Lugares para conhecer

Tipos de turismo para fazer no Brasil: ecoturismo, cultural e gastronômico

Não faltam lugares interessantes para conhecer nas terras tupiniquins e a retomada das viagens abre um leque gigantesco de opções. Em 2021, mesmo sendo um ano pandêmico, o país registrou uma alta de 21,1% no Índice de Atividades Turísticas. Existem muitos tipos de turismo para fazer no Brasil, cada um com as suas particularidades.

Os destinos refletem a identidade de seus viajantes. Aqueles que gostam de provar novos pratos, decidem por lugares com comidas típicas características. Os fãs de aventura costumam se desafiar e estar em meio à natureza. Já os roteiros culturais aproximam os visitantes dos moradores do local e enriquecem a viagem. Conheça mais sobre cada um desses modelos de turismo com as dicas do Conexão123. 

Você vai ler sobre

Turismo no Brasil

Com uma área de aproximadamente 8.516.000 km² o Brasil é um país de dimensões continentais, e seu território guarda muitas possibilidades para os viajantes. Alguns dos biomas mais impressionantes do mundo estão por aqui, como a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pantanal. Tanta diversidade é um paraíso para quem busca contato com a natureza.

Os apaixonados por história e cultura podem se entreter bastante nos quase 4 mil museus registrados pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), que preservam as memórias do nosso território e de seu povo. Se o seu negócio for comida boa, também está no lugar certo. A culinária brasileira é uma das mais ricas do mundo. Municípios como Paraty, Florianópolis e Belo Horizonte são até reconhecidos pela UNESCO como Cidades Criativas da Gastronomia. 

Certas cidades se destacam por suas paisagens naturais, como Arraial do Cabo e Fernando de Noronha, onde as praias e piscinas naturais são as maiores atrações. Tiradentes e Ouro Preto, em Minas Gerais, carregam grande potencial cultural, com enormes casarões históricos e igrejas do período colonial.

Ao planejar uma viagem pelo país, é importante conhecer um pouco sobre os lugares para comer, onde se hospedar e o que fazer em um destino. O Conexão123 conta com materiais completos, que informam sobre os pontos mais procurados pelos visitantes. 

As possibilidades de experiências para turismo no Brasil são inúmeras e sempre haverão novos lugares para explorar e conhecer. 

Tipos de turismo para fazer no Brasil: ecoturismo, cultural e gastronômico | Bandeira do Brasil ao pôr do sol pôr do sol na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro | Conexão123

O Brasil é repleto de oportunidades turísticas e para todos os gostos de viajantes

Ecoturismo

Você sabe o que é turismo ecológico? O ecoturismo é um segmento que tem como foco o patrimônio natural e cultural de um destino, incentivando sua preservação e desenvolvimento de consciência ambiental. 

Ele se caracteriza pela realização de programas que viabilizam o contato com a natureza, possibilitando mais proximidade com o meio ambiente. A sua proposta é unir lazer, conservação e sustentabilidade. Conheça algumas atividades ecoturísticas: 

  • Snorkeling 
  • Tirolesa
  • Trekking
  • Observação de aves
  • Arvorismo
  • Rafting
  • Escalada
  • Balonismo
  • Rapel
  • Cicloturismo

De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil foi escolhido por aproximadamente 19 milhões de estrangeiros em busca de atrações naturais nos últimos três anos. Tamanha movimentação traz muitos benefícios ao país, principalmente para a econômica e preservação de áreas verdes, como parques nacionais. 

Alguns dos destinos nacionais mais frequentes em roteiros ecoturísticos são:

Turismo cultural

O turismo cultural geralmente ocorre em regiões de muita tradição e história. Seu objetivo é expandir e preservar a identidade local e as manifestações de seu povo por meio de passeios guiados e excursões. 

As principais atrações turísticas culturais são: visita a palácios, igrejas, castelos, museus, sítios arqueológicos, quilombos, centros culturais, aldeias, mercados populares e galerias de arte. Essa modalidade também está ligada a eventos culturais, educacionais, artísticos e acadêmicos. 

Algumas das principais cidades históricas no Brasil são:

Após decidir qual destino irá conhecer, entre em contato com agências de turismo e leia sobre as principais atrações turísticas para criar seu roteiro cultural. Os horários de funcionamento e valores de ingressos de certas atividades podem sofrer alteração em determinadas épocas. 

Tipos de turismo para fazer no Brasil: ecoturismo, cultural e gastronômico | Ouro Preto, em Minas Geiras | Conexão123

A cidade mineira de Ouro Preto reserva atrativos históricos aos turistas, como igrejas do período colonial

Turismo gastronômico

O turismo gastronômico é o favorito de quem gosta de provar novos sabores e receitas. Os restaurantes, bares, quiosques e mercados oferecem uma grande variedade de pratos típicos, temperos, iguarias e ervas locais, criando uma experiência inesquecível ao viajante. 

Além de aproximar o visitante da cultura do destino, esse segmento promove a valorização da história e identidade de cada lugar. A Bahia, por exemplo, tem como seus principais ingredientes a pimenta, camarão, azeite de dendê e leite de coco. Já as regiões do Norte do Brasil têm em suas bases culinárias elementos provenientes da natureza e peixes de água doce.

Para valorizar e incentivar as iguarias típicas do mundo todo,  a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) lançou, em 2004, o projeto Creative Cities Network – UCCN (Rede de Cidades Criativas).

O projeto visa desenvolver e compartilhar experiências entre os destinos para torná-los mais inclusivos e sustentáveis. O UCCN abrange sete áreas criativas: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, literatura, mídia, música e gastronomia.

Dos mais de 35 locais ao redor do mundo integram esta última categoria, quatro ficam em solo brasileiro. Confira a lista nacional de Cidades Criativas da Gastronomia pela UNESCO:

  • Florianópolis (2014)
  • Belém (2015)
  • Paraty (2017)
  • Belo Horizonte (2019)

O Brasil tem muito a oferecer quando falamos de turismo, seja ecológico, cultural, gastronômico, entre outros, como o religioso. 

Que tal se aventurar pelo território brasileiro? Para isso, conte com a 123milhas e vivencie novas experiências!