Lugares para conhecer

Dia Mundial da Arte: conheça três museus surpreendentes pelo mundo

14 de abril de 2023

Celebrado em 15 de abril, o Dia Mundial da Arte é uma oportunidade para destacar a importância das artes na vida humana e descobrir como elas podem influenciar e enriquecer as experiências de viagem.

Mergulhe com o Conexão123 nessa comemoração global de criatividade e expressão artística conhecendo três museus surpreendentes pelo mundo. Boa leitura!

Conheça com o Conexão123

Dia Mundial da Arte é celebrado em 15 de abril em todo o mundo

O Dia Mundial da Arte é uma data especial que celebra a importância da arte em nossas vidas. Comemorada anualmente em 15 de abril, em homenagem ao nascimento do mestre italiano Leonardo da Vinci, essa efeméride foi estabelecida pela International Association of Art como uma forma de promover a conscientização sobre a diversidade e o valor da arte.

Várias cidades ao redor do mundo celebram o Dia Mundial da Arte com uma série de eventos, exposições e atividades especiais. Além disso, muitos artistas e entusiastas do ofício também se envolvem nas redes sociais, compartilhando seus trabalhos ou promovendo eventos locais em suas comunidades. 

O Dia Mundial da Arte é uma oportunidade para destacar a diversidade e a riqueza da arte em todo o mundo e incentivar a apreciação e o apoio aos artistas e suas obras. Conheça agora três museus surpreendentes pelo mundo escolhidos pelo Conexão123 para você conhecer. Boa viagem!

Instituto Inhotim (Brasil)

Localizado em Brumadinho, Minas Gerais, o Instituto Inhotim é um destino turístico singular que combina arte contemporânea, natureza exuberante e cultura em um só lugar. 

Fundado em 2004 pelo colecionador de arte Bernardo Paz, o Inhotim é uma das principais atrações culturais do Brasil. Com uma área de 140 hectares, o instituto abriga uma impressionante coleção de obras de arte contemporânea, incluindo pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e instalações, de artistas brasileiros e internacionais.

Por lá destacam-se obras de Cildo Meireles, Hélio Oiticica e Beatriz Milhazes, além dos estrangeiros Chris Burden, Olafur Eliasson e Yayoi Kusama. Celacanto Provoca Maremoto, de Adriana Varejão, é uma instalação composta por 26 painéis de azulejos que retratam uma paisagem marinha, criando uma sensação de ruptura e transformação. 

Já a instalação Beam Drop, criada pelo norte-americano Chris Burden, um renomado artista contemporâneo, consiste em uma grande escultura formada por 71 vigas de ferro. Em sua criação, as hastes foram içadas por um guindaste a 45 metros de altura e soltas em uma piscina retangular de concreto fresco. 

Dia Mundial da Arte: conheça três museus surpreendentes pelo mundo | Beam Drop | Conexão123

A obra Beam Drop, situada atualmente no Instituto Inhotim, já havia sido montada em 1984, no Art Park, parque de esculturas de Nova York

Além disso, o Inhotim possui um vasto jardim botânico com mais de 4 mil espécies de plantas tropicais, tornando-se uma experiência única em que arte e natureza convivem em harmonia.

Os pavilhões que abrigam as instalações artísticas do Inhotim são verdadeiras obras de arte em si mesmos. Projetados por arquitetos renomados como Ruy Rezende e Rodrigo Cerviño Lopez, entre outros, os edifícios são feitos de materiais como vidro, concreto e aço, e muitos deles têm formatos e desenhos incomuns, desafiando as convenções arquitetônicas tradicionais. 

Não é à toa que o Instituto Inhotim é considerado um dos mais importantes centros de arte contemporânea do mundo, atraindo turistas e amantes da arte de todas as partes do globo.

Museu de Arte de Adachi (Japão)

Situado em Yasugi, no Japão, o Museu de Arte de Adachi é uma instituição cultural que oferece uma rica experiência e imersão nas expressões artísticas japonesas, um lugar perfeito para celebrar o Dia Mundial da Arte. Fundado em 1984, o museu é dedicado à preservação e exibição de obras de artistas do país, com ênfase nas artes tradicionais e contemporâneas. 

O Museu de Arte de Adachi foi criado graças à paixão e dedicação de Zenko Adachi, um rico empresário japonês que tinha uma grande coleção de arte. Adachi doou seu acervo pessoal de mais de 1.700 obras, com o objetivo de criar um museu que promovesse a cultura japonesa e permitisse o acesso público a essas preciosidades artísticas.

O museu está localizado em um belo edifício de estilo japonês, rodeado por um exuberante jardim, que complementa perfeitamente a experiência artística oferecida pela instituição. O jardim foi projetado por Kinsaku Nakane, um dos principais paisagistas japoneses do século XX, e é considerado uma obra de arte em si mesmo. 

Dia Mundial da Arte: conheça três museus surpreendentes pelo mundo | Museu Adachi | Conexão123

O jardim do Museu de Arte de Adachi, no Japão, é considerado uma obra de arte

Composto por várias áreas temáticas, como um lago com carpas coloridas, uma cascata, um jardim de pedras e um bosque de bambus, entre outros elementos tradicionais da paisagem japonesa.

A coleção do Museu de Arte de Adachi é composta por cerca de 12 mil itens, incluindo pinturas, esculturas, cerâmicas, objetos de arte e artefatos culturais. O acervo é voltado principalmente para a arte japonesa, com ênfase nas pinturas dos períodos Heian (794-1185) e Kamakura (1185-1333), de grande importância na história da arte japonesa. 

A exposição ainda contempla obras de arte chinesas, coreanas e do Sudeste Asiático, que complementam e enriquecem a compreensão da arte e da cultura asiáticas. A coleção de cerâmica também é notável, com peças de artistas famosos como Hamada Shoji, Kawai Kanjiro e Shimaoka Tatsuzo, que são considerados mestres da cerâmica japonesa contemporânea.

Museu Guggenheim em Bilbao (Espanha)

O Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, é uma das mais renomadas instituições culturais do mundo, conhecida por sua arquitetura icônica e sua coleção de arte contemporânea de prestígio. 

Inaugurado em 1997, o museu tornou-se um marco emblemático na cidade de Bilbao, revitalizando a região e atraindo turistas de todo o mundo. O Museu Guggenheim em Bilbao é um dos quatro museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim, uma instituição de arte moderna e contemporânea fundada em Nova York em 1937. 

O projeto do museu foi confiado ao renomado arquiteto canadense Frank Gehry, conhecido por suas obras arrojadas e inovadoras. Gehry projetou um edifício revolucionário, com uma estrutura de titânio ondulada, que se tornou uma obra-prima da arquitetura contemporânea. 

Dia Mundial da Arte: conheça três museus surpreendentes pelo mundo | Museu Guggenheim | Conexão123

O Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, é conhecida por sua arquitetura icônica

Além de suas formas marcantes, o Museu Guggenheim em Bilbao abriga uma coleção de arte contemporânea de renome internacional. Entre as principais atrações destacam-se obras de artistas como Andy Warhol, Jeff Koons, Anish Kapoor, Richard Serra, Yves Klein e muitos outros. 

O museu também oferece uma experiência única ao ar livre, com suas esculturas de grande porte espalhadas pelos jardins que cercam o edifício. O Cachorrinho de Flor, de Jeff Koons, e a Spider, de Louise Bourgeois, são algumas das esculturas emblemáticas que podem ser encontradas nos arredores do museu.

Partiu celebrar o Dia Mundial da Arte e conhecer museus surpreendentes pelo mundo? A 123milhas acredita que viajar é para todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros.

RESPOSTAS123

Em 2012 a Associação Internacional de Arte instituiu o aniversário de Da Vinci, 15 de abril, como o Dia Mundial da Arte.