Lugares para conhecer

Conheça o Museu da Língua Portuguesa

4 de novembro de 2022

No dia 5 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data é uma homenagem ao escritor brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849, e considerado um grande estudioso da língua. 

São nove países que adotam o português como idioma oficial, como o Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Guiné-Equatorial. Mas é em território brasileiro que fica a cidade com o maior número de falantes do português: São Paulo. A metrópole honra o título, abrigando o Museu da Língua Portuguesa. 

Inaugurada em 2006, a instituição reúne um dos maiores acervos sobre o idioma, e conta com exposições, visitas guiadas e um tour pela história do português. O espaço é de imensa importância para a nossa língua e cultura.Em comemoração à data, o Conexão123 te apresenta o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e fala da reabertura do espaço, realizada em 2021. Vamos lá!  

Você vai ler sobre

O que é o Museu da Língua Portuguesa

A língua portuguesa é uma língua neolatina, formada da mistura latim, galego e árabe. A história do idioma e de seus falantes é homenageada no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo

O espaço é considerado a maior instituição que abriga a história e a cultura da língua luso-brasileira no mundo, com foco em levar informação e despertar o prazer do conhecimento. Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na diversidade do idioma falado por mais de 260 milhões de pessoas no mundo.

A maioria das exposições homenageia escritores, poetas e artistas, como Cazuza, Cora Coralina, Machado de Assis, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade, Jorge Amado, Rubem Braga, Guimarães Rosa e muitas outras figuras importantes, falantes da nossa língua. 

Em dezembro de 2015 o edifício foi atingido por um incêndio de grandes proporções, deixando parte da estrutura comprometida, bem como o acervo e as instalações originais. Contudo, após 6 anos de reconstrução, o Museu da Língua Portuguesa finalmente teve sua reabertura, em agosto de 2021, trazendo exposições inéditas, e inovações em sustentabilidade e acessibilidade. 

Vamos conhecer o novo espaço e suas atrações? E, aproveitando, que tal saber onde se hospedar em São Paulo e já preparar o seu roteiro cultural pela cidade? 

Conheça o Museu da Língua Portuguesa São Paulo | Fachada do museu | Conexão123

A reconstrução e reabertura do Museu da Língua Portuguesa foi uma iniciativa dos órgãos de fomento à cultura no Estado de São Paulo

Reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo

A reconstrução e reabertura do Museu da Língua Portuguesa, após o incêndio de grandes proporções, foi uma iniciativa dos órgãos de fomento à cultura no Estado de São Paulo em parceria com instituições como a Fundação Roberto Marinho, Grupo Globo, Grupo Itaú, Sabesp e outros. Depois de seis anos, o resultado foi uma grande atualização de todo o museu. 

Atualmente, o espaço apresenta experiências inéditas e outras que já existiam, que marcaram o público em seus 10 anos de funcionamento antes do incêndio. 

Entre as novas exposições, há “Línguas do Mundo”, que destaca 23 das mais de 7 mil línguas faladas hoje, “Falares”, que traz os diferentes sotaques e expressões do idioma no Brasil, e “Nós da Língua Portuguesa”, que mostra o idioma pelo mundo, com a diversidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O novo museu foi concebido com recursos de acessibilidade física e de conteúdo e reforço de segurança contra incêndio. No térreo, o museu abre-se à estação da Luz, reforçando sua comunicação com a cidade. 

Há mais salas, espaços otimizados e novos materiais introduzidos. Sem deixar de lado a interatividade, uma das marcas do espaço. Se você adora esse estilo de visitação, conheça mais museus interativos em SP para visitar

No terceiro piso há um terraço, que  homenageia o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, com vista para o Jardim da Luz e a torre do relógio. Na reconstrução foram incorporadas melhorias de infraestrutura e segurança. 

Exposições no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo

O museu tem um espaço especialmente dedicado a exposições temporárias, para homenagear escritores consagrados da língua portuguesa. Gradualmente, o perfil das exposições foi absorvendo a música, a produção contemporânea e outras linguagens artísticas que “brincam” com o idioma ou refletem sobre ele.

Conheça o Museu da Língua Portuguesa São Paulo | Exposição | Conexão123

Em sua exposição de longa duração, o espaço apresenta experiências inéditas e outras que já existiam, que marcaram o público em seus 10 anos de funcionamento antes do incêndio

Hoje, o espaço está com apenas uma exposição temporária, a “Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação”, levando o visitante para uma experiência imersiva em uma floresta virtual, onde são apresentadas diversas ramificações da língua indígena. 

Também encontramos duas exposições fixas no museu: O Beco das Palavras e a Praça da Língua — duas das experiências mais queridas do público, que foram mantidas e  melhoradas com novas tecnologias.

Há mais exposições, como: 

  • Laços de Família 
  • Rua da Língua 
  • Palavras Cruzadas
  • O Português do Brasil
  • O que pode a língua? 

E onde fica o Museu da Língua Portuguesa? Ele está localizado na Estação da Luz. Em frente, você pode visitar também o Parque da Luz e a Pinacoteca do Estado de São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 16h30. Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 20, e podem ser comprados pelo site ou na bilheteria da instituição. 

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o Museu da Língua Portuguesa? Com a 123milhas você garante sua passagem aérea, hotel, e seguro-viagem para curtir uma deliciosa viagem em São Paulo. Confira também os nossos conteúdos sobre Lugares para ir com crianças em São Paulo e Passeios gratuitos em São Paulo.