Lugares para conhecer

Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça os melhores lugares para a prática do turismo sustentável

5 de junho de 2023

Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela ONU, em 1974, para chamar a atenção do mundo sobre a preservação dos ecossistemas e seus recursos naturais. Para os turistas, a melhor forma de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente é visitando destinos que praticam o turismo sustentável.

O Conexão123 vai te mostrar os melhores destinos internacionais para a prática do turismo sustentável, uma maneira consciente de conhecer o mundo e contribuir para a preservação dos recursos naturais. 

Conheça com o Conexão123

Melhores destinos para o turismo sustentável

Existem muitos destinos ao redor do mundo que estão liderando o caminho do turismo sustentável. Estes lugares não são apenas lindos e com paisagens deslumbrantes e protegidas, mas também locais que priorizam práticas de turismo responsável que beneficiam tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais.

Veja destinos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente | Turismo sustentável no Chile | Conexão123

Turismo sustentável concilia destinos com natureza preservada e respeito às comunidades locais

Então, neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Conexão123 faz um convite a você: vamos comemorar escolhendo destinos de viagem sustentáveis ​​que causam impacto positivo no planeta. Vamos priorizar práticas de conservação e turismo responsável e ajudar a criar um futuro mais sustentável para todos.

O Conexão123 reuniu alguns dos melhores destinos de turismo sustentável. Para todos eles, a 123milhas pode te auxiliar na compra de passagens aéreas e reserva de hotéis. 

Parques naturais, na Costa Rica

Um dos destinos sustentáveis mais visitados pelos viajantes do mundo todo é a Costa Rica. O país é considerado pela comunidade internacional “a joia ecológica da América Central”, justamente pela liderança que exerce nas práticas sustentáveis.

Esta nação abriga inúmeras pousadas ecológicas e iniciativas de turismo sustentável que promovem a conservação e práticas de turismo responsável. Os visitantes podem conhecer as exuberantes florestas tropicais do país, as praias intocadas e a diversidade da vida selvagem, ao mesmo tempo em que apoiam as comunidades locais e os esforços de conservação.

Veja destinos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente | Parque Nacional Manuel Antonio, na Costa Rica | Conexão123

A Costa Rica é um dos destinos mais procurados para o turismo sustentável

A Costa Rica é um exemplo brilhante de turismo sustentável, em que você pode se envolver em atividades de ecoturismo, observar animais em seu habitat natural e maravilhar-se com vulcões impressionantes. Entre os passeios sustentáveis que você pode desfrutar na Costa Rica estão:

  • Parque Nacional Manuel Antonio: neste parque localizado na costa do Pacífico você pode explorar trilhas cercadas por florestas, nadar em praias intocadas e observar uma incrível variedade de animais selvagens, incluindo macacos, preguiças e aves coloridas. O parque oferece orientações para minimizar o impacto dos visitantes.
  • Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde: localizada nas montanhas da Cordilheira de Tilarán, esta reserva é famosa por suas florestas de nuvens e sua rica biodiversidade. Caminhe por trilhas suspensas, admire orquídeas raras e observe animais como quatis e beija-flores. A reserva promove educação ambiental e pesquisa científica.
  • Parque Nacional Tortuguero: na costa caribenha, este parque é um importante local de desova de tartarugas marinhas. Num passeio de barco pelos canais é possível observar tartarugas, jacarés, macacos e aves tropicais. O parque enfatiza a proteção das tartarugas marinhas e promove a conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas costeiros.
  • Comunidade Indígena Bribri de Talamanca: Uma maneira significativa de celebrar o Dia do Meio Ambiente na Costa Rica é visitar a Comunidade Indígena Bribri de Talamanca. Conheça a cultura e as tradições desse povo ancestral e participe de atividades agrícolas sustentáveis promovidas pela comunidade.

Que tal conhecer essa joia do turismo sustentável na América Latina? Na 123milhas você pode pesquisar passagens aéreas para San José, a capital da Costa Rica. 

Para se hospedar na Costa Rica, a dica é o Hotel Chalet Tirol. O espaço fica próximo das encostas verdejantes de Heredia, no Vale Central da Costa Rica, na cidade de Los Angeles de San Rafael, perto da capital San José.

Ilhas Galápagos, no Equador

Quem ama Biologia e valoriza a preservação do meio ambiente precisa colocar Galápagos, no Equador, como destino obrigatório.

O arquipélago de Galápagos é internacionalmente reconhecido pela rica biodiversidade e espécies endêmicas, ou seja, que só existem naquele lugar. O local ficou famoso por inspirar a teoria da evolução de Charles Darwin. Hoje, é um exemplo de conservação e sustentabilidade, onde os visitantes podem desfrutar de uma experiência inigualável de observações da fauna e da flora.

Veja destinos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente | Vida selvagem em Galápagos | Conexão123

Em Galápagos você observa, de perto, várias espécies que só existem no arquipélago

Há muitos passeios sustentáveis que você pode desfrutar na Ilha de Galápagos:

  • Parque Nacional de Galápagos: uma área protegida que abrange várias ilhas e ilhotas. Os visitantes têm a oportunidade de ver de perto animais icônicos, como tartarugas gigantes, iguanas marinhas e pássaros exóticos, como o tentilhão, que foi a ave estudada por Darwin. É preciso seguir  as diretrizes de conservação, mantendo uma distância segura dos animais e não deixando nenhum resíduo para trás.
  • Observação de Vida Marinha em Snorkel: Galápagos é famoso por suas águas cristalinas e rica vida marinha. Em um passeio de snorkel dá para avistar os recifes de coral, nadar com leões-marinhos e observar tartarugas marinhas deslizando pela água. Algumas práticas responsáveis de snorkeling incluem não tocar nos corais e não perseguir os animais.
  • Ilha de Santa Cruz: é a ilha mais populosa do arquipélago e oferece diversas trilhas e caminhadas. Uma das atrações mais famosas é a Reserva El Chato. Lá você pode encontrar tartarugas gigantes em seu habitat natural. Conheça também a Estação Científica Charles Darwin que realiza pesquisas e programas de conservação.
  • Ilha Bartolomé: a Ilha Bartolomé é conhecida pelas paisagens vulcânicas impressionantes e pela famosa formação rochosa chamada de “Pinnacle Rock”.

Há diferentes formas para chegar ao arquipélago. Com a 123 milhas, você encontra voos para Galápagos! Saindo do Brasil, a viagem tem duração média de 21h, com conexão. 

Veja destinos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente | Isamar Hotel em Galápagos | Conexão123

O Isamar Hotel fica a poucos metros do Parque de Galápagos

Quem deseja se hospedar em Galápagos pode apostar no Isamar Hotel. Este hotel é pé na areia, literalmente: fica a poucos passos do Parque Nacional de Galápagos e da Praia de Puerto Villamil.

Fiordes e parques, na Noruega

Outro destino internacionalmente reconhecido como referência em turismo sustentável é a Noruega. O país é conhecido por sua beleza natural deslumbrante, dos fiordes (entradas de mar entre grandes montanhas rochosas) às luzes do norte. Mas a Noruega também está comprometida com a sustentabilidade, com foco na redução de emissões de carbono e na promoção de práticas de turismo sustentável. 

Veja destinos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente | Turismo sustentável na Noruega | Conexão123

A Noruega, com paisagens deslumbrantes, é um dos destinos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

O país combina paisagens impressionantes, como fiordes majestosos, montanhas imponentes e lagos cristalinos, com uma abordagem sustentável. Veja alguns dos passeios que você poderá aproveitar ao escolher a Noruega como destino para celebrar o Dia Internacional do Meio Ambiente:

  • Trilha de Preikestolen: localizada na região de Ryfylke, a Trilha de Preikestolen é uma das caminhadas mais famosas da Noruega, levando você a um penhasco impressionante, com vista para o Lysefjord. O percurso é cuidadosamente mantido e as orientações incentivam a preservação do ambiente natural.
  • Parque Nacional Jotunheimen: conhecido como o “Lar dos Gigantes”, o parque abriga as maiores montanhas da Noruega, incluindo o famoso pico Galdhøpiggen. Picos nevados, geleiras e vales profundos são algumas das paisagens observadas por suas trilhas para caminhadas.  
  • Vila de Sustentabilidade de Røros: para uma experiência cultural e sustentável, visite a vila de Røros, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Essa vila histórica é conhecida por sua arquitetura tradicional e suas práticas de sustentabilidade. 

Com a 123milhas você encontra voo direto para Oslo, na Noruega, de onde é possível conhecer todos esses pontos turísticos sustentáveis com viagens de trem. A vantagem, além de ser um meio de transporte sustentável, é ir apreciando as belíssimas paisagens norueguesas. 

Próximo a Oslo, na cidade de Lorenskog, fica o Thon Hotel Triaden, lugar certo para se hospedar no país. Dica: este hotel está a 15 minutos do local onde se entregam os prêmios Nobel, em Oslo. 

Nova Zelândia, referência mundial em turismo sustentável

Quando se trata de turismo sustentável, a Nova Zelândia é referência mundial. Além de ter servido de cenário para a filmagem da trilogia de “O Senhor dos Anéis”, o país tem uma natureza exuberante e extremo respeito à cultura dos povos originários, os Maoris, o que o torna um verdadeiro paraíso para os amantes da sustentabilidade. 

Veja destinos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente | Lago Wakatipu | Conexão123

Lago Wakatipu, na Nova Zelândia: país é referência de turismo sustentável

Suas paisagens impressionantes incluem montanhas, praias e florestas tropicais. O país também é reconhecido por seu compromisso com a proteção ambiental e a preservação de seus tesouros naturais.

A cultura Maori, que é parte integral da identidade neozelandesa, desempenha um papel fundamental nesse âmbito, com a filosofia da Kaitiakitanga, conceito que significa proteção ativa e cuidado responsável com a natureza. 

Veja algumas experiências de turismo sustentável na Nova Zelândia:

  • Caminhada no Milford Track: considerada uma das melhores caminhadas do mundo, oferece a oportunidade de conhecer a beleza dos fiordes da Nova Zelândia. A jornada leva quatro dias, com vistas deslumbrantes, cachoeiras majestosas e uma flora e fauna incríveis. A atividade é gerenciada para preservar o ambiente, com um número limitado de visitantes permitidos por dia.
  • Passeio de caiaque em Abel Tasman: o Parque Nacional Abel Tasman é um paraíso costeiro com praias de areia dourada, águas cristalinas e florestas exuberantes. Faça um passeio de caiaque ao longo da costa e descubra enseadas isoladas, ilhotas encantadoras e uma vida marinha diversificada. 
  • Gêiseres de Rotorua: a cidade de Rotorua é famosa pela atividade geotérmica, com gêiseres (nascentes termais que entram em erupção), piscinas de lama e fontes termais. Além de desfrutar dessas maravilhas naturais, você pode conhecer a cultura Maori.

Para conhecer as maravilhas da Nova Zelândia a 123milhas oferece voo até Queenstown, cidade às margens do lago Wakatipu, na Ilha Sul. Além do turismo sustentável, é conhecida pelos esportes de aventura e como ponto de partida para explorar os vinhedos da região. No inverno, é um local para prática dos esportes radicais de inverno. 

Próximo a Queenstown você também encontra opções de hospedagem com a 123milhas. Entre elas, o hotel The Old Ferry Hotel B&B, que fica a apenas 15 minutos de carro do Lago Wakatipu. 

Torres del paine, no Chile

Um dos lugares mais lindos do mundo. Não é exagero afirmar quando se avista a deslumbrante paisagem deste destino do sul do Chile. Torres del Paine é um dos locais mais espetaculares do mundo para os amantes da natureza e entusiastas do turismo sustentável

Veja destinos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente | Torres del Paine | Conexão123

Parque de Torres del Paine, no Chile: um dos destinos mais espetaculares do mundo

Entre as maravilhas naturais e passeios deste destino para celebrar o Dia Internacional do Meio Ambiente se destacam:

  • Parque Nacional Torres del Paine: Com montanhas majestosas, glaciares, lagos cintilantes e uma rica vida selvagem, o parque oferece uma experiência ímpar na natureza. Os visitantes podem fazer trilhas, observar aves raras e até escalar as famosas montanhas Torres del Paine, de mais de 2.800 metros de altura. O parque tem um rígido sistema de gestão para minimizar o impacto dos visitantes, incluindo limites diários de acesso.
  • Cuernos del Paine: essas montanhas em forma de chifre são outro destaque da região. Com suas formas distintas e coloração única, oferecem um cenário fotográfico deslumbrante. 
  • Passeio de barco pelo Lago Grey: este lago é famoso por seus icebergs azuis e pela vista deslumbrante do Glaciar Grey.

O aeroporto  mais próximo das Torres del Paine é o da cidade de Punta Arenas, que recebe voos internacionais oferecidos pela 123milhas. De Punta Arena, os visitantes podem acessar o parque de carro, ônibus ou transfer. A cidade oferece uma variedade de opções de hospedagem como o Hotel Los Navegantes, na Antártica chilena.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente em 5 de junho com o objetivo de aumentar a conscientização e ação global pela proteção e preservação do meio ambiente. Criado pelas Nações Unidas em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, o Dia Mundial do Meio Ambiente se tornou uma plataforma importante para promover ações positivas em relação à sustentabilidade e ao cuidado com o nosso planeta.

Veja destinos para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente | Lobo marinho em Galápagos | Conexão123

Dia Mundial do Meio Ambiente é momento de aumentar a consciência sobre a preservação do ambiente e dos recursos naturais. O arquipélago de Galápagos torna-se destino obrigatório para quem ama a natureza

A celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente é importante para as pessoas que amam fazer turismo, pois nos lembra da importância de viajar de maneira consciente e responsável. O turismo sustentável contribui para a conservação da natureza, para o desenvolvimento local e para a preservação da cultura e tradições das comunidades visitadas. No Brasil, há várias iniciativas de turismo com este foco. 

Além disso, o Dia Mundial do Meio Ambiente nos inspira a compartilhar experiências de turismo sustentável, para que mais pessoas possam conhecer seus benefícios e práticas.

Certeza que você é um viajante consciente que se preocupa com o meio ambiente e quer conhecer  destinos de turismo sustentável incríveis ao redor do mundo. Com as dicas de hoje, você poderá desfrutar de experiências sensacionais enquanto contribui para a preservação dos recursos naturais e o bem-estar das comunidades locais.

Para homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente conte com a 123milhas para as melhores opções de passagens, hospedagem e pacotes para encontrar destinos de viagem sustentáveis.

RESPOSTAS123

5 de junho foi escolhido como Dia Mundial do Meio Ambiente por conta da conferência criada pela Organização das Nações Unidas para debater as mudanças climáticas em 1974.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas com o objetivo principal de chamar a atenção do mundo todo sobre os problemas ambientais e a importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

Para ajudar a preservar o meio ambiente podemos adotar atitudes como economizar energia e o uso de papel; desligar a torneira enquanto escovamos os dentes ou lavamos a louça e reduzir o consumo de plástico. Do ponto de vista do turismo é sempre interessante optar por destinos com práticas sustentáveis.