Lugares para conhecer

Rotas do vinho pelo Brasil: descubra os tesouros enológicos com 123carros

18 de agosto de 2023

Fã da enologia? Então você está mais do que convidado para um tour pelas rotas do vinho pelo Brasil com o Conexão123!

Para tornar essa jornada ainda mais especial, 123carros está aqui para guiá-lo. Prepare-se para uma experiência única, na qual os sabores se encontram com paisagens deslumbrantes.

Conheça com o Conexão123

Viaje pelas rotas do vinho e descubra a essência das uvas brasileiras

Preparado para uma experiência que desperta os sentidos e alimenta a alma? 

Nas rotas do vinho pelo Brasil, cada taça é um convite para mergulhar na riqueza de sabores e aromas que brotam das uvas nacionais. 

Embarque nessa jornada enológica onde vinhedos pitorescos e vinícolas encantadoras revelam os segredos por trás de cada garrafa.

Rotas do vinho pelo Brasil: explore sabores e destinos | Imagem de um grande vinhedo com uma vinícola ao fundo | Conexão123

Os vinhedos espalhados pelo Brasil são verdadeiros paraísos

Sinta o toque da brisa desses extensos terrenos e deguste vinhos que carregam a paixão e a dedicação dos produtores brasileiros.

A cultura do vinho no Brasil é rica e diversificada. Entusiastas têm uma oportunidade única de conhecer vinhedos deslumbrantes e descobrir sabores excepcionais. Inclusive, existem diversos destinos para conhecer viajando de carro que valem cada minuto.

Seja um explorador do paladar, conheça as rotas que celebram a autenticidade do vinho brasileiro numa agradável viagem de carro

Com tantas opções de rotas do vinho pelo Brasil, fica difícil escolher apenas uma para conhecer, não é mesmo? Independentemente do roteiro selecionado, a decisão certa para seu passeio é alugar um carro, para garantir mais economia e segurança. 

Para isso, conte com 123carros para escolher o melhor veículo para sua viagem sem gastar muito! 

Uma das vantagens de alugar um carro é poder montar o seu próprio planejamento de viagem. Ter um veículo disponível na cidade de destino permite o deslocamento para onde você quiser, sem ter que depender dos outros para isso.

Agora vamos nos aprofundar e conhecer três das mais visitadas rotas do vinho pelo Brasil. Acompanhe:

Rotas do vinho pelo Brasil: Serra da Mantiqueira

Na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e em Minas Gerais se encontra uma das maravilhas naturais mais conhecidas do Brasil, a Serra da Mantiqueira.

Por lá há uma região muito renomada e com sua própria rota do vinho: Espírito Santo do Pinhal. 

Terras altas, solo seco, com boa drenagem, e granítico são condições propícias para a cultura de excelentes uvas. Com altitude entre 1.000 m e 1.300 m, a localidade conta com noites frescas e muita insolação ao longo do dia, gerando uma amplitude térmica entre 10 °C e 12 °C na época da colheita, semelhante a conceituadas regiões europeias produtoras de vinho.

Rotas do vinho pelo Brasil: explore sabores e destinos | Visual da Serra da Mantiqueira | Conexão123

A viticultura na Serra da Mantiqueira só foi possível graças ao casamento da tecnologia com técnicas inovadoras, como a dupla poda ou a poda invertida

Dentre as opções de vinhos produzidos no local, estão tintos, brancos e rosé, sendo uvas cabernet sauvignon, cabernet franc, syrah e  chardonnay.

Sem dúvida nenhuma, uma viagem de carro é uma ótima proposta para conhecer a rota do vinho em Espírito Santo do Pinhal. A distância aproximada da cidade de São Paulo para a rota do vinho que citamos acima é de 200 km, um trajeto que pode ser realizado em até 2h30. 

Conte com 123carros para conhecer essa que é uma das rotas do vinho mais conhecidas do Brasil.

Rotas do vinho pelo Brasil: Serra Gaúcha

A dupla mais famosa da Serra Gaúcha, Gramado e Canela, ao lado do Vale dos Vinhedos, tem notoriedade nas rotas do vinho pelo Brasil.

Fomentando o enoturismo no estado do Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos trata-se de uma região delimitada com uma área de 72,45 km² localizada nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, a 220 km das cidades de Gramado e Canela, uma viagem de aproximadamente 2h30min. O vale abriga um enorme legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram à região.

Rotas do vinho pelo Brasil: explore sabores e destinos | Vinhedo na Serra Gaucha | Conexão123

A Serra Gaúcha é notoriamente conhecida pelos vinhos

Além da beleza que se apresenta diferente em cada uma das quatro estações do ano, a rota do vinho no Rio Grande do Sul  é marcada pela hospitalidade de seus moradores e pela excelente infraestrutura para receber os turistas. 

Definitivamente o Vale dos Vinhedos é o local mais reconhecido para fazer enoturismo no Brasil. Ao fazer o roteiro do vinho, você terá a oportunidade de conhecer grandes vinícolas nacionais como Miolo, Casa Valduga, Salton e Garibaldi.

Os vinhos produzidos no Vale são os únicos no Brasil com Denominação de Origem (D.O), um selo que comprova que as bebidas produzidas no local exprimem a excelência do terroir do Vale dos Vinhedos. A região foi a primeira no país a obter a designação, através do Aprovale, Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, que reúne vinicultores e empreendimentos ligados à cultura e ao enoturismo. 

Então, para quem gosta e procura por um bom passeio em rotas do vinho pelo Brasil, recomendamos não limitar a viagem somente a Gramado e Canela, mas estendê-la até o Vale dos Vinhedos. A melhor forma de chegar à Serra Gaúcha é pegar um voo até Porto Alegre e depois seguir o deslocamento alugando um carro com 123carros.

Viajante, não se esqueça de conferir as opções de hospedagem na Serra Gaúcha disponíveis na 123milhas. Programe-se com antecedência, economize e evite perrengues.

Rotas do vinho pelo Brasil: Nordeste

Pode ser surpreendente, mas o Nordeste tem uma das mais rentáveis rotas de vinho no Brasil. Quebrando paradigmas, não apenas em âmbito nacional, mas também internacional, a região do Vale do São Francisco, entre os estados da Bahia e de Pernambuco, está chamando a atenção de turistas e especialistas.

Recentemente, o Vale do São Francisco recebeu a Indicação de Procedência para vinhos e espumantes, sendo esta a primeira IP de vinhos tropicais do mundo. Esse selo garante a qualidade de produtos de uma determinada região.

Rotas do vinho pelo Brasil: explore sabores e destinos | Foto dos vinhedos no Vale do São Francisco no Nordeste brasileiro | Conexão123

O Vale do São Francisco é um fenômeno recente nas rotas do vinho pelo Brasil

A paisagem das plantações em nada se assemelha às regiões vinícolas europeias: suas videiras estão entre coqueiros e mandacarus, o que atesta os desafios de produzir vinhos em uma região nada tradicional. 

A cidade mais próxima da rota é a já conhecida Petrolina, em Pernambuco, a 40 km de distância da primeira vinícola do Vale do São Francisco. A região fabrica alguns rótulos populares nacionalmente, como Rio Sol Assinatura e Miolo Testardi Syrah São Francisco.

O viajante que quiser conhecer pode pegar um voo até Petrolina e seguir em uma viagem de 123carros até o início da rota do vinho. Devido à pouca distância, em menos de 1 hora você já avista as plantações.

E então, gostou das nossas sugestões de destinos para curtir um bom passeio pelas rotas do vinho pelo Brasil? Esperamos que sim. 

Conte com a 123milhas para deixar seu passeio ainda mais bacana. Oferecemos excelentes opções de hospedagem, além de aluguel de carros e milhares de bilhetes aéreos e pacotes de viagem. Confira e caia na estrada!

RESPOSTAS123

Existem diversas rotas do vinho pelo Brasil, mas no momento, as mais visitadas e procuradas por viajantes são as seguintes:

  • Rota do vinho pela Serra da Mantiqueira
  • Rota do vinho pela Serra Gaúcha
  • Rota do vinho pelo Vale do São Francisco

A cidade gaúcha Bento Gonçalves, que faz parte da rota do vinho na Serra Gaúcha, é considerada a capital brasileira do vinho.