Lugares para conhecer

Festivais de pipa pelo mundo

11 de janeiro de 2023

Já imaginou olhar para o céu e ver uma imensidão de pipas coloridas voando sobre sua cabeça? É o que acontece todos os anos na China, na Índia e aqui no Brasil.  

Então, o Conexão123 vai te contar um pouco mais sobre o sobre os principais festivais de pipa pelo mundo.

Você vai ler sobre:

Festivais de pipa pelo mundo

Enchendo o céu de cores e movimentos, os festivais de pipa realizados pelo mundo afora também acalentam o coração dos espectadores, relembrando muitas memórias de infância.

Um evento que não tem restrição de idade e que reúne muitos turistas que vão contemplar e também soltar as suas próprias pipas.

Mais de 30 países no mundo todo promovem festivais de pipa e também dão premiações: para a menor e a maior, a mais criativa, a que mais evolui e a pipa que voa mais alto.  

Festival de pipa na China

Weifang, localizada na província de Shandong, no leste da China, é famosa por abrigar o maior festival anual de pipas do mundo, realizado todo mês de abril, quando o país celebra o início da primavera. 

O Weifang Kite Festival ocorre desde 1984, e as pipas são um tipo de entretenimento que se tornou o símbolo da cidade. Apesar de existir há muitos anos, o festival, que dura oito dias, passou a ter competições somente nos anos 1990. Equipes de diversos países, como Grã-Bretanha e Estados Unidos, deslocam-se para participar do torneio. 

Festivais de pipa pelo mundo - Weifang International Kite Museum | Fachada do Weifang International Museum na China | Conexão123

Weifang International Kite Museum na China

A cidade possui três das principais escolas de pipa do planeta. Não poderia ser diferente, afinal de contas, a história conta que o artefato foi inventado na China, e inicialmente usado para fins militares.

A região abriga também o Museu Mundial de Pipas, num edifício histórico. O espaço recolhe e exibe não só pipas, mas também alguns outros tesouros culturais, separados em oito salas expositivas. Os itens mostram a história do artefato, bem como sua aplicação, desenvolvimento e classificação. O ambiente ainda costuma receber feiras internacionais de pipas.

A entrada para participar do Weifang Kite Festival é gratuita, assim como a visitação ao Weifang World Kite Museum, que funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

Festival de pipa na Índia

O Kite Festival da Índia, assim como muitos dos festivais realizados no país, tem origem na religião hindu. Mas, ao contrário das outras celebrações que seguem o calendário lunar, esse segue o movimento do sol, marcando no zodíaco a mudança do sol em capricórnio. 

Dentro do calendário Hindu, o período simboliza o fim do inverno e o início da primavera, significando que os dias serão mais longos e mais quentes após a celebração, favorecendo a colheita. É uma renovação energética para deixar tudo de ruim para trás e iniciar uma fase nova, como se fosse o Réveillon aqui no Ocidente. 

É o único festival hinduísta com data fixa no calendário, 14 de janeiro e é celebrado em toda a Índia. Em alguns lugares, o evento ganha ainda mais destaque, chegando a funcionar como uma fonte de renda para muitos indianos, pois movimenta o mercado com a venda de pipas e artigos relacionados. O estado de Gujarat, por exemplo, no extremo oeste do país, abriga sozinho 40% da indústria de pipas da Índia, sendo um dos melhores destinos para apreciar o espetáculo. 

A variedade de pipas no festival indiano é grande, com diversos temas, tamanhos e cores, mas infelizmente o uso do cerol por lá é livre, então o evento oferece um certo risco à população por conta de suas linhas cortantes. 

As pessoas se reúnem tanto para participar ativamente, empinando pipas, quanto para assistir. Para apreciar o espetáculo, muitas pessoas chamam seus vizinhos e compartilham não só do espaço da sacada, mas também da gastronomia típica do evento, como um doce chamado jalebee, uma combinação de feijão com vegetais.

E a melhor parte desse festival de pipas é que apesar da competição para ganhar prêmios, tudo é feito em harmonia, não há agressividade, pois o principal objetivo do evento é de reunir as pessoas. 

Mesmo ocorrendo no inverno, durante o dia o calor é ardente, alcançando 32 ºC, e quando chega a noite as pessoas soltam para o céu diversos tipos de balões (como os que temos aqui nas festas de São João) formando uma paisagem iluminada muito bonita.

Festivais de pipa pelo mundo - Kite Festival na Índia | Tipo de pipa presente no Kite Festival na India | Conexão123

Kite Festival na India

Festival de pipa no Brasil

Aqui no Brasil também temos festivais de pipas, que ocorrem em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Roraima.

Em Roraima, o festival acontece tradicionalmente desde 1975. Para os roraimenses, soltar pipa (ou papagaio, como é o termo local) é tão importante quanto o futebol. 

Nos últimos anos o Festival de Pipas de Roraima tem acontecido no Parque Anauá, em Boa Vista. O evento conta com participantes do Brasil inteiro e até mesmo da Guiana e da Venezuela. Há uma exigência clara do não uso de cerol, para ser uma festa saudável, já que é normalmente comemorada com o Dia das Crianças. 

Como parte da celebração, também costuma-se realizar um campeonato para reconhecer as maiores pipas, as mais bonitas, a que voa mais alto, a mais criativa e a mais original, entre outras categorias. Os vencedores recebem troféus especiais da premiação.

Mudam-se os países, mas o objetivo é o mesmo: um evento para reunir amigos e familiares para retomar aquela saudosa brincadeira de infância, passar para as crianças essa cultura milenar e ensiná-las como “empinar pipa”. O festival de pipas no Brasil reúne famílias para curtir o momento, independentemente de gênero, idade ou classe social. 

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros com a 123milhas. Partiu?