Lugares para conhecer

Espaços no Sudeste de preservação da memória audiovisual

25 de outubro de 2022

Filmes que viraram marcos da produção cinematográfica, registros de eventos históricos capturados pelas câmeras, documentários que retratam o contexto social de uma época… Os recursos audiovisuais são formas mais do que importantes de preservar a memória individual e coletiva.

Por isso, em celebração ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, o Conexão123 elencou 3 espaços no Sudeste brasileiro que mostram a importância desse patrimônio para a sociedade. Vamos conhecer? 

Você vai ler sobre

A importância da memória audiovisual 

Atualmente, o Brasil possui diversos arquivos públicos e museus dedicados à preservação do patrimônio audiovisual, como a Cinemateca Brasileira, a Cinemateca do MAM-RJ e o MIS-MG. A atuação desses espaços promove a conservação de documentos cruciais para entendermos o contexto histórico do nosso país. 

Além disso, são locais que guardam e divulgam a rica produção audiovisual brasileira, mundialmente reconhecida no exterior e premiada em diversos festivais de cinema. 

Hoje vamos dar um pulinho em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para conhecermos mais de perto esses lugares. Bora lá!

Cinemateca Brasileira 

A Cinemateca de São Paulo foi criada em 1940, com o objetivo inicial de ser um Clube de Cinema, apresentando mostras de filmes, como os de Paulo Emílio Sales e Décio de Almeida Prado, grandes cineastas brasileiros. Porém, só em 1984 que a Cinemateca se tornou um órgão de fomento à cultura, vinculado ao governo brasileiro. 

O espaço possui um laboratório de restauração de filmes, películas e outros materiais audiovisuais, sendo referência na América Latina. Uma curiosidade é que a Cinemateca, até 1984, funcionava no Parque Ibirapuera, mas, em 1992, mudou-se para um antigo matadouro no bairro da zona sul de São Paulo, a Vila Mariana. O lugar é muito bonito, com áreas abertas, salas de cinema, bibliotecas, acervos, obras de arte e toque rústico em sua construção, fato que proporciona um imenso charme. 

Entre as atividades desenvolvidas pelo laboratório da instituição, estão a restauração de filmes do acervo em estado avançado de deterioração, a transferência de materiais em suporte de nitrato de celulose para suporte de segurança (poliéster) e a confecção de cópias de filmes. 

Além disso, a Cinemateca organiza, mensalmente, uma programação de apresentação de filmes, exibidos em um grande telão na área externa. Conta também com exposições de culinária, arte contemporânea, memória afro-brasileira e eventos de divulgação de novos longas e curtas. 

A visitação é totalmente gratuita, e as pessoas podem ir ao local para relaxar, pesquisar, assistir a filmes e mostras culturais. Localizada no Largo Sen. Raul Cardoso, 207, o local funciona diariamente, das 8h às 20h. 

Ficou com vontade de conhecer a Cinemateca? Veja onde se hospedar em São Paulo e planeje a sua viagem! 

Espaços no Sudeste de preservação da memória audiovisual | Cinemateca Brasileira | Conexão123

A Cinemateca Brasileira possui um acervo com mais de 40 mil títulos, entre documentos textuais, fotográficos e iconográficos | Foto: Divulgação

Cinemateca do MAM-RJ

A Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro, é a mais antiga do Brasil, com mais de setenta anos de existência, abrigando filmes de toda a América Latina. Hoje o seu acervo possui cerca de dois milhões de itens, como filmes, fotografias, cartazes e equipamentos antigos, todos voltados ao fomento cultural.  

Sua importância histórica intensificou-se, principalmente, nas décadas de 1960 e 1970, quando o audiovisual vivia uma fase de grande engajamento e visão crítica da política brasileira da época, com o Cinema de Protesto, por exemplo. 

O espaço não tem um laboratório próprio de restauração fílmica, mas recebe incentivo e colaboração de diversas instituições privadas. Além disso, a Cinemateca do MAM-RJ possui uma programação mensal, com uma série de mostras e eventos relacionados ao seu acervo. Você também pode conferir uma parte dos vários arquivos por meio do site institucional do museu. 

Com entrada gratuita, o estabelecimento fica localizado na Av. Infante Dom Henrique, 85, com funcionamento de segunda a domingo, das 12h às 18h.

Se vai conhecer a Cinemateca do MAM-Rio, procure saber onde se hospedar no Rio de Janeiro e planeje seu roteiro de viagem com um guia de turismo!

Espaços no Sudeste de preservação da memória audiovisual | Cinemateca MAM-RJ | Conexão123

Conhecido internacionalmente, a Cinemateca MAM-RJ conta com coleções de imagens e artigos relacionados com arte e cinema | Foto: Divulgação

Museu da Imagem e do Som – MG

O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte tem uma grande importância na preservação da memória audiovisual. No museu são realizadas diversas atividades de preservação desses registros, englobando catalogação, tratamento, guarda, pesquisa e divulgação. 

Os turistas que visitam o MIS-MG podem encontrar mais de 90 mil itens fotográficos e fílmicos, com temas relacionados à museologia, sociologia e ao próprio cinema. Além das visitas, que podem ser guiadas ou não, o local promove ações de educação patrimonial, pesquisas agendadas, mostras de filmes, exposições e oficinas de preservação fílmica.

A instituição apoia ainda diversas produções audiovisuais com pouca verba e ajuda também no aperfeiçoamento de profissionais da área, por meio de cursos, com preços acessíveis. 

Espaços no Sudeste de preservação da memória audiovisual | Museu da Imagem e do Som - MG | Conexão123

O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte garante o acesso público a seus acervos audiovisuais que representam a produção local de Minas Gerais | Foto: Divulgação

A entrada é gratuita, e o museu está localizado na Av. Álvares Cabral, 560, funcionando de quarta-feira a sábado, das 11h às 18h. 

Gostou das dicas? Saiba já onde se hospedar em Belo Horizontes!

E aí, já imaginou conhecer esses lugares de pertinho? Conte com a 123milhas para garantir hotéis, pacotes de viagem e passagens aéreas!