Lugares para conhecer

Aniversário de Campo Grande (MS): quatro curiosidades sobre a cidade

26 de agosto de 2023

O aniversário de Campo Grande (MS), a capital do Mato Grosso do Sul, é comemorado no dia 26 de agosto, e em 2023 a cidade completa 124 anos. Com paisagens deslumbrantes, praças, parques e pontos turísticos que mantêm viva a cultura e a história da região, o município tem muito a oferecer aos turistas e moradores. 

O Conexão123 te apresenta agora algumas das curiosidades de Campo Grande que fazem dessa cidade um lugar superespecial. Acompanhe.

Você vai ler sobre

Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul

Fundada pelo mineiro José Antônio Pereira, em 1872, Campo Grande foi elevada à categoria de município apenas em 1889, com o nome de Santo Antônio de Campo Grande.

Uma das curiosidades de Campo Grande diz respeito às versões de histórias que explicam a origem do nome da cidade. A primeira está relacionada à existência de um vasto campo na região sudoeste da vila. Já a segunda diz que José Antônio falava para os visitantes que “o campo é grande”, referindo-se ao tamanho do território.

Aniversário de Campo Grande (MS): curiosidades e informações | Rua Campo Grande | Conexão123

As ruas de Campo Grande são arborizadas e cheias de vida

Localizada no centro de estado do Mato Grosso do Sul, a cidade de Campo Grande tem como bioma predominante o cerrado. O clima da região é bastante diverso, porém o tropical semiúmido predomina: verões quentes e chuvosos e invernos secos. 

Para quem pretende viajar para lá e curtir o aniversário de Campo Grande (MS), é importante se atentar aos marcadores dos termômetros. Por exemplo, a temperatura anual varia entre 15 °C e 30 °C. Para saber mais sobre a capital, acesse o guia de turismo de Campo Grande

A cultura de Campo Grande é muito ampla e rica. Formada a partir da união de elementos de diversos povos, ela tem influência de:

  • Portugueses
  • Africanos
  • Paraguaios
  • Libaneses
  • Japoneses

Além disso, há muitas aldeias indígenas no município, como Água Bonita, Noroeste-Kaiowá, Inápolis, Marçal de Souza e outras. 

Venha com a gente conhecer um pouco mais sobre a cultura e as tradições de Campo Grande.

Curiosidades sobre Campo Grande: a cidade possui aldeias urbanas

Você sabia que Campo Grande é a única cidade brasileira que possui uma aldeia dentro da área urbana? Cerca de 135 ocas de alvenarias, construídas pela Prefeitura Municipal, formam o Conjunto Habitacional Marçal de Souza, atualmente residência de famílias dos povos Terena que trocaram as reservas naturais pela vida na cidade.

O Memorial da Cultura Indígena, centro cultural e ponto turístico, é uma excelente opção de passeio para celebrar o aniversário de Campo Grande (MS). O museu fica dentro do conjunto habitacional e foi construído com bambu e palha de bacuri. Possui uma área total de 340 m² e uma arquitetura cheia de detalhes que encanta quem se depara com ela.

Aniversário de Campo Grande (MS): curiosidades e informações | Memorial da Cultura Indígena | Conexão123

O Memorial da Cultura Indígena resgata as raízes de tribos que habitaram o território brasileiro

O espaço resgata a cultura indígena e conta com um acervo variado de cerâmica terena, artesanatos feitos com palha, telas e outros materiais, e também escritos da literatura regional. A aldeia urbana tem uma escola bilíngue, a Sulivan Silvestre de Oliveira ou Tumune Kalivono (Crianças do Futuro).

Todos os anos, a cidade de Campo Grande promove os Jogos Urbanos Indígenas, evento organizado pela prefeitura, por meio da Funesp (Fundação Municipal de Esporte).

A competição visa desenvolver o intercâmbio esportivo entre as comunidades indígenas do município, promover o esporte com base nas atividades exercidas nas aldeias e ainda valorizar o caráter educativo e comunitário.

Curiosidades sobre Campo Grande: diversas colônias de imigrantes pela cidade

Uma das curiosidades de Campo Grande são as diversas colônias de imigrantes que se espalham pela cidade. 

Atualmente o município conta com uma das mais expressivas comunidades de imigrantes japoneses originários da ilha de Okinawa, que desembarcaram na cidade para integrar a construção da estrada de ferro no noroeste do Brasil.

Estima-se que a primeira associação de pessoas de Okinawa Kenjin foi fundada nos anos 1920, porém existem indícios que mostram que antes dessa época já existiam colônias desses imigrantes.

Aniversário de Campo Grande (MS): curiosidades e informações | Sobá | Conexão123

O sobá se tornou Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Grande

Algumas tradições nipônicas são preservadas na região, como o caso do sobá – massa originária da culinária japonesa, feita à base de farinha de trigo-sarraceno. 

A iguaria é tão popular que quem faz uma viagem para Campo Grande logo quer experimentar. A fama é tanta que o prato recebeu em sua homenagem uma escultura gigante, de 4,5 metros de altura, bem na porta da Feira Central da cidade.

Se está curioso para provar o quitute, vá a Campo Grande e conheça as diversas sobarias, restaurantes típicos que servem o prato.

Curiosidades sobre Campo Grande: grande riqueza da gastronomia local

Planejando viajar para Campo Grande? Então, você não pode deixar de conhecer os restaurantes, bares e café que servem deliciosos pratos da culinária local. A Feira Central de Campo Grande, por exemplo, não pode ficar de fora do seu roteiro gastronômico.

Localizada ao lado de uma antiga linha férrea que ligava a região à Bolívia, a feira dispõe de boxes comerciais que vendem verduras, legumes e frutas e demais estabelecimentos gastronômicos, que oferecem, entre outras iguarias, o delicioso sobá.

Aniversário de Campo Grande (MS): curiosidades e informações | Costela de pacu | Conexão123

A costela de pacu é um dos pratos típicos de Campo Grande

Os peixes de água doce estão muito presentes nos preparos dos moradores de Campo Grande, e não existe lugar melhor na cidade para comer um bom pintado ou uma costela de pacu como A Casa do Peixe, que está situada na Avenida Doutor João Rosa Pires, 1.030 – em frente à Praça das Araras, famoso ponto turístico local.

Já a Cervejaria Prosa é um barzinho charmoso que produz as próprias cervejas em seis estilos diferentes, todos com nomes regionais, como:

  • Piracema
  • Toca da Onça
  • Ipê
  • Boiadeira
  • Cantagalo
  • Saracura

Além das saborosas cervejas, o cardápio tem opções de petiscos e pratos quentes. Aos sábados, o espaço serve uma  feijoada de respeito, com farofa, couve e tudo que se tem direito.

O endereço da cervejaria é R. Alagoas, 901 – Vila Suíça. 

O maior aquário de água doce mundo está em Campo Grande

Quem quer fazer um bom passeio turístico no aniversário de Campo Grande (MS) não pode deixar de apreciar a fusão visual que os peixes e as plantas regionais  formam no universo aquático. 

E, para isso, o viajante pode visitar o maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal.

Com 19 mil m², tem capacidade para aproximadamente 5 milhões de litros de água e comporta até mil visitantes por dia. 

Os melhores destinos para viajar de ônibus no Brasil em 2023 | Foto do aquário do Bioparque Pantanal em Mato Grosso do Sul | Conexão123

O Bioparque Pantanal figura na Revista TIME como um dos 50 melhores lugares para se visitar

O Bioparque Pantanal conta com 32 tanques, que comportam cerca de 230 espécies de peixes, sendo 80% deles originários do Pantanal. O maior dos tanques, o Neotrópico, representa uma floresta inundada da Amazônia, com troncos de grandes árvores, cipós e plantas submersas.

A Lagoa Misteriosa é um cenário que liga o meio ambiente à arquitetura. Um aquário foi projetado no teto do auditório do parque, passando a impressão de que os peixes nadam sobre a cabeça dos visitantes.

Alguns reservatórios abrigam espécies da África, Américas, Ásia, Europa e Oceania. Isso possibilita aos visitantes conhecerem a representação de diferentes ecossistemas do mundo, como a floresta boreal asiática.

Já a área dedicada ao Pantanal, uma das maiores planícies alagáveis do mundo, incorpora uma grande diversidade de fauna e flora. Piranhas, pacus, jacarés e sucuris podem ser avistados no aquário que apresenta a ​​biodiversidade pantaneira de forma acessível para a população.

Endereço: Av. Afonso Pena, 6277 – Chácara Cachoeira.

O parque funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h30. Os passeios guiados duram, em média, uma hora e meia e ocorrem no período da manhã, das 9h às 11h30, e à tarde, das 14h às 17h30.

Aniversário de Campo Grande

Para os fãs do sertanejo, temos uma boa notícia: neste aniversário de Campo Grande (MS), a celebração será superespecial: a cidade vai receber uma apresentação exclusiva da dupla João Bosco e Vinicius.

Além da dupla sertaneja, outros shows estão previstos na programação; todos a serem realizados na Esplanada Ferroviária, de 23 a 26 de agosto, sempre a partir das 19h. Confira:

  • 23/08 | Quarta-Feira: João Bosco e Vinicius
  • 24/08 | Quinta-Feira: Geraldo Espíndola, Danny Cristine e Os Gonzagas;
  • 25/08 | Sexta-Feira: Erika Espíndola e Fábio Bernardo, Haiwanna e Filhos dos Livres;
  • 26/08 | Sábado: Projeto Kzulo e Chicão Castro.

Saiba mais sobre a programação do aniversário de Campo Grande no site oficial da prefeitura da cidade. 

Quer viajar para Campo Grande e conhecer de perto a incrível história dessa cidade? A 123milhas conta com condições incríveis para que você explore o Brasil e o mundo, como seguro-viagem, diversas opções de hospedagem, além do aluguel de carros

Agende já a sua viagem e aproveite o aniversário de Campo Grande (MS) com as dicas do Conexão123.

RESPOSTAS123

O aniversário de Campo Grande é celebrado em 26 de agosto. Em 2023, a capital sul-mato-grossense completa 124 anos.

Não faltam opções de passeios! Quem for viajar para Campo Grande pode visitar o Memorial da Cultura Indígena e as Aldeias Urbanas que ficam no Conjunto Habitacional Marçal de Souza.

Uma capital histórica como essa reserva diversos fatos interessantes. Entre as principais curiosidades de Campo Grande estão: 

  • A presença de Aldeias Urbanas;
  • Forte presença de imigrantes japoneses;
  • A vasta e deliciosa gastronomia local;
  • O maior aquário de água doce do mundo.

Incrível, né? Viaje para Campo Grande com 123milhas e aproveite!