Lugares para conhecer

Aniversário de João Pessoa: três curiosidades sobre a cidade

5 de agosto de 2023

Dia 5 de agosto é aniversário de João Pessoa. A capital da Paraíba celebra 438 anos, com muita alegria e imenso orgulho de suas raízes. Afinal, João Pessoa é muito diversa culturalmente, em razão da sua formação populacional, marcada por influências indígena, africana e europeia.

Com uma rica variedade de atrações, incluindo sua gastronomia, arte e belezas naturais, a cidade se destaca como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Para celebrar o aniversário de João Pessoa, o Conexão123 separou algumas curiosidades sobre o município. Bora lá conferir!

Conheça com o Conexão123

História de João Pessoa

João Pessoa, a capital paraibana, completa mais um ano. E para celebrarmos seu aniversário, nada melhor do que sabermos um pouco mais sobre essa histórica cidade brasileira.

O município nordestino, o terceiro mais antigo entre as capitais brasileiras, sofreu várias incursões de tropas portuguesas ao longo dos primeiros anos de colonização do Brasil.  

Contudo, os exploradores encontraram dificuldade na chegada ao território pessoense em razão da resistência dos povos indígenas que habitavam a região.

A força indígena foi vencida ao longo do tempo e, em 1585, foi oficialmente fundada pelos colonizadores portugueses a cidade de Nossa Senhora das Neves, atualmente chamada de João Pessoa.

Aniversário de João Pessoa: três curiosidades sobre a cidade | Imagem que representa toda a beleza do verão paraibano | Conexão123

No aniversário de João Pessoa o visitante não pode deixar de conhecer as lindas praias da capital paraibana

Além dos conflitos com as tribos indígenas, os portugueses sofreram com a chegada de franceses e holandeses, que, mediante as riquezas existentes na região, detinham grande interesse em ocupar o território pessoense. 

A construção da cidade se deu às margens do rio Sanhauá, justamente por questões ligadas à defesa territorial.

O município experimentou um grande crescimento econômico ao longo dos séculos. A sua posição geográfica culminou em grande importância no comércio de matérias-primas. 

Ademais, com o estabelecimento da Paraíba, a cidade de João Pessoa tornou-se o principal polo do estado. O nome atual do município é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa, assassinado em 1930, quando exercia a função de governador da Paraíba. 

Curiosidades de João Pessoa

Gostou do que leu até agora? Pois saiba que não faltam opções de o que fazer em João Pessoa. Agora, vamos ver algumas curiosidades bem interessantes sobre essa cidade encantadora.

João Pessoa é a segunda cidade “mais verde do mundo” pela ONU

Mais um motivo para comemorar!

Atrás apenas de Paris, o município é considerado a segunda capital mais verde do globo, com mais de 7 km² de mata atlântica preservada e um índice de quase 55 árvores por habitante.

A Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) e a Fundação Arbor Day (USA) reconheceram João Pessoa como cidade integrante do programa Tree Cities of The World.

Aniversário de João Pessoa: três curiosidades sobre a cidade | Segunda cidade mais verde do mundo | Conexão123

A capital pernambucana ostenta o incrível índice de quase 55 árvores por habitante

A iniciativa reconhece cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável, destacando João Pessoa no cenário global junto a cidades como Milão, Madri, Nova Iorque, Toronto, Paris, entre outras.

Para ser reconhecida como parte do programa, João Pessoa precisa cumprir uma série de requisitos, como Responsabilidades, Normas, Inventários e Diagnósticos, Orçamento e Celebração.

No Brasil, João Pessoa se junta a Campo Grande (MS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) no reconhecimento do programa Tree Cities of the World.

João Pessoa é conhecida como a “porta do sol das Américas”

Famosa pelas lindas praias e incontáveis belezas naturais, João Pessoa completa 438 anos, com muita história a ser contada.

E com uma curiosidade muito interessante: a cidade é conhecida por ser o lugar a receber os primeiros raios solares. 

João Pessoa está localizada no ponto mais extremo ao leste do Brasil, onde o sol nasce primeiro nas Américas.

Aniversário de João Pessoa: três curiosidades sobre a cidade | Belíssimo nascer do sol na Praia do Seixas | Conexão123

Na América, o sol nasce primeiro na Praia do Seixas

Esses raios chegam primeiro em um dos pontos turísticos mais legais de João Pessoa, a Praia do Seixas, com lindas piscinas naturais, que estão entre as mais bonitas da cidade, ou seja, são um ponto imperdível para visitar na capital. 

Elas ficam a poucos quilômetros da orla da praia, e você se surpreende com suas águas repletas de biodiversidade marinha. 

Então, se você quer ser um dos primeiros a tomar um sol no aniversário de João Pessoa, é só ir até lá.

Endereço: Ponta do Seixas – Cabo Branco, João Pessoa – PB, 58046-010.

Aliás, não faltam opções legais de hospedagem em João Pessoa. Com apoio de 123hotéis, você encontra o hotel que mais se adequa ao seu estilo e à viagem. Não deixe de conferir!

João Pessoa possui a praia mais popular de naturismo do Brasil

Para os amantes de praia e de naturismo, João Pessoa pode agradar.

Localizada em Conde, do ladinho da capital paraibana, a mais ou menos 20 km, a Praia de Tambaba é uma das mais conhecidas do mundo onde se pode praticar o naturismo.

Aniversário de João Pessoa: três curiosidades sobre a cidade | Pôr do sol na praia de Tambaba | Conexão123

Tambaba é um ponto turístico reconhecido por todo o mundo

Se você tem curiosidade em conhecer a Praia de Tambaba sem se despir, não se preocupe, há uma solução simples: basta permanecer na parte não naturista. Nessa área, é permitido o uso de roupas e você também poderá aproveitar a praia. 

Endereço: Conde – PB, 58322-000

Aos viajantes que queiram conhecer Tambaba no aniversário de João Pessoa, o ideal é sempre buscar por passagens aéreas para o aeroporto mais próximo.

Nesse caso, é o Aeroporto Internacional de João Pessoa — Presidente Castro Pinto (JPA), na Av. Mal. Rondon, s/n, Bayeux, a apenas 23 km do município, menos de meia hora de carro. Do aeroporto até Conde, existe a opção de seguir viagem com carro alugado ou de ônibus. No caso do ônibus, o desembarque é na Rodoviária do Conde.

Conte com a 123milhas para marcar sua viagem, curtir o aniversário de João Pessoa e conhecer vários pontos turísticos!

RESPOSTAS123

O aniversário de João Pessoa é dia 5 de agosto.

João Pessoa possui uma gama de pontos turísticos e passeios. Entre eles:

  • Piscinas Naturais Picãozinho
  • Praia de Tambaba
  • Ponta do Seixas e piscinas naturais do Seixas
  • Centro histórico
  • Mercado de artesanato