Lugares para conhecer

Inverno no Brasil: características, destinos e curiosidades

21 de junho de 2023

O inverno no Brasil tem seu começo no meio do ano. Para curtir a estação, confira as dicas do Conexão123 com os melhores destinos para você aproveitar sozinho ou acompanhado, seja com família, amigos ou o seu amor.

Então bora fazer o melhor roteiro de viagem com suas companhias preferidas? A 123milhas oferece as passagens, hospedagens e pacotes completos!

Conheça com o Conexão123

Como é o inverno no Brasil

Uma das características do inverno brasileiro é que o frio se apresenta de forma mais intensa nas regiões Sul e Sudeste. 

Para aproveitar o inverno no Brasil, é importante levar em consideração o que ocorre nas regiões citadas acima: as temperaturas caem e podem até atingir o nível abaixo de 0ºC, principalmente no extremo sul do país. Mais perto do que culturalmente conhecemos como inverno europeu e norte-americano, tão presentes nos filmes e em outras referências.

Vamos conhecer agora alguns destinos de inverno famosos no Brasil: de lugares mais procurados a outros não tão famosos assim.

Desfrute o inverno no Brasil com a 123milhas | Mulher agasalhada se protegendo do frio e tirando foto de paisagem | Conexão123

O inverno no Brasil tem diversas características e curiosidades — saiba mais no Conexão123!

Destinos de inverno no Brasil

Em 21 de junho, mais precisamente às 11h58 da manhã, começamos a viver o inverno brasileiro

A época também coincide com o recesso escolar. Ou seja, é um ótimo momento para viajar e curtir alguns destinos de inverno, embarcando numa aventura com a criançada.

Exceto em uma parte de Roraima — curiosidade que apresentaremos mais adiante no texto —, nos demais cantos do país, você pode curtir a estação mais fria do ano em paisagens naturais, como no Parque Nacional do Caparaó, ou conhecer lugares mais badalados, como Campos do Jordão. Não importa a escolha, a 123milhas pode te ajudar nessa viagem. 

Destinos de inverno no Sudeste

Encabeçando nossa lista de bons passeios para curtir o inverno no Brasil está Campos do Jordão. Pertencente à região da Serra da Mantiqueira, o município apresenta semelhanças com arquitetura e clima europeus.

Próxima da capital paulista, a cerca de 170 km, a cidade tem foco no turismo e oferece uma infinidade de passeios, com bares, restaurantes e muito fondue para agradar ao paladar dos visitantes.

Para quem não está no estado de São Paulo, uma alternativa é aproveitar os voos para o Aeroporto de Guarulhos e de lá alugar um carro para chegar a Campos do Jordão — a viagem leva no máximo 2 horas.

Na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, está localizado o Parque Nacional do Caparaó, outra opção de lugar para curtir o inverno no Brasil.

O destino é bastante procurado pelos adeptos do montanhismo, afinal, lá fica o terceiro pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira, com seus 2.892 m de altitude.

Observar o pôr do sol é uma das atividades mais deslumbrantes que a região pode proporcionar. 

Logo em seguida, na lista de lugares frios para visitar no Brasil, está Monte Verde. Esse distrito de Camanducaia, Minas Gerais, foi eleito pelo Traveller Review Awards 2022 como o sexto destino mais acolhedor do mundo.

Desfrute o inverno no Brasil com a 123milhas | Foto da entrada da cidade de Monte Verde | Conexão123

Monte Verde é um dos destinos de inverno mais procurados do Brasil

O distrito é um dos locais mais procurados pelos turistas no inverno, quando a temperatura pode atingir 4 ºC. 

Há muitas opções de lazer, que agradam a adultos e crianças, como trilhas, arvorismo, passeios de quadriciclo. 

Destinos de inverno no Sul

No Sul, é comum as temperaturas serem ainda mais baixas, e algumas regiões, como as serras gaúchas e catarinenses, têm dias de frio extremo, inclusive com ocorrência de neve.

Esses lugares turísticos aproveitam suas características para vender experiências que não são possíveis em outros pontos do país.

Desfrute o inverno no Brasil com a 123milhas | Imagem de fazenda no interior de Santa Catarina afetada pela geada | Conexão123

Quando o inverno no Brasil é rigoroso, algumas regiões sofrem com a geada – principalmente regiões do interior

Um dos destinos mais famosos da região é Gramado.

O inverno por lá é tão aguardado que a cidade se prepara o ano todo para receber turistas que, além de curtir temperaturas bem baixas, também querem visitar pontos turísticos como o Lago Negro e o Mini Mundo, parque perfeito para as crianças.

Gramado tem arquitetura inspirada nas casinhas alemãs, o que faz você imaginar por um momento se foi para o Rio Grande do Sul ou para a Europa.

Já as serras catarinenses, a 100 km do litoral de Santa Catarina, têm montanhas que ultrapassam os mil metros. É lá que fica o ponto mais alto do estado, o Morro da Boa Vista, entre os municípios de Urubici e Bom Retiro, com uma altitude de 1.827 m.

E por último, mas não menos importante, está a charmosa Curitiba, no estado do Paraná. A cidade é bastante cogitada pelos turistas do Brasil, especialmente durante o inverno.

Considerada uma das capitais brasileiras com mais áreas verdes, a metrópole paranaense é famosa por seus bosques, jardins e museus. O clima também contribui para o município ser escolhido para as férias de inverno. A temperatura varia entre 10 °C e 15 °C na estação mais fria do ano.

Se interessou pelo passeio na capital paranaense? Não hesite em aproveitar os voos para Curitiba disponíveis no site da 123milhas!

Curiosidade do inverno no Brasil

Cada canto do país tem suas características climáticas, e, por mais diferença que possa soar, o inverno em Roraima não acontece em todo o estado. Peculiar, não?!

Um pedaço do território roraimense fica acima da imaginária e famosa Linha do Equador, no hemisfério norte, o que acaba influindo no clima. 

Enquanto parte de Roraima está no solstício de verão, o restante do país está no solstício de inverno.

Desfrute o inverno no Brasil com a 123milhas | Foto do Parque do Rio Branco em Boa Vista na cidade de Roraima | Conexão123

O inverno em Roraima é totalmente diferente do resto do Brasil — o Conexão123 te explica o porquê

Solstícios são fenômenos que ocorrem em razão do movimento de translação da Terra. O sol fica mais voltado para o hemisfério norte entre o fim de abril e o começo de setembro. 

No momento em que a maioria do Brasil está entrando no inverno, por estar no hemisfério sul, uma parte de Roraima está entrando no verão. 

Ou seja, o inverno em Roraima, que acontece entre abril e setembro, não é tão rigoroso. A diferença é pequena e parece quase imperceptível, pois os dias continuam quentes. 

Para se ter ideia, entre maio e agosto, a temperatura média máxima é abaixo de 31°C na capital Boa Vista. E no verão, setembro a dezembro, a máxima média diária é 33°C.

Gostou de saber dessa curiosidade?

Planeje as férias de inverno para algum destino brasileiro: conte com a 123milhas para fazer a sua viagem acontecer!

RESPOSTAS123

Você pode curtir o inverno e as paisagens naturais em destinos de inverno como Monte Verde e a Serra Catarinense, ou conhecer cidades mais badaladas como Curitiba e Campos do Jordão. 

Não importa a sua escolha, a 123milhas te ajuda a chegar lá!

A partir de 21 de junho se inicia oficialmente o inverno no Brasil.

Está pensando em viajar? Conheça alguns festivais de inverno no Brasil para curtir o frio!