Guia turístico

Tem que ir para Blumenau

6 de outubro de 2021

Um pedacinho da Alemanha no Brasil, assim é Blumenau, em Santa Catarina. Uma cidade limpa, organizada, com arquitetura colonial característica e casa da segunda maior Oktoberfest do mundo! Vamos conhecer um pouco mais sobre esse local super charmoso? Então, vem com a gente descobrir por que você tem que ir para Blumenau!

Parque Vila Germânica em Blumenau (SC)

 

Blumenau foi assim batizada por causa de seu fundador, Hermann Bruno Otto Blumenau, um farmacêutico que chegou à região em 1850 com outras famílias e deu início à construção de casas, muitas delas ainda intactas e hoje tombadas como patrimônio histórico. No centro da cidade você pode visitar o Mausoléu Dr. Blumenau, onde ficam os restos mortais do fundador.

 

Típica arquitetura alemã em Blumenau, SC

 

O que fazer em Blumenau?

 

Quem é apaixonado por cerveja, tem que ir para Blumenau! São mais de 10 produtores locais situados no chamado Vale Cervejeiro. Por lá há bares, restaurantes e áreas de entretenimento para você degustar as bebidas e curtir muito! Um ponto forte da cidade é o Festival Brasileiro da Cerveja, que movimenta todas as cervejarias locais e até internacionais.

 

O Museu da Cerveja é outra parada obrigatória! Por lá você pode conhecer mais sobre a evolução da produção cervejeira no mundo ao longo dos anos. O acervo conta com peças que pertenceram às Cervejarias Feldmann e Brahma, que surgiram na cidade no século XIX.

 

E não podemos esquecer da famosa Oktoberfest, festa anual que é a cara de Blumenau, e que acontece durante todo o mês de outubro levando milhares de pessoas à cidade para apreciar os sabores da cervejaria tipicamente alemã. (Excepcionalmente em 2020 e 2021 o festival foi cancelado em decorrência da pandemia de Covid-19).

 

Agora, se você não é tão apaixonado por cerveja assim, pode passear pela Rua XV de novembro e ver de perto as lojinhas e construções típicas da cidade.

 

A Vila Germânica também é outro local charmosíssimo para visitar e admirar a arquitetura enxaimel, que representa toda a herança da colonização alemã na cidade. É maravilhoso!

 

Vila Germânica

 

Blumenau também é conhecida por ser um polo da indústria da moda, com sedes de grifes famosas brasileiras, como a Hering, Dudalina e Karsten. Além das grandes empresas, as pequenas marcas locais também se destacam e são um charme à parte.

 

Gastronomia

 

Em Blumenau se come muito bem! São muitas opções para quem ama a culinária alemã ou quer se aventurar pelas delícias típicas da região.

 

O famoso Café Glória é uma parada obrigatória, com doces e salgados típicos que irão te transportar para a Alemanha!

 

As cervejarias também contam com cardápios personalizados que harmonizam os diversos tipos de cerveja com os pratos servidos. A Cervejaria Das Bier é um ótimo local, com um parque e lagoas lindíssimas para passar o dia.

 

Risotto de salsicha, prato típico da culinária alemã