Dicas para o viajante

Como proteger a mala e evitar golpes em viagens internacionais

26 de abril de 2023

Viajar é uma das atividades mais prazerosas e enriquecedoras que podemos realizar. No entanto, infelizmente, golpes e furtos em viagens internacionais podem acontecer e acabar estragando a experiência. 

Um dos principais alvos desses golpes são as malas dos viajantes. Em março deste ano, um desses casos ganhou manchetes pelo mundo. As brasileiras Jeanne Paolini e Kátyna Baía tiveram as etiquetas das bagagens trocadas e inseridas em malas com drogas, sendo detidas ao chegarem ao aeroporto de Frankfurt, na Alemanha.

Por isso, é fundamental saber como proteger sua bagagem para evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros. Neste texto, o Conexão123 vai apresentar algumas dicas e estratégias de como proteger a mala e evitar golpes em viagens internacionais. Boa leitura! 

Conheça com o Conexão123

Confira dicas de segurança para uma bagagem segura

Viajar é sempre uma experiência emocionante, mas requer preparo e planejamento quando se trata de proteger sua bagagem de possíveis golpes e furtos. Utilizar cadeados resistentes, evitar deixar a bagagem desacompanhada, usar etiquetas de identificação estão entre as principais sugestões de especialistas para  proteger a mala e garantir uma viagem tranquila e segura. 

O Conexão123 preparou uma série de dicas úteis para ajudar os viajantes a proteger a bagagem e manter suas malas em segurança durante a viagem.

Fotografe ou filme a mala durante a preparação da bagagem

Fotografar a mala aberta após organizá-la com os itens em seu interior é essencial. Desse modo, caso mexam ou roubem algo nela, as imagens vão ajudar a comprovar o que você colocou dentro dela antes. Não é necessário capturar a imagem com alta resolução, o mais importante é ter uma prova de que aquela mala é a sua mesmo. E para ter ainda mais segurança com a sua mala, confira sete objetos essenciais em uma viagem ao exterior.

Outra sugestão é filmar a bagagem na hora do despacho e também com ela já na esteira, com a etiqueta da companhia aérea. Lembre-se de mostrar todos os dados contidos no tíquete, como o peso da bagagem. Dessa forma você consegue se resguardar caso a mala que chegue no destino com seu nome esteja com informações incongruentes.

Utilize um cadeado resistente e seguro

Outra dica de como proteger a mala é investir em um bom cadeado. É fundamental escolher um modelo de alta qualidade, resistente a cortes e alicates. Existem diversos tipos de cadeados no mercado, incluindo aqueles que possuem combinações numéricas ou chaves. Eles são essenciais para evitar que subtraiam itens pessoais ou até mesmo insiram produtos ilícitos nas malas.

Os TSA, por exemplo, são o modelo mais recomendado para bagagens. São homologados pela Tansportation Security Administration, agência americana responsável pela inspeção de malas em aeroportos. Os cadeados TSA possuem abertura para a entrada de uma chave universal, o que permite à segurança do aeroporto abrir o cadeado sem precisar arrebentá-lo, uma das regras de bagagem em voos internacionais

Evite deixar a mala desacompanhada

A melhor forma de evitar furtos e golpes é manter sua bagagem sempre com você. Se precisar deixar a mala em algum lugar, opte por um local seguro e confiável, como um armário de bagagem em um aeroporto ou estação de trem. Se você precisar deixar a bagagem em um hotel, pergunte à recepção se há um cofre disponível.

Como proteger a mala e evitar golpes em viagens internacionais | Mala vermelha | Conexão123

Evite deixar a mala desacompanhada quando estiver viajando

Fique atento aos seus pertences em locais públicos, como aeroportos, estações de trem, ônibus e locais turísticos movimentados. Mantenha sua mala perto de você e não a perca de vista. Esteja sempre alerta para possíveis situações suspeitas e mantenha uma atitude proativa para evitar problemas.

Se tiver a possibilidade, opte por viajar com sua bagagem como mala de mão, e acomode-a perto de seu assento. Assim, você consegue estar de olho em tudo que acontece com ela.

Utilize etiquetas de identificação

Esta é uma ótima dica de segurança: sempre coloque etiquetas com suas informações pessoais na sua bagagem. Inclua seu nome completo, número de telefone e endereço de e-mail. Dessa forma, se sua mala for perdida, as companhias aéreas ou empresas de transporte terão informações para entrar em contato com você.

Como proteger a mala e evitar golpes em viagens internacionais | Roupas na mala | Conexão123

Proteger sua bagagem é fundamental para garantir uma viagem segura e tranquila

Escolha malas com cores diferentes e materiais resistentes

A maioria dos viajantes costuma optar por malas pretas, o que pode dificultar a identificação e facilitar a troca de bagagem. Escolha tons ou capas coloridas a fim de diferenciá-la. 

Outra maneira de protegê-la é adesivá-la e pendurar algumas fitas. Se possível, coloque mais de uma tag. Malas chamativas são mais fáceis de encontrar na esteira, o que representa menos riscos de serem escolhidas como alvo ou trocadas.

Opte por malas feitas com materiais duráveis e resistentes a cortes e rasgos. Malas de couro ou malas de poliéster resistente são boas opções. Verifique se as costuras estão bem-feitas e se a alça é forte o suficiente para suportar o peso da mala.

Use tags eletrônicas de identificação

O uso de tags eletrônicas de identificação, como Apple AirTag e Galaxy SmartTag, também podem ajudar a manter sua bagagem segura.⁠

⁠Elas funcionam como uma espécie de rastreador e podem ser usadas em malas, mochilas, chaves, bicicletas e até mesmo na coleira dos pets. As tags usam as tecnologias Bluetooth (BLE) e Ultra-Wideband (UWB) para se comunicar com outros aparelhos da mesma marca, mesmo sem sinal de internet. 

Proteger sua bagagem é fundamental para garantir uma viagem segura e tranquila. Essas dicas simples podem ajudar a evitar possíveis problemas e garantir que seus pertences cheguem ao destino final com segurança. Lembre-se de sempre estar atento e consciente do seu entorno, e mantenha suas malas seguras em todos os momentos. Viajar com segurança é a melhor forma de aproveitar ao máximo essa experiência incrível!

Agora que você já sabe como proteger a mala para evitar golpes em viagens internacionais, lembre-se que a 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros.

RESPOSTAS123

A resposta é sim. Não há nenhum tipo de proibição.

Basta passar o fio de nylon pelos cursores do zíper da mala e envolvê-lo em algum ponto fixo da mala, geralmente a alça da bagagem é o ponto mais utilizado.