preexistentes para fazer fluir a água por fossos.

A Era Colonial se inicia em 1561. Colonizadores liderados pelo espanhol Pedro del Castillo nomearam o local de "Mendoza, Nuevo Valle de Rioja". Os inovadores sistemas de irrigação natural contribuíram para os avanços agrícolas e comerciais na cidade, permitindo que ela sobrevivesse longe dos grandes centros.

Em 1861, Mendoza foi devastada por um violento terremoto, de 7,2 na escala Richter,  catástrofe que marcou a história da cidade e causou a morte de aproximadamente cinco mil pessoas, o que equivalia a um terço da população local. Até hoje, o tremor segue sendo o mais letal da história da Argentina.

Além das perdas humanas, a vila original, erguida pelos colonos espanhóis, foi totalmente destruída, e a cidade teve que se reconstruir do zero. Com esse processo, as vias e edificações de Mendoza foram modernizadas, resultando em uma cidade planejada cheia de praças, com ruas largas, muitas áreas públicas e, em geral, casas e prédios mais baixos.

Atualmente, Mendoza trabalha para ser nomeada como “Patrimônio da Humanidade” pela UNESCO, como o único exemplo no mundo de uma cidade que tem um sistema de irrigação urbana preservado, com origem na cultura inca e que, com adaptações e melhorias, se mantém até os dias atuais. Sua região metropolitana conta com mais de 1 milhão e 200 mil habitantes, sendo a quarta maior da Argentina.

Turismo em Mendoza 

O que fazer em Mendoza é uma pergunta fácil de responder, já que a cidade oferece diversas atrações, principalmente para quem deseja apreciar um bom vinho.

Turismo em Mendoza | Área interna da vinícola de Mendoza la Rural com seus antigos tonéis de madeira de fermentação | Conexão123

La Rural - a mais visitada de todas as vinícolas de Mendoza

Seja no verão ou no inverno, há vários passeios a serem feitos em Mendoza, e alguns são essenciais para conhecer os principais pontos turísticos da região.

As vinícolas de Mendoza são uma tradição que começou há cerca de três séculos, quando o governador da província, Domingo Faustino Sarmiento, trouxe alguns agrônomos franceses para produzir uvas viníferas na Argentina. Por isso, a cidade é chamada de capital do vinho, em razão da ampla produção da bebida. Os  vinhos da uva Malbec são a especialidade da região.

Conheça algumas das principais produtoras, que podem ser visitadas pelos turistas:

  • Catena Zapata - J. Co­bos, s/n, Luján de Cuyo: é uma das precursoras na produção de vinhos finos. A vinícola é construída no meio do parreiral, em formato de pirâmide, com paredes de pedras encravadas, no estilo de um templo maia. As degustações acontecem em uma sala com paredes de vidro que dão vista para os barris de carvalho, com uma mesa comprida. 
  • Belasco de Baquedano - J. Cobos, s/n, Luján de Cuyo: o vizinho de Catena, apesar de ser um local pequeno, é encantador e especializado nos vinhos Malbec. Seu destaque se dá por ter somente mulheres na seleção manual das uvas, de parreirais cultivados desde 1910. 
  • Família Zuccardi - Ruta Provincial 33, km 7,5: famosa pelas inovações,  foi a primeira vinícola a abrir mão dos agrotóxicos para desenvolver o vinho orgânico e trabalhar com uvas tempranillo. Os enólogos da casa fazem experimentos com uvas não tradicionais na Argentina, que chegam de Portugal, França e Itália, para observar quais podem se adaptar melhor ao clima e geografia do local.
  • La Rural - Montecaseros, 2.625, Maipú: uma das vinícolas mais conhecidas, recebe cerca de 60 mil visitantes por ano. Uma das principais atrações é o museu do vinho, com ferramentas e máquinas do século XIX. O local tem um ambiente mais rústico e mantém os tradicionais antigos tonéis de madeira de fermentação preservados em sua decoração.

Não deixe de conhecer também o Aconcágua, o pico mais alto do mundo fora da Ásia. A atração é muito procurada por turistas que querem alcançar o cume ou praticar esportes na neve, aproveitando as estações de esqui próximas de Mendoza (a montanha em si fica inacessível durante o período mais frio). 

A estação Los Penitentes é uma das mais procuradas, perto do Parque do Aconcágua, e a cerca de 180 km do centro de Mendoza, e a estação Las Leñas, também muito conhecida, fica um pouco mais distante, a cerca de 400 km. 

A enorme montanha, cujo nome significa Sentinela de Pedra, é um atrativo para visitantes durante os meses de verão também, para a prática de trekking, pois algumas trilhas naturais do parque só abrem no calor.

Aproveite também para visitar o Parque General San Martín, o mais antigo da província. Ele tem mais de 307 hectares de área cultivada, abriga o zoológico de Mendoza, o Museu de Ciências Naturais e Antropológicas, um anfiteatro, o Club Mendoza de Regatas, com restaurantes, o jardim El Rosedal, com mais de 500 espécies de rosas e pérgolas, além do camping e um grande lago. O Parque fica aberto 24h por dia.

Turismo em Mendoza | Portões do Parque General San Martín em Mendoza, Argentina | Conexão123

Portões do Parque General San Martín em Mendoza, Argentina

Você pode também ter um momento relax em um dos melhores spas da cidade. O Kaua Spa está localizado no Park Hyatt, um dos mais recomendados hotéis em Mendoza. Com vista para um belo jardim japonês, é um anexo das instalações da academia do Hyatt. Oferece um leque ímpar de massagens tailandesas, tratamentos faciais e vinoterapia, tanto para homens quanto para mulheres. 

Os apreciadores de cerveja também têm vez em Mendoza. O bar Antares é pioneiro em cervejas artesanais na cidade, e tornou-se uma rede de microcervejaria argentina. Eles oferecem seis variedades diferentes para degustar. Além das cervejas, também tem um cardápio com a típica comida dos bares argentinos, como batata frita, pizzas e sanduíches

Aproveite ao máximo a gastronomia mendocina nos melhores restaurantes de Mendoza. 

Para quem procura um passeio mais cultural, o Museo Municipal Arte Moderno (MAMM) é um dos mais importantes centros culturais da cidade. Em 1967 recebeu, como doação, um número significativo de obras de artistas argentinos de trajetórias distintas. Obras de artistas locais também fazem parte do acervo permanente do museu, que funciona de terça a sexta, das 10h às 19h, sábados e domingos, das 16h às 20h.

E por que não descer o rio Mendoza de rafting? O curso fluvial é um rio de degelo que integra uma das mais importantes fontes de água para a irrigação do país. A opção de rafting pelo rio mistura a adrenalina de um passeio radical com belas paisagens entre as montanhas. Um guia especializado acompanha os turistas no percurso, o que torna a atividade ideal até mesmo para quem não tem experiência. 

Turismo em Mendoza | Rafting no Rio Mendoza, Argentina | Conexão123

Rafting pelo Rio Mendoza: um pouco de adrenalina com belas paisagens entre as montanhas

Quando ir a Mendoza 

A decisão de quando ir para Mendoza depende do clima que você prefere aproveitar e dos passeios e pontos turísticos que deseja conhecer. 

A temperatura de Mendoza varia: no inverno, fica entre 1 ºC e 18 ºC, com ocorrência de neve. Já no verão, passa dos 30 ºC. Como também está no Hemisfério Sul, a cidade acompanha o Brasil no período de suas estações: o inverno começa em junho e vai até setembro, e o verão tem início em dezembro, durando até o mês de março.

O clima de Mendoza é árido, com estações bem demarcadas. Dica: se quiser pegar a temporada de uva, vá entre fevereiro e abril, assim conseguirá participar das colheitas e ainda passear pela Aconcágua. Mas se quer apenas degustar vinhos e esquiar, o ideal é viajar de junho a agosto. Para um clima mais fresco, a primavera, que vai de setembro a dezembro, é a estação ideal.

Como chegar a Mendoza 

Se você está decidido a conhecer esse lugar incrível, deve estar se perguntando: como ir para Mendoza, a cidade das vinícolas

A melhor maneira de chegar é de avião, já que a cidade fica localizada na parte oeste da Argentina, perto da Cordilheira dos Andes e da fronteira com o Chile. Existem voos diretos de São Paulo, mas também existem opções com escala em Santiago — Chile — ou Buenos Aires.

Se optar por um voo com escalas, você pode aproveitar para passear em alguma das cidades, basta se atentar ao intervalo de um voo para o outro.

Saindo tanto de Santiago quanto de Buenos Aires, o tempo aproximado de voo fica entre 1h e 2h. 

Quanto custa viajar para Mendoza

Nos tópicos anteriores, apresentamos o turismo em Mendoza, que reserva muitos encantos. Porém, ao calcular o custo de sua viagem, é importante lembrar que os preços podem variar muito, pois dependem do perfil do viajante e até mesmo da época da viagem.

O tíquete aéreo (ida e volta) muda conforme o local de embarque do viajante e data do passeio. Saindo de São Paulo (SP) para Mendoza, Argentina, a passagem custa a partir de R$ 2.000 (por passageiro), fora das temporadas de férias. 

O voo dura de 3h a 4h (sem escalas), e o preço do hotel por pessoa começa em R$ 199  a diária (para um quarto duplo).

A moeda utilizada em Mendoza é o peso argentino. Muitos guias turísticos e alguns locais aceitam pagamento em dólar e até mesmo em real. Mas é bom ter o câmbio garantido por precaução.

Reforçamos que os preços informados neste guia de Mendoza se referem a viagens em alta temporada, na melhor época para conhecer os vinhedos.

Pacotes de turismo para Mendoza 

Os pacotes costumam ser uma ótima opção àqueles que desejam garantir passagens aéreas e hospedagem em um só clique. Dessa forma, o viajante tem a chance de aproveitar melhor os preços. 

Partindo de São Paulo (SP) para Mendoza, o bilhete de avião (ida e volta com parada) mais hotel para três dias, com café da manhã incluso, está a partir de R$ 2.034 (por passageiro).

O que achou do guia de turismo em Mendoza? Se for fazer uma viagem em família, não se esqueça de conferir os documentos necessários para as crianças e conte com a 123milhas para garantir sua passagem aérea, hotéis, pacotes e muito mais!

RESERVAR

RESPOSTAS123

O peso máximo de malas despachadas para Argentina é de 23kg para e 10kg para bagagem de mão.

Se você pretende ir no inverno, organize a sua mala com: itens de higiene em uma necessaire, acessórios para o frio (luvas, toucas, cachecol, meias), pijamas para o frio, calçados específicos para neve, blusas, casacos, calças e moletons apropriados.

Já para o verão, prefira itens como: vestidos, camisetas de manga curta, shorts e calçados apropriados, além de claro, os itens de higiene e pijamas para o calor.

  • As vinícolas em Mendoza
  • Aconcágua
  • Parque General San Martín
  • Kaua Spa
  • Cervejaria Antares
  • Museo Municipal Arte Moderno (MAMM)
  • Rafting pelo Rio Mendoza

Sim, Mendoza é uma cidade relativamente segura, mas evite deixar bolsas, câmeras, celulares e outros itens de valor à vista de desconhecidos. Pequenos furtos são comuns.

O telefone de emergência da polícia é 911 mas serve também de auxílio para o turista.