Notícias

Turismo sustentável cresce no gosto popular

23 de abril de 2022

Turismo sustentável continua sendo uma oportunidade que beneficia comunidades locais, o meio ambiente, viajantes e todos os profissionais que atuam no setor. Você sabia que a prática tem ganhado cada vez mais adeptos? 

 

Você vai ler sobre


Crescimento do turismo sustentável

Recentemente, o grupo Expedia Group Media Solutions lançou uma pesquisa que tem como objetivo fazer um estudo sobre a sustentabilidade no contexto das viagens a nível mundial. Ao todo, 90% dos consumidores buscam por opções sustentáveis ao adquirir um produto turístico.

De acordo com a pesquisa, 70% dos viajantes estão dispostos a abdicar de alguns confortos para que a viagem aconteça de uma forma mais sustentável. Três em cada quatro viajantes preferem optar por um destino, transporte e hospedagem que valorize a comunidade local, mesmo que isso signifique pagar mais caro. 

Além disso, metade dos viajantes quer saber mais informações sobre turismo sustentável nos destinos, de forma mais acessível e clara. Sendo que a recomendação de restaurantes locais e transporte de baixo impacto ambiental, são as mais buscadas.

Por exemplo, muitas pessoas buscam por restaurantes veganos e vegetarianos pelo mundo ao montar um roteiro baseado no turismo e meio ambiente com impactos positivos para a sustentabilidade.

“Viajantes estão procurando minimizar suas pegadas no meio ambiente enquanto viajam, enquanto realizam impactos positivos nos destinos e comunidades visitadas”, comenta o vice-presidente da Expedia Group, Aditi Mohapatra (tradução livre).

 

Turismo sustentável no Brasil

O Brasil é um dos países que mais tem possibilidade de explorar o turismo sustentável, baseado em três pilares principais: sociedade, meio ambiente e economia. 

A Fundação Green Destinations destacou cidades brasileiras, como Bombinhas e Tibau (RN), entre os 100 principais locais turísticos sustentáveis do mundo. Além disso, o mapa “Turismo Sustentável no Brasil”, do governo federal, mostra várias iniciativas premiadas desse tipo de turismo. Desde 2012, mais de 70 projetos foram reconhecidos.

Turismo sustentável no Brasil | Vista aérea do Santuário Ecológico de Pipa | Conexão123

Santuário Ecológico de Pipa, Tibau do Sul (RN) é um dos principais pontos de turismo sustentável no Brasil

 

Exemplos de destinos sustentáveis no Brasil

São vários os exemplos de lugares no Brasil que têm a possibilidade de uso sustentável por meio do turismo. Até porque, o país possui uma infinidade de belezas naturais, culturas locais ricas e comunidades milenares.

E ainda, por mais que haja uma diferença entre turismo sustentável e ecoturismo, os conceitos se complementam. Na prática, os viajantes que procuram por turismo sustentável acabam se deparando com o ecoturismo pelo caminho. Podemos citar como principais destinos para ecoturismo no Brasil:

  • Bonito, localizado no Mato Grosso do Sul, eleito, em 2013, como o destino mais sustentável do planeta;
  • Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, possuem lugares para se hospedar que foram reconhecidos por suas ações sustentáveis;
  • Reserva Mamirauá, no Amazonas, é uma região de preservação que abrange seis municípios com atividades voltadas para o ecoturismo no Brasil;
  • Tibau do Sul, situada no Rio Grande do Norte, é destaque mundial como um destino turístico sustentável, principalmente por conta do Santuário Ecológico de Pipa;
  • Vale do Ribeira, em São Paulo, o Circuito Quilombola Paulista faz a integração de sete comunidades locais. 

Viagens pautadas na sustentabilidade têm crescido nos últimos tempos. Conheça as belas paisagens naturais e as riquezas culturais das comunidades com a 123milhas.