Todos

O que fazer em Curitiba (PR): pontos turísticos e passeios

12 de dezembro de 2021

Com várias praças e parques espalhados pelo município, Curitiba recebeu o título de cidade mais verde do país. Mas as atrações da charmosa cidade sulista vão além, com roteiros culturais e gastronômicos encantadores.

Se você quer saber o que fazer em Curitiba, embarque conosco neste guia pela capital paranaense, um dos destinos mais econômicos e também desejados pelos viajantes.

Conheça os principais pontos turísticos de Curitiba e saiba o que fazer para aproveitar a sua viagem!

Você vai ler sobre

Principais atrações em Curitiba

O município se destaca pelo alto nível de qualidade de vida e soluções urbanas. Para quem deseja conhecer lugares para ir em Curitiba, não faltam boas opções na cativante cidade sulista.

Por ser a capital mais alta da Região Sul, 935 m acima do nível do mar, Curitiba costuma registrar temperaturas muito baixas. A proximidade com o litoral aumenta a umidade do ar, causando nebulosidade.

Por isso, o frio é intenso e os dias de sol são raros. O que enaltece o charme do lugar, com tanto verde e belos cartões-postais, como o Museu Oscar Niemeyer, Teatro Ópera de Arame, Jardim Botânico, um rico Centro Histórico e muito mais.

Continue conosco e descubra os principais pontos turísticos de Curitiba.

O que fazer em Curitiba: pontos turísticos

Curitiba é uma cidade organizada e de fácil locomoção urbana, por isso é um ótimo destino para curtir um feriado prolongado ou mesmo sair da rotina no fim de semana.

Outro ponto forte da capital é a possibilidade de fazer passeios gratuitos. E é por eles que vamos começar. Conheça alguns lugares para ir em Curitiba sem pagar nada.

Centro Histórico de Curitiba

A capital paranaense começou como a pequena Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A visita ao Centro Histórico de Curitiba retrata um pouco da trajetória da região.

O Largo da Ordem, ponto principal do centro da cidade, é o conjunto histórico e arquitetônico mais importante do lugar, com suas ruas de pedra e casarões coloniais que remetem ao século XVIII, levando os turistas a imergir no passado do local.

Lá é possível visitar lugares icônicos como o Memorial de Curitiba, a Casa Romário Martins, o Solar do Barão, a Casa Vermelha, o Paço da Liberdade (atual espaço cultural SESC) e o Palácio Giuseppe Garibaldi (antigo local de encontro dos imigrantes italianos).

Durante o passeio, vale a pena conhecer o primeiro templo católico da cidade, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, onde também está o Museu de Arte Sacra e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito, usada para os cultos dos escravizados.

Na Praça João Cândido, encontra-se o Museu Paranaense, antiga sede do governo, que conta a história do estado em painéis e artefatos dos imigrantes e dos povos indígenas que povoaram a região.

Há também a Feira de Artesanato do Largo da Ordem, onde os produtores locais vendem comidas regionais, artesanato, brinquedos, itens de colecionador, vestuário e outras utilidades. A feira já pode ser visitada às sextas e sábados, das 9h às 14h.

Você pode conhecer o Centro Histórico de Curitiba a pé ou de transporte público. Todos os pontos turísticos destacados oferecem visita gratuita.

Além disso, o lugar também faz parte da rota da Linha Turismo, em que o visitante paga um valor fixo por período e percorre, de ônibus, mais de 20 atrações do centro. Durante as paradas, existe a possibilidade de descer e conhecer os pontos de perto. Além disso, os guias explicam sobre cada uma das atrações. 

O que fazer em Curitiba: Pontos Turísticos e Passeios | Centro Histórico Catedral Nossa Senhora da Luz | Conexão123

Catedral Nossa Senhora da Luz, no Centro Histórico de Curitiba

Rua das Flores

Conhecida por ser a primeira avenida no país totalmente dedicada ao passeio de pedestres, a rua é bastante movimentada e ideal para quem deseja ir às compras, conhecer bons restaurantes ou cafés da cidade.

Durante o Natal, acontece uma apresentação do coral infantil, que canta nas janelas do Palácio Avenida, localizado na Rua XV de Novembro.

Por ser estar no centro de Curitiba, vale a pena estender a visita e fazer aquele tour pelas atrações que mencionamos acima. O passeio é gratuito e faz parte da rota da Linha Turismo.

Jardim Botânico de Curitiba

Os parques em Curitiba, a cidade das grandes áreas verdes, também são pontos turísticos que valem a pena visitar. Em destaque o cartão postal do município, o Jardim Botânico.

Com uma estufa tropical de três cúpulas inspirada nos antigos salões de cristal ingleses, área arborizada, trilhas e um belíssimo jardim sensorial em estilo francês, o lugar dispõe de uma vista encantadora.

Por isso, atrai muitos visitantes que podem explorar os jardins internos e externos com mais de 50 plantas de beleza e aromas encantadores, além das mais de 400 espécies catalogadas no Museu Botânico.

O jardim é tão extenso que é possível passar o dia inteiro conhecendo suas particularidades e finalizar a visita com um piquenique especial ao entardecer, quando a vista para a cúpula de vidro fica ainda mais sensacional.

A visita é totalmente gratuita e o Jardim Botânico, que fica localizado na Rua Engenheiro Ostoja Roguski s/n, também faz parte da Linha Turismo de Curitiba.

O que fazer em Curitiba: Pontos Turísticos e Passeios | Jardim Botânico – Curitiba | Conexão123

Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos de Curitiba

Ópera de Arame

Erguido sobre uma antiga pedreira desativada, o Teatro Ópera de Arame é um dos cartões postais e principais pontos turísticos de Curitiba.

O charme do lugar se inicia nas paredes e teto de vidro, sustentados por uma estrutura de metal. O imponente teatro conta com uma passarela suspensa sobre o lago, que dá acesso à sua entrada.

Graças aos seus vitrais, é possível ver de fora o palco e o auditório com mais de 1.500 assentos. A visitação é gratuita, mas só é possível conhecer o interior do teatro mediante a compra de ingressos para as apresentações.

Principais parques em Curitiba

Tão belos quanto o Jardim Botânico, descubra outros parques em Curitiba que se destacam no roteiro turístico e têm entrada gratuita.

– Parque Tanguá: possui um mirante onde ficam lindos jardins. As partes superior e inferior contam com lagos, uma cachoeira artificial e um túnel escavado na rocha.

O que fazer em Curitiba: Pontos Turísticos e Passeios | Parque Tanguá – Curitiba | Conexão123

O Tanguá é um dos mais belos parques em Curitiba

– Parque Barigui: famoso pela presença de inúmeras capivaras, é popular entre os moradores e considerado um dos principais parques da cidade por oferecer diversas opções de lazer. Possui um grande lago cercado por quiosques, churrasqueiras para os visitantes, centro de exposições e o Museu do Automóvel, com pistas de corrida.

– Parque Tingui: além de bosque repleto de belas flores, o parque  tem uma ciclovia e o Museu Ucraniano, com a réplica de uma igreja eslava.

– Bosque do Papa: inaugurado em 1980, após a visita do pontífice da igreja católica, o bosque possui pista de caminhada, ciclovia e pequenas lojas de artesanato polonês, assim como o Memorial da Imigração Polonesa. O bosque fica ao lado do Museu Oscar Niemeyer.

– Bosque Alemão: oferece atrações como o Oratório Bach, sala de concertos musicais; mirante na Torre dos Filósofos, a trilha João e Maria, com trechos do conto dos irmãos Grimm; e a biblioteca infantil Casa Encantada.

– Passeio Público: inaugurado em 1886, foi o primeiro parque da cidade. Embora seja pequeno, a visita rende um gostoso passeio na área que já foi um jardim botânico. O local possui ainda uma biblioteca e um memorial dedicado aos povos árabes.

– Zoológico Municipal de Curitiba: lá vivem 1.800 animais, de 127 diferentes espécies, como onças-pintadas, pumas, leões, babuínos, camelos, ursos e muito mais.

Museus em Curitiba

Cerca de 25 museus, espalhados pela capital paranaense, guardam importantes fragmentos da história do estado, do Brasil e do mundo. Veja quais você precisa visitar durante sua viagem a Curitiba.

– Museu Oscar Niemeyer: conhecido também como “Museu do Olho”, o espaço tem seu projeto arquitetônico assinado pelo próprio Niemeyer. É dedicado ao trabalho do famoso arquiteto e conta com acervo de maquetes e vídeos de suas obras.

O que fazer em Curitiba: Pontos Turísticos e Passeios | Museu Oscar Niemeyer - Curitiba | Conexão123

O Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba, é uma das obras mais impactantes de Oscar Niemeyer

Além disso, abriga exposições de arte modernista, algumas temporárias e outras permanentes, com obras de nomes como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Di Cavalcanti.

Em sua área externa, há um jardim com esculturas dos artistas Tomie Ohtake e Erbo Stenzel. O museu está na rota da Linha Turismo e seus ingressos custam R$ 20. Às quartas-feiras, a entrada é gratuita das 10h às 18h, com uma programação especial.

– Museu do Holocausto: com um acervo de fotografias, depoimentos e objetos pertencentes às vítimas do holocausto, o local funciona como um memorial da Segunda Guerra Mundial e tem como objetivo promover uma reflexão sobre as consequências da intolerância.

A visitação é gratuita e é possível escolher entre tours guiados ou independentes, porém, ambos com agendamento prévio pelo site.

– Museu de Arte Contemporânea: dedicado a obras de artistas paranaenses e nacionais, o museu oferece um acervo com mais de 1.500 peças entre pinturas, esculturas, fotografias e outras obras. A entrada custa R$ 20 e às quartas-feiras a visitação é gratuita.

– Museu do Automóvel: o local reúne cerca de 70 carros antigos, entre eles uma McLaren que pertenceu ao ex-automobilista brasileiro Emerson Fittipaldi.

– Museu Egípcio: possui um acervo com réplicas de peças egípcias de diversas épocas, além da única múmia original no Brasil, a Tothmea, embalsamada há 2.500 anos.

Mercado Municipal de Curitiba

Se você curte conhecer a culinária regional em suas viagens, vale a pena incluir no roteiro uma visita ao Mercado Municipal de Curitiba e se deliciar com os quitutes especiais da cidade. No espaço é possível comprar produtos para levar ou comer no local. Chocolates, pastéis, queijos, embutidos, doces e salgadinhos japoneses são algumas das iguarias disponibilizadas por lá. O passeio faz parte da Rota Turismo e é gratuito. 

Agora que você já viu nosso guia completo sobre o que fazer e os principais pontos turísticos de Curitiba, aproveite as promoções imperdíveis da 123milhas e reserve agora mesmo a sua viagem!

RESPOSTAS123

  • Conhecer o Centro Histórico
  • Fazer compras e comer na Rua das Flores
  • Visitar o Jardim Botânico

O Centro Histórico de Curitiba oferece opções de bares e restaurantes para aproveitar a noite.

  • Jardim Botânico de Curitiba
  • Ópera de Arame
  • Museu Niemeyer

Visitar os parques Tanguá e Barigui, o Bosque do Papa, o Bosque Alemão, o Passeio Público e o Zoológico de Curitiba.