Lifestyle

Cultura japonesa em São Paulo: destinos e passeios para conhecer

24 de abril de 2022

Se você é fã de tudo que tem a ver com a temática asiática, então vai gostar de saber onde encontrar espaços que abordam a cultura japonesa em São Paulo. Para se sentir no oriente sem sair da capital paulista, acompanhe as dicas do Conexão123 sobre três lugares japoneses em SP para conhecer.

Japão em São Paulo

Você sabia que São Paulo é a maior colônia japonesa fora do país? Detalhes da cultura asiática já fazem parte do cotidiano dos brasileiros e muitas vezes as pessoas nem se dão conta. Você com certeza deve conhecer alguém fã de sushi, temaki, que gosta de músicas japonesas ou acompanha artistas de lá. 

O Brasil possui cerca de um milhão e meio de cidadãos com origem asiática e grande parte desse grupo está na capital paulista. A diversidade de lugares repletos de história, conhecimento e sabores atrai muitos interessados na cultura japonesa em São Paulo

Cultura japonesa em São Paulo: destinos e passeios para conhecer | Sushi de salmão | Conexão123

Rodízios de comida japonesa são famosos em São Paulo

Bairro da Liberdade

O bairro da Liberdade é um dos melhores lugares japoneses em São Paulo. As ruas são decoradas com lanternas orientais e os estabelecimentos são voltados à cultura. Ali estão reunidas lojas, restaurantes, produtos, festivais, eventos e até escolas que ensinam mangá, técnica de desenho japonês. 

Além disso, aos fins de semana, acontece uma feira com os principais pratos típicos do país e artesanatos locais. Um pouco do Japão em São Paulo. Alguns jovens, inclusive, se reúnem nesse bairro para fazer coreografias e cantar as músicas de seus artistas asiáticos favoritos. 

Cultura japonesa em São Paulo: destinos e passeios para conhecer | Bairro da Liberdade | Conexão123

Bairro da Liberdade promove imersão na cultura japonesa

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Localizado no bairro da Liberdade, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil possui um acervo de 97 mil itens que pertenceram aos imigrantes japoneses. Fotos, documentos, quadros de pintura e utensílios domésticos são exibidos para retratar a cultura asiática

A biblioteca é carregada de livros e edições de jornais nipo-brasileiros que contam a história dos imigrantes japoneses e a vinda deles para o Brasil. O espaço fica aberto a visitas de terça a domingo, das 13h às 17h, no sétimo, oitavo e nono andar do edifício Bunkyo. A entrada é gratuita e também é possível fazer um tour online no site do museu. 

Japan House São Paulo

O Japan House São Paulo é um grande centro cultural que fica na Avenida Paulista. O espaço já recebeu mais de 2 milhões de visitantes. O projeto foi desenvolvido pelo Governo Japonês para exibir o modernismo do país. A Japan House possui unidades também em Londres e  Los Angeles. 

A arquitetura do prédio é uma atração por si só. Projetada pelo arquiteto Kengo Kuma, a construção possui um visual modernista e é feita com mais de 630 peças de madeira hinoki (pinheiro japonês). As exposições são temporárias e ficam cerca de dois meses abertas ao público. Temas como cultura, arte e tecnologia são retratados nas mostras. 

Cultura japonesa em São Paulo: destinos e passeios para conhecer | Fachada Japan House | Conexão123

Japan House São Paulo foi inaugurada devido ao tamanho da colônia asiática na cidade

A entrada é gratuita, porém é necessário realizar uma reserva prévia no site para conseguir visitar o espaço. A Japan House funciona de terça a sexta, das 10h às 18h. Aos sábados, das 9h às 19h, e nos domingos e feriados, das 9h às 18h.

Para conhecer esses e muitos outros lugares que são a cara do Japão, reserve um voo para São Paulo com a 123milhas e embarque nessa viagem cultural!