Lugares para conhecer

Aniversário de Boa Vista: três curiosidades sobre a cidade

9 de julho de 2022

Boa Vista, a capital de Roraima, completa 133 anos de existência no dia 9 de julho. Apesar da história centenária, a cidade é uma das mais novas capitais do Brasil e um lugar incrível para quem deseja se conectar com a natureza de maneira profunda. Afinal, está cercada pela floresta amazônica.

O Conexão123 separou algumas curiosidades para celebrar o aniversário de Boa Vista. Vamos conferir? 

Conheça com o Conexão123

História de Boa Vista 

Roraima é o estado que se encontra mais ao norte do Brasil, fazendo com que sua capital, Boa Vista, fique acima da Linha do Equador. Cercada pela floresta amazônica, que predomina na região setentrional do país, a cidade é um destino cheio de belezas naturais e muita história.

A cidade de Boa Vista se originou de uma fazenda estabelecida no local no século XIX. No entorno da propriedade, chamada Boa Vista do Rio Branco, surgiu um pequeno povoado, a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, que durante um bom tempo foi o único local habitado em toda a região do alto Rio Branco.

O município foi fundado em 9 de julho de 1890, pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães, durante a chamada “Marcha para o Oeste”, que tinha como objetivo estabelecer a presença brasileira na região fronteiriça com a Venezuela e a Guiana.

Mas foi apenas 50 anos depois, com a criação do Território Federal de Roraima, em 1940, que a cidade foi escolhida para ser a capital.

Boa Vista também é conhecida por sua arquitetura moderna e planejada, com amplas avenidas, praças bem cuidadas e edifícios públicos imponentes. A cidade possui uma grande diversidade cultural, refletindo a mistura de diferentes etnias presentes na região, como indígenas, afrodescendentes e migrantes de outras partes do país.

Além disso, Boa Vista tem várias belezas naturais: como os parques Anauá e Rio Branco, dois dos pontos turísticos mais famosos da cidade. 

O Parque Anauá tem 106 hectares de área e é o maior de Boa Vista. O destaque do espaço é o grande lago central, cercado por gramados e pistas de caminhada. Às margens do Rio Branco está o Parque do Rio Branco, nomeado em homenagem ao principal curso fluvial que corta a cidade. A área foi erguida em 2017 e, desde então, tornou-se um dos principais cartões-postais da capital.

Mas a grande estrela do parque é o Mirante Edileuza Loz. A estrutura tem 100 metros de altura e um elevador panorâmico que vai até o topo. Lá de cima, você contempla uma vista de 360º e observa a grandiosidade do Rio Branco e da natureza que cerca a cidade.

Aniversário de Boa Vista: três curiosidades sobre a cidade | Parque Anauá | Conexão123

As pistas de caminhada são uma das atrações do Parque Anauá

Curiosidades sobre Boa Vista (RR) 

Boa Vista é conhecida por sua arquitetura moderna e bem planejada, sendo projetada em formato radial, com ruas largas e avenidas arborizadas

Agora, veremos curiosidades de Boa Vista que a tornam tão singular.

Boa Vista é a capital brasileira com maior concentração de população indígena 

O Censo realizado em 2010 apontou que Boa Vista é a capital brasileira com maior concentração de povos originários do Brasil, proporcionalmente. O que diz muito sobre a história, a cultura e a economia da região, quesitos amplamente influenciados por esses povos, os primeiros a habitar o território brasileiro. 

De acordo com os dados recolhidos e divulgados pelo IBGE, de 320 mil moradores, 8.550 se declaram como indígenas, o que significa aproximadamente 3% da população. Esses dados foram consolidados pelo Censo oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010.

Atualmente, a Terra Indígena Serra da Moça, com cerca de 11 mil hectares, é uma das reservas indígenas que se localizam em Boa Vista e abrigam muitas famílias, principalmente das raízes uapixana e macuxi. 

A preservação da Terra Indígena Serra da Moça Boa Vista é fundamental para a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas da região, bem como para garantir os direitos e o modo de vida dos povos indígenas que ali habitam.

Boa Vista tem a maior paçoca salgada do mundo 

Uma das curiosidades mais inusitadas sobre a cidade é um recorde que, inclusive, foi registrado pelo Guinness Book Records, o livro que compila superlativos reconhecidos internacionalmente.

Pois é, a paçoca salgada de Boa Vista já entrou para a história com o título de “maior paçoca do mundo”. Em 2018, a iguaria feita de carne-seca com farinha chegou a 1.023 kg, e esse feito foi reconhecido mundialmente. O prato foi servido no arraial Boa Vista, para aproximadamente 30 mil pessoas. Em 2022, a “superpaçoca” atingiu incrivelmente 1.031 kg! 

Aniversário de Boa Vista: três curiosidades sobre a cidade | Paçoca salgada Boa Vista | Conexão123

A lei municipal n° 2.349 declarou a Maior Paçoca do Mundo, um dos símbolos do Boa Vista Junina, como patrimônio cultural e imaterial de Boa Vista

Ficou com vontade de experimentar? Você encontra paçoca salgada de carne-seca na maioria dos lugares para comer em Boa Vista.

Boa Vista abriga o maior complexo de praças do Norte 

A última curiosidade de Boa Vista que vamos trazer torna a capital ainda mais singular. A cidade abriga o maior complexo de praças do Norte. É o Complexo Praça Ayrton Senna, com mil metros quadrados de área urbanizada, que fica localizado bem próximo ao Aeroporto de Boa Vista, numa distância aproximada de 2 km. 

Não há como negar: o cartão de visitas de Boa Vista é o complexo Ayrton Senna. É ali que o visitante, ao sair do Aeroporto Internacional, tem a primeira impressão da cidade, e que o morador, ao retornar de suas viagens, se sente em casa novamente.

Aniversário de Boa Vista: três curiosidades sobre a cidade | Complexo Ayrton Sena | Conexão123

Além dos exercícios físicos, os visitantes também podem aproveitar a culinária nas praças de alimentação, quiosques e restaurantes

São várias opções para quem gosta de lazer, esportes, skate, bicicleta ou  simplesmente fazer caminhadas e atividades físicas nas academias ao ar livre. De domingo a domingo, é possível ver milhares de pessoas utilizando os espaços públicos de Boa Vista, principalmente na região do complexo, que conta ainda com ciclovia em toda a sua extensão. O espaço integra os seguintes ambientes:

  • Praça da Cultura
  • Praça das Artes
  • Portal do Milênio
  • Praça das Águas
  • Centro de Artesanato Velia Coutinho
  • Praça Fábio Paracat
  • Praça Ayrton Senna da Silva
  • Rotatória da Pirâmide
  • Praça Santos Dumont

Localizado na Av. Cap. Ene Garcez – Dos Estados, Boa Vista, o espaço é aberto para a visitação do público 24h por dia, todos os dias da semana. 

Gostou de saber dessas curiosidades de Boa Vista e ficou animado para conhecer a cidade?

Conte com a 123milhas para as melhores ofertas em passagens aéreas, hospedagem, pacotes de viagem e até aluguel de carros.

RESPOSTAS123

O aniversário de Boa Vista é comemorado em 9 de julho e celebra a fundação da cidade, em 1890, quando o então presidente do estado de Roraima, Capitão Ene Garcez, inaugurou a Vila de Boa Vista.

Sim, o dia do aniversário de Boa Vista é considerado feriado municipal de acordo com a lei municipal nº 043, de 22 de setembro de 1994.