Lugares para conhecer

Conheça a Costa do Descobrimento do Brasil: junção de história e lindas paisagens

20 de abril de 2023

Se você está na Bahia ou planeja visitá-la, não deixe de conhecer a encantadora região que representa a perfeita junção de história e beleza natural: a Costa do Descobrimento, onde os portugueses tiveram o primeiro contato com o que seria o Brasil.

A costa é uma área de cerca de 12 mil km² no litoral sul da Bahia, que reúne os locais com referências históricas à chegada dos colonizadores portugueses em 1500. O Conexão123 organizou um roteiro com alguns pontos turísticos para quem deseja conhecer onde foi o descobrimento do Brasil e se deslumbrar com paisagens dignas de cinema.

Conheça com o Conexão123

Porto Seguro: onde os portugueses chegaram

Porto Seguro faz parte da Costa do Descobrimento, local em que os portugueses chegaram no dia 22 de abril de 1500.

A cidade é conhecida pela vida noturna, com bares, restaurantes e baladas, mas há diversas outras atividades disponíveis, como conhecer aldeias indígenas, igrejas e centros históricos. O Expedição Brasil visitou a Costa do Descobrimento e trouxe para você os melhores passeios em Porto Seguro.

Seu roteiro pode se dividir em duas partes: uma para visitar o centro histórico de Porto Seguro e o Parque Nacional do Monte Pascoal e outra para conhecer algumas praias da Costa do Descobrimento, como a Praia do Espelho e o Arraial d’Ajuda.

Você pode se hospedar em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda ou Trancoso e realizar passeios de automóvel. Lembre-se de que a 123milhas oferece aluguel de carros para você conhecer a Costa do Descobrimento.

Porto Seguro ainda dispõe de um aeroporto internacional, que recebe voos diretos de várias localidades brasileiras. Conte com a 123milhas para obter passagens aéreas para este destino único!

Centro histórico de Porto Seguro

Se a vida noturna de Porto Seguro é muito agitada para você, então aproveite a luz do sol para passear: reserve o dia para conhecer o centro histórico. O local marca o ponto onde nasceu o município. Se você tem profundo interesse na história do descobrimento do Brasil, a dica é contratar um guia que vai explicar com detalhes sobre a conquista do nosso país pelos portugueses. 

Entre as atrações do centro histórico de Porto Seguro está o Marco do Descobrimento, que sinaliza a chegada dos navegadores em 22 de abril de 1500.  Lá também estão construções da época do Brasil Colônia. Em uma delas, fica o Museu do Centro Histórico de Porto Seguro.

Planeje sua viagem e conheça o local do descobrimento do Brasil | Centro Histórico de Porto Seguro | Conexão123

Tombado como patrimônio histórico, o centro de Porto Seguro é o ponto de partida para conhecer a da história do Brasil

Vale a passagem pela Igreja da Misericórdia, conhecida como a primeira do Brasil e onde hoje funciona o Museu de Arte Sacra.

Prepare seu celular: o passeio pelo centro histórico de Porto Seguro rende belíssimas imagens, seja durante o dia, seja ao pôr do sol, principalmente no mirante do Cruzeiro, com vista para o mar azul-turquesa.

Praia de Coroa Vermelha

Em 26 de abril de 1500, quatro dias depois da chegada de Pedro Álvares Cabral, foi realizada a primeira missa católica no Brasil, no local que hoje é conhecido como Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, município vizinho de Porto Seguro. 

No dia 1° de maio daquele ano, nesse mesmo lugar, Cabral mandou erguer uma cruz com as armas e divisas reais de Portugal. O monumento original se perdeu, mas em homenagem ao evento, na ocasião dos 500 anos de descobrimento do Brasil, o local ganhou uma cruz de metal de 16 metros de altura, relembrando o importante acontecimento.

A Praia de Coroa de Vermelha fica a 16 km do centro de Porto Seguro e é uma das melhores para ficar com a família. As águas azuis, de tão calmas, formam piscinas naturais, e a orla tem várias opções de bares e restaurantes. Também há lojinhas para fazer compras de artesanato Pataxó. 

Parque Nacional do Monte Pascoal

Essa é uma atração imperdível da Costa do Descobrimento, com uma história única e geografia impressionante.

As caravelas portuguesas chegaram ao Brasil sob o comando de Pedro Álvares Cabral. Veja como eles descreveram essa chegada na famosa Carta de Pero Vaz de Caminha ao então rei de Portugal, D. Manuel:

“Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra. Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele. E de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto, o capitão pôs nome – o Monte Pascoal”. 

Esse primeiro ponto avistado pelos portugueses foi batizado de Monte Pascoal porque era época de Páscoa. Ele está localizado a 60 quilômetros de Porto Seguro e se tornou oficialmente Parque Nacional em 29 de novembro de 1961. Tem 22.500 hectares de área coberta por mata atlântica e abriga a reserva indígena Pataxó. Sim, era esse um dos lugares onde os indígenas viviam quando o Brasil foi descoberto, e estão lá até hoje. 

Além desse mergulho na história do Brasil, o Parque Nacional do Monte Pascoal oferece atrações como a Vila de Caraíva Velha, as praias de Caraíva, Xandó e Bugigão, os passeios de buggy e canoa. Uma dica é visitar aldeias e espaços da cultura indígena Pataxó, como a reserva Porto do Boi.

Praia do Espelho

Depois de se aprofundar na história do descobrimento do Brasil, reserve os demais dias para se encantar com as praias mais bonitas do nosso país. E comece pela Praia do Espelho, na Vila de Caraíva.

A Praia do Espelho tem esse nome por conta do mar transparente que reflete os raios do s

Planeje sua viagem e conheça o local do descobrimento do Brasil | Praia do Espelho, em Porto Seguro, Bahia| Conexão123

A Praia do Espelho é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil: visão paradisíaca em meio à história brasileira | Foto: Wikimedia Commons

ol. Ela é considerada uma das mais belas do Brasil, com piscinas naturais, areias brancas e coqueirais. Fica a cerca de 30 km de Trancoso e é um destino popular para quem quer relaxar e apreciar a paisagem de falésias coloridas e águas cristalinas.

Arraial d’Ajuda

Outro dos destinos mais procurados na Costa do Descobrimento é o Arraial d’Ajuda, um distrito de Porto Seguro. O Conexão123 – Expedição Brasil já esteve por lá e trouxe dicas de onde ficar em Arraial D’Ajuda e também de onde ir em Arraial D’Ajuda

O lugar é muito charmoso e reúne ecologia e história, para ficar no clima do aniversário do descobrimento do Brasil. Há praias belíssimas para descansar e para praticar esportes aquáticos. Restaurantes com culinária típica e internacional e prédios históricos garantem excelentes recordações.

Trancoso

Se você quer fugir da agitação de Porto Seguro, a melhor opção é ficar em Trancoso

Esse outro distrito de Porto Seguro mistura praias paradisíacas e tranquilas com construções que foram tombadas como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN).

O centro de Trancoso é conhecido como Praça do Quadrado. Tem  ruas de paralelepípedos, igrejas históricas e casas coloridas. Há lojas de marcas internacionais bem como de artesanato local. Trancoso ficou muito famoso, portanto não se espante ao encontrar celebridades frequentando o local. Até mesmo a Beyoncé já visitou o vilarejo!

A praia mais central de Trancoso é a dos Coqueiros, que fica a 10 minutos da Praça do Quadrado. 

Realmente, há muito o que fazer em Trancoso. O Conexão123 esteve por lá e preparou um guia de onde ir a Trancoso

Planeje sua viagem e conheça o local do descobrimento do Brasil | Praça do Quadrado em Trancoso, Bahia | Conexão123

Na Praça do Quadrado, em Trancoso, Bahia, o turista mergulha na história do Brasil

Saiba mais sobre o descobrimento do Brasil

O descobrimento do Brasil aconteceu como resultado de uma expedição que buscava alcançar a Índia, cruzando o oceano Atlântico. Porém, a chegada em território brasileiro não foi por acaso como até há pouco se acreditava. De acordo com a tutora dos conteúdos de História da Faculdade Belas Artes, Adriana Alves, “há registros de chegada de outros navegadores antes de Cabral”. 

Planeje sua viagem e conheça o local do descobrimento do Brasil | Tela de Oscar Pereira da Silva que retrata o que o desembarque de Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500  | Conexão123

Reprodução da tela de Oscar Pereira da Silva que retrata o que seria o desembarque de Pedro Álvares Cabral em 22 de abril de 1500 onde hoje é Porto Seguro | Reprodução: Acervo Museu do Ipiranga

“Eles sabiam da possibilidade de haver terras por aqui, e elas foram achadas nesta busca enquanto faziam o contorno para chegar às Índias”, afirma Adriana, que completa: “inclusive, na carta de Pero Vaz Caminha há o uso da expressão “achamento”. A chegada específica na região onde fica a atual Bahia, essa, sim, foi uma casualidade. 

Gostou dessa viagem pela história e quer saber mais sobre o descobrimento do Brasil? A 123milhas tem pacotes para a Costa do Descobrimento, voos e hotéis para se hospedar. Como você viu, há vários passeios, então conte com a 123milhas para alugar seu carro.

RESPOSTAS123

O Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500, quando os portugueses chegaram à atual cidade de Porto Seguro, na região que hoje é conhecida como Costa do Descobrimento.

Quem descobriu o Brasil no ano de 1500 foi o navegador português Pedro Álvares Cabral.

O Brasil foi descoberto em 1500 pela expedição comandada por Pedro Álvares Cabral. Os portugueses tinham indícios de que havia terras nessa parte do planeta e, ao fazer o caminho para as Índias, fizeram navegações para achar terra firme.