Lugares para conhecer

O que tem no Museu da Língua Portuguesa após a reinauguração?

5 de maio de 2023

Em 5 de maio, celebramos o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona, que nos convida a refletir sobre a importância e a riqueza da nossa língua, falada por mais de 250 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Para comemorar esse dia tão especial, o Conexão123 traz as novidades do Museu da Língua Portuguesa após sua reinauguração. Vamos lá? 

Conheça com o Conexão123

Museu da Língua Portuguesa 

O Museu da Língua Portuguesa, localizado na cidade de São Paulo, foi inaugurado em 2006, como uma forma de valorizar e celebrar o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa

Sendo a maior cidade falante da língua em todo o mundo, São Paulo como sede foi uma escolha muito acertada. A Estação da Luz, um ponto histórico de chegada dos imigrantes ao país, é o local escolhido para abrigar o museu.

Museu da Língua Portuguesa | Museu da Língua Portuguesa | Conexão123

O Museu da Língua Portuguesa fica no andar superior da Estação da Luz, no centro de São Paulo

Em seus primeiros 10 anos de existência, o Museu da Língua Portuguesa recebeu mais de 3,9 milhões de visitantes, que puderam se conectar de forma lúdica e emocionante ao idioma, sua história, suas influências e as formas que ele assume no cotidiano.

O acervo é apresentado de forma dinâmica e interativa, utilizando tecnologia de ponta para envolver o público em uma viagem sensorial pela história da língua portuguesa.

O museu já promoveu mais de 30 exposições temporárias, além de cursos, palestras, debates e apresentações artísticas, homenageando importantes escritores, como Clarice Lispector, Machado de Assis, Cora Coralina, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade, Jorge Amado, Rubem Braga, Guimarães Rosa, bem como o cantor e compositor Cazuza.

Em 2015, o Museu da Língua Portuguesa sofreu um trágico incêndio, que destruiu suas instalações. Porém, uma aliança entre o poder público e a iniciativa privada possibilitou a reconstrução do prédio, com tecnologia e exposições renovadas.

Com o objetivo de valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento essencial da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo, o Museu da Língua Portuguesa renasce em 2021.

Entre as muitas alternativas de o que fazer em São Paulo, visitar o Museu da Língua Portuguesa é uma oportunidade incrível para conhecer mais da nossa língua nativa. Vamos ver a seguir o que há de novo no Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa — o que há de novo? 

Além do reforço de segurança contra incêndio, o novo Museu da Língua Portuguesa agora conta com mais acessibilidade, para todos os públicos. Rampas, pisos podotáteis, banheiros adaptados, equipes treinadas para receber todos os visitantes são algumas das novidades.

Além disso, no aplicativo do Museu da Língua Portuguesa, você encontra: 

  • Mapa do museu
  • Conteúdo em libras
  • Audioguia em português, inglês e espanhol 

Há mais salas, áreas otimizadas e novos materiais introduzidos. Sem deixar de lado a interatividade, uma das marcas do espaço. Conheça mais museus interativos em SP para visitar

Exposições do Museu da Língua Portuguesa 

Se você já visitou o museu antes, vai perceber que grande parte do conteúdo foi atualizado, para refletir criticamente sobre a sociedade, seus conflitos e suas perspectivas atuais, o que resultou em novas e provocativas experiências.

Entretanto, o museu mantém sua essência. A exposição principal continua a convidar os visitantes a aprender mais sobre a língua portuguesa por meio de instalações interativas e lúdicas.

O hall da entrada do Museu da Língua Portuguesa fica no edifício da Estação da Luz. Confira a seguir as exposições em cada andar:

  • Segundo andar:   

Línguas do Mundo: existem hoje mais de sete mil línguas em todo o planeta. Nesta instalação, o visitante pode conhecer a sonoridade de 23 delas. 

Laços de Família: de onde vem a língua portuguesa? Descubra as raízes do idioma com esta exposição.

Exposições do Museu da Língua Portuguesa - Laços de Família | Laços de Família | Conexão123

A instalação Laços de Família é como uma espécie de árvore genealógica do nosso idioma

Rua da Língua: uma tela de 106 metros de comprimento, uma espécie de mural em movimento, que passa por todo o edifício do Museu da Língua Portuguesa, mostrando a língua no cotidiano, com fragmentos de poesia visual e sonora. 

Beco das Palavras: jogo interativo no qual os visitantes juntam sílabas até formar palavras.

Palavras Cruzadas: conheça a origem de palavras de uso comum, que vieram de línguas como o tupinambá, iorubá, espanhol e outras. 

O Português do Brasil: uma linha do tempo da história da língua portuguesa e suas modificações no território brasileiro.

Nós da Língua: conheça mais sobre os outros países que compartilham a língua conosco, como Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. 

Línguas do Cotidiano: relembre os vídeos originais da Grande Galeria do Museu da Língua Portuguesa. 

  • Terceiro andar:

Falares: ouça as diferenças no jeito de falar de pessoas de diferentes origens geográficas.

Língua Solta: um corredor que leva ao auditório estampa o grafite criado por Daniel Melim. 

O que Pode a Língua?: um filme de Carlos Neder.

Praça da Língua: uma seleção de textos da literatura e da música brasileira em um espetáculo de som e luz projetado no teto do Museu da Língua Portuguesa. 

Terraço: uma visão privilegiada do centro de São Paulo, pela primeira vez aberto ao público. 

Exposições do Museu da Língua Portuguesa | Terraço | Conexão123

O terraço oferece uma bela vista de São Paulo

O Museu da Língua Portuguesa também conta com exposições temporárias no primeiro andar. Você pode conferir os próximos eventos no site oficial. A última exposição, chamada Nhe’ẽ Porã, abordou as famílias linguísticas dos idiomas falados pelos povos indígenas do Brasil, e ficou disponível no período de 12 de outubro de 2022 até o dia 23 de abril deste ano. 

Como chegar ao Museu da Língua Portuguesa 

O Museu da Língua Portuguesa fica no edifício histórico da Estação da Luz, centro de São Paulo.

O acesso de visitantes é pelo Portão A – em frente à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Pelo transporte público, é fácil chegar, pois a Estação da Luz atende às Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, além das linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM.

Se estiver viajando para a cidade de São Paulo, confira nossas recomendações de onde se hospedar.

Horários e ingressos do Museu da Língua Portuguesa

Horários: de terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência permitida até 18h). É recomendada a compra antecipada do ingresso pelo site.

Ingressos: R$ 20 (inteira), gratuito aos sábados e domingos de maio. Crianças até 7 anos não pagam. 

Dia da Língua Portuguesa e Cultura Lusófona 

O Dia da Língua Portuguesa e Cultura Lusófona foi instituído em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), composta por Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

Uma homenagem à língua mais falada no hemisfério sul, a terceira no Ocidente e a quinta mais falada no mundo. Apesar das diferenças históricas, sociais, étnicas e políticas de cada país, a comemoração da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona é uma forma de destacar os povos que compartilham traços idiomáticos e culturais, e assim despertar um sentimento de cooperação mútua.

O documento em que está registrada a instituição do dia, elaborado durante a XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros realizada em Cabo Verde, afirma que a língua portuguesa é um “vínculo histórico e um patrimônio comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada”. 

Gostou de conhecer as novidades do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo? Agende sua visita e comemore o Dia da Língua Portuguesa e Cultura Lusófona com estilo! Conte com a 123milhas para as melhores opções de passagens, hospedagem, pacotes de viagem e aluguel de carros. Vamos?

RESPOSTAS123

O ingresso do Museu da Língua Portuguesa é R$ 20 (inteira).

Nós na Língua ganha destaque, com o português falado em países como Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Outras experiências da exposição principal são: Rua da Língua, Palavras Cruzadas, Falares, Praça da Língua, Beco das Palavras, Línguas do Cotidiano, Laços de Família e Português do Brasil.