Lugares para conhecer

Cidade do Rock no Rio de Janeiro: lugares para conhecer nas proximidades

31 de agosto de 2022

A Cidade do Rock no Rio de Janeiro é um dos lugares da cidade que mais vai receber turistas em setembro de 2022. Sendo assim, reunimos algumas indicações de praias e outras atrações para conhecer nos arredores do Parque dos Atletas, anteriormente conhecido como Parque Olímpico Cidade do Rock.

Você vai ler sobre

Onde fica a Cidade do Rock?

A Cidade do Rock é o local onde acontece um dos maiores festivais de música do país, o Rock in Rio 2022. Este ano o evento recebe nomes como Iron Maiden, Guns N´Roses, Coldplay, Justin Bieber e Demi Lovato.

Mas onde fica a Cidade do Rock? Atualmente, ela fica no Parque dos Atletas, antes conhecido como Parque Olímpico Cidade do Rock, na Av. Salvador Allende, 6.500, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Se você já está com seu ingresso garantido para curtir as atrações do festival, separamos indicações de lugares para conhecer nos arredores. Confira esta matéria exclusiva do Conexão123, sua plataforma de incentivo a experiências de viagens.

Cidade do Rock no Rio de Janeiro: praias próximas

Existem belas praias no Rio de Janeiro, para curtir o tempo livre entre shows. Elas são ótimas opções para contemplar paisagens de águas azuladas, praticar esportes radicais e aquáticos. 

Praia da Reserva, Rio de Janeiro

A Praia da Reserva no Rio de Janeiro, também conhecida como Praia da Reserva de Marapendi, está localizada a aproximadamente 14 km da Cidade do Rock e é uma das opções mais procuradas pelos turistas que desejam curtir momentos de sossego na natureza. Sua faixa de areia tem aproximadamente 8 km de extensão, e o mar é uma delícia para o banho e até mesmo para o surfe, com ondas cavadas e rápidas.

A praia está inserida em uma reserva ecológica, a unidade de conservação Parque Natural Municipal Nelson Mandela, o que torna o destino ideal para a prática de atividades ligadas ao ecoturismo, uma modalidade muito procurada no Brasil.

Para chegar até lá, o indicado é você alugar um carro, assim, consegue fazer os passeios com maior flexibilidade e autonomia, respeitando os seus horários disponíveis. 

Praia da Macumba, Rio de Janeiro

A Praia da Macumba no Rio de Janeiro é uma das mais queridas dos surfistas, por conta das ondas radicais e com longas arrebentações, que favorecem a prática do esporte, principalmente entre aqueles que surfam com longboard. 

Além do surfe, é muito comum ver pessoas fazendo caminhada ou andando de bicicleta ao longo da orla. O lugar tem uma boa infraestrutura, contando com quiosques por toda a extensão. 

Essa bela praia no Rio está localizada na Zona Oeste, a pouco mais de 12 km da Cidade do Rock. O trajeto de carro pode levar mais ou menos 20 minutos.

Praia de Grumari, Rio de Janeiro

A Praia de Grumari é um dos lugares para colocar na lista de o que fazer no Rio de Janeiro, com foco na Zona Oeste da Cidade Maravilhosa, onde a praia está situada. Ela é ligeiramente mais afastada da Cidade do Rock do que as outras citadas,  a 17 km de distância, o que pode significar um trajeto de aproximadamente 30 minutos de carro. 

O local é ideal para recarregar as energias, em meio à natureza. Assim como a Praia da Reserva, a de Grumari também fica em uma área de proteção ambiental, fazendo parte do Parque Estadual da Pedra Branca. 

Ela é menos frequentada por turistas e, sendo assim, representa um paraíso para o descanso. Também é possível procurar pelas ondas perfeitas e praticar esportes aquáticos, como o surfe.

Cidade do Rock no Rio de Janeiro: lugares para conhecer nas proximidades | Praia de Grumari | Conexão123

A Praia de Grumari é um dos lugares para colocar na lista de o que fazer no Rio de Janeiro

Praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

A Praia da Barra da Tijuca é uma das mais conhecidas do Rio de Janeiro. Está localizada a uma distância de cerca de 10 km da Cidade do Rock.

Se você procura um lugar badalado, com bom fluxo de pessoas, e que também proporciona uma paisagem espetacular, por conta das águas esverdeadas e límpidas, vá conhecer a Praia da Barra no Rio. Aproveite para se aventurar e praticar esportes como: surfe, body boarding ou stand up paddle. 

Além disso, em algum dos momentos dedicados à refeição, dê uma passada na famosa Barraca do Pepê, uma das mais agitadas da região, com um cardápio variado de quitutes deliciosos, como, por exemplo, o prato de petiscos de camarão acompanhado de batata frita e molho de sua preferência. 

Praia do Recreio, Rio de Janeiro

A Praia do Recreio ou, com sobrenome, Praia do Recreio dos Bandeirantes, localizada no fim da Avenida Sernambetiba, continuação da Barra da Tijuca, está a uma distância de cerca de 10 km da Cidade do Rock.

É uma das praias apropriadas para banho no Rio de Janeiro, apesar de que às vezes o mar pode ficar bem agitado. É ótima para curtir os dias de sol enquanto se delicia com uma água de coco. Além disso, é uma praia pouco frequentada, o que garante momentos de sossego.

Cidade do Rock no Rio de Janeiro: outras atrações nas redondezas

Se o seu foco é conhecer o Rio de Janeiro para além das praias, existem boas atrações para curtir nas redondezas, como:

  • Sítio Roberto Burle Marx
  • Pedra Bonita
  • Casa do Pontal
  • Mercado dos Produtores – Uptown Barra
  • Shopping Metropolitano da Barra

Veja a seguir sobre cada um desses points!

Sítio Roberto Burle Marx

O Sítio Roberto Burle Marx, situado no bairro de Barra Guaratiba, é uma unidade especial do IPHAN — Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O local serviu, a partir de 1973, como casa de um dos maiores paisagistas brasileiros do século XX, Burle Marx.

O espaço tem uma área de mais de 400 mil m², sendo que seu acervo botânico e paisagístico abriga cerca de 3.500 espécies cultivadas, uma das mais importantes coleções mundiais focadas em espécies da flora. Aos apaixonados por botânica, arquitetura e urbanismo, o lugar é uma referência para visitação.

O sítio abriga ainda o Museu-Casa de Burle Marx, que conta com a exibição de obras de arte e de artesanato adquiridos pelo paisagista, e objetos pessoais. O acervo da casa possui mais de 3 mil itens, incluindo trabalhos de Burle Marx, que, além de paisagista, também era pintor, desenhista, designer, escultor e cantor.

Agende o passeio antecipadamente pelo site, porque o lugar tem um fluxo de visitação muito grande.

Endereço: Estr. Roberto Burle Marx, 2019 – Barra Guaratiba, a cerca de 20 km da Cidade do Rock.

Cidade do Rock no Rio de Janeiro: lugares para conhecer nas proximidades | Sítio Roberto Burle Marx | Conexão123

O Sítio Roberto Burle Marx reúne um registro completo da vida e da obra de Burle Marx | Foto: Divulgação / Sítio Burle Marx

Pedra Bonita

O Rio de Janeiro continua lindo e contemplado com paisagens naturais de tirar o fôlego. Para ter uma visão panorâmica de tamanha beleza, você pode visitar a Pedra Bonita, localizada no Parque Nacional da Tijuca.

Por lá, pode-se realizar esportes radicais, como o voo de asa-delta, saltando de pouco mais de 500 m de altitude. Chegar até o topo da Pedra Bonita é possível via trilha, com o acompanhamento de um guia turístico com experiência na rota. A trilha abre às 8h e fecha às 17h. 

Endereço: Estr. da Cascatinha, 850 – Alto da Boa Vista, a pouco mais de 22 km da Cidade do Rock.

Museu Casa do Pontal

O Museu Casa do Pontal é o point perfeito para estreitar laços com a cultura brasileira. É considerado um dos mais significativos museus de arte popular do país, com um acervo de mais de 9 mil peças de artistas nacionais, curadas pelo designer francês Jacques Van de Beuque.

O museu funciona de quinta a domingo, das 10h às 18h. Para ter acesso às exposições, reserve seu ingresso com antecedência pelo site oficial da Casa do Pontal. Ah, e a entrada é gratuita para todos, durante todos os dias da semana. 

Visite um dos museus do Brasil para se encantar e viajar na história e na arte!

Endereço: Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca, a pouco mais de 15 km da Cidade do Rock.

Cidade do Rock no Rio de Janeiro: lugares para conhecer nas proximidades | Museu Casa do Pontal | Conexão123

O Museu Casa do Pontal conta com um acervo de mais de 9 mil peças de artistas nacionais | Foto: Divulgação / Museu Casa do Pontal

Mercado dos Produtores – Uptown Barra

Quer curtir as noites no Rio de Janeiro? Visite o Mercado dos Produtores – Uptown Barra, um local fechado que reúne restaurantes, quiosques e música ao vivo, ideal para marcar um date com o crush ou curtir com os amigos. 

Entre os estabelecimentos disponíveis para consumir iguarias deliciosas, podemos citar: Açougue Vegano, Quiosque Antuérpia, Café Petit Paris, Cervejaria Tio Ruy, Drinkeria Sauer, Império do Espeto, e muitas outras opções com cardápios deliciosos. 

O mercado é aberto de segunda a sábado, das 11 às 00h e aos domingos e feriados, das 12h às 22h. Consulte os horários antecipadamente, pois podem mudar sem aviso prévio.

Endereço: Av. Ayrton Senna, 5.500 – Bloco 12 – Barra da Tijuca, a pouco mais de 10 km da Cidade do Rock.

Shopping Metropolitano da Barra

Também é possível visitar o Shopping Metropolitano da Barra e curtir uma tarde de passeios em meio a uma grande variedade de lojas e restaurantes.

São mais de 200 lojas, incluindo um cinema, que tem em cartaz os filmes mais comentados do momento. Verifique os horários antes de marcar sua sessão com os amigos. 

Por isso, entre os seus passeios no Rio de Janeiro, você pode incluir o Shopping Metropolitano da Barra, que é aberto todos os dias da semana, das 10h às 22h, exceto aos domingos, em que o funcionamento é das 15h às 21h. Consulte os horários antecipadamente, pois podem mudar sem aviso prévio.

Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1.300 – Barra da Tijuca, a pouco mais de 6 km da Cidade do Rock.

Hotéis perto da Cidade do Rock

Existem boas opções de hospedagem na região da Cidade do Rock. Separamos duas dicas especiais de hotel para você conhecer quando estiver a passeio pela Cidade Maravilhosa.

O Vogue Square Fashion Hotel by Lenny Niemeyer, localizado próximo à Praia da Reserva, oferece piscina de borda infinita ao ar livre, spa e quartos elegantes projetados pela famosa estilista brasileira Lenny Niemeyer. As acomodações incluem móveis exclusivos, ar-condicionado, TV de tela plana via satélite e cafeteira Nespresso.

O hotel disponibiliza quadra de tênis sem custo adicional, sauna a vapor, spa, academia, sessões de massagem, além de serviço de concierge e transporte para a praia aos sábados, domingos e feriados com empréstimo de guarda-sol, cadeira (conforme disponibilidade) e toalha. 

Já o Ramada Hotel Recreio Shopping fica a apenas 2,8 km da Praia do Recreio dos Bandeirantes e oferece 192 quartos com ar-condicionado, frigobar e TV de tela plana. Os banheiros privativos com chuveiros apresenta produtos de toalete de cortesia e secadores de cabelo.

Gostou de saber mais sobre os lugares para conhecer nas proximidades da Cidade do Rock? Conte com a 123milhas para concretizar a sua tão sonhada viagem!