Lugares para conhecer

Tem que conhecer em Búzios

2 de novembro de 2021

Conhecida pelos estrangeiros como a “Saint-Tropez brasileira”, Búzios é destino certo para quem procura praias maravilhosas, história e cultura. São inúmeros atrativos na mais importante cidade da Região dos Lagos fluminense. Neste post, saiba tudo que você tem que conhecer em Búzios!

O balneário conta com 23 praias para os mais diversos gostos: quem procura por grandes extensões de areia branca e mar azulzinho a trilhas sensacionais que levam a refúgios naturais.

Com uma temperatura média de 24 graus no ano, o clima agradável e a previsão do tempo é quase sempre favorável para aproveitar dias de sol à beira-mar! Já os ventos fortes são ideais para a prática de iatismo e voo livre. Bora descobrir mais sobre este balneário maravilhoso, uma cidade espetacular em qualquer época do ano? Então vem com a gente e saiba tudo o que você tem que conhecer em Búzios!

Praias

Búzios não é um dos destinos mais desejados do verão brasileiro à toa! Por isso mesmo, vamos começar falando das praias, principal atração turística do balneário.

Praia da Ferradura

Próxima do centro, é a preferida por quem viaja com crianças por ter um mar calmo e rasinho, com pedalinhos no formato de cisnes para alugar. Sem contar o espetacular voo das gaivotas no meio da tarde, atração garantida para toda a família.

Mar calmo e próximo do centro de Búzios atrai famílias na Praia da Ferradura

No canto esquerdo da orla estão os bares, incluindo o lounge Eden Beach, charmoso clube de praia bem na areia – com restaurante e espaço aberto ao público com guarda-sóis, espreguiçadeiras e chuveiros.

Praia do Forno

Os encantos de Búzios passam pela praia do Forno. Rústica e cercada por rochedos, a praia chama atenção por suas areias vermelhas e grossas, águas claras e tranquilas. Lugar ideal para a prática de esportes náuticos como mergulho, caiaque e stand up. A exuberância da vegetação virgem, peixes e o conjunto de rochas tornam o destino para lá de convidativo.

Azeda e Azedinha

As praias Azeda e Azedinha são duas pequenas e separadas apenas por uma rocha. As águas calmas e clarinhas, de coloração verde limão, são locais certos para entrar no mar. A vista da escadaria que faz chegar à praia Azeda é um espetáculo à parte: uma das mais bonitas de Búzios. O acesso é feito por trilha a partir da praia dos Ossos ou por táxi marítimo que sai das praias da Armação e de João Fernandes.

A natureza cria o cenário perfeito para passar o dia na Praia Azeda

Praia de Geribá

Geribá é a praia mais popular e agitada do balneário. Favorita dos jovens, o mar de muitas ondas torna a praia o principal lugar onde surfar em Búzios. Tanto é que várias escolinhas de surf, windsurf e bodyboard oferecem o serviço por lá.

Com 2 quilômetros de extensão, a faixa de areia é extensa e larga, garantindo espaço na areia até nos dias mais lotados. Quer jogar frescobol, futevôlei ou apenas pegar uma corzinha? Geribá é uma boa opção para todos os gostos.

A orla conta com muita infraestrutura, cheia de bares, restaurantes e lounges com música eletrônica. Nos cantos direito e esquerdo dá para o banhista curtir o mar com mais tranquilidade.

No lado direito, a praia é linda vista por cima da rocha. Para subir até lá, basta seguir a trilha. Quem prefere praias mais naturais encontra quiosques mais rústicos e mar mais calmo, ideal para famílias com crianças. A praia de Geribá também é uma ótima escolha para se hospedar à beira-mar.

Praia de João Fernandes

Entre as praias mais procuradas pelos turistas em Búzios, a Praia de João Fernandes possui grande faixa de areia e é cercada de restaurantes e quiosques. O mar calmo e transparente torna a praia perfeita para a prática de mergulho com snorkel, passeio de SUP e caiaque. Também é procurada para pesca submarina. É um dos pontos onde os turistas saltam da escuna para o banho de mar e curtir a beleza da paisagem. Além do mais, o paredão de rochas garante uma vista maravilhosa.

Reserva ecológica garante a beleza do encontro entre a mata atlântica e o mar

Praia Olho de Boi

Esqueça as roupas! Paraíso do nudismo em Búzios, a praia Olho de Boi fica escondida entre altos rochedos que circulam a praia Brava. Mas pode ficar tranquilo: o difícil acesso, feito apenas por uma trilha após cerca de 20 minutos de caminhada, garante a privacidade para os adeptos do nudismo.

Se preferir ficar nu no caminho para chegar à praia, tudo bem! Mas se não é para você, volte à trilha. A maioria dos usuários da praia são formados por homens e casais e, normalmente, é um local com poucos frequentadores.

Pontos turísticos

Mirante de João Fernandes

Não resta dúvida de que a vista aérea de Búzios é um espetáculo apaixonante. Então, nem pense em passar pelo balneário sem conhecer o Mirante de João Fernandes. Seja pela manhã e também durante o pôr do sol, qualquer horário é perfeito para conhecer Búzios por cima. Localizado no alto da serra, a melhor forma para se chegar é de passeio de buggy. Um ótimo local para apreciar o horizonte, fazer fotos espetaculares e perder de vista a beleza do mar, decorado por barcos e ilhas. A passagem por este lugar é obrigatória! Aproveite o caminho para conhecer outro cartão postal da cidade: o deck de João Fernandes. Anota aí!

Igreja de Sant’Anna

A Igreja de Sant’Anna é a única edificação da época da pesca das baleias ainda existente na cidade, construída por volta de 1740 com pedra, cal e argamassa de óleo de baleia. A igreja possui um cenário de tirar o fôlego: contornada pelo mar com barquinhos de pesca e vista para as praias de Armação e dos Ossos.

A igreja de Sant´Anna recebe fiéis o ano todo

Fato curioso é que existem duas versões para a criação da igreja. Uma delas foi em homenagem à santa milagrosa que teria salvado um barco com escravos do naufrágio. Outra versão é que a imagem da Sant´Anna foi encontrada no mar por pescadores e abençoado as pescas a partir daí. Certo é que Sant’Anna é a padroeira da cidade e o seu dia comemorado em 26 de julho.

Porto da Barra

Para o passeio por Búzios ficar completo é indispensável passar o fim de tarde no porto da Barra, localizado na praia de Manguinhos. A paisagem bucólica é formada pelo canal do cais, repleto de barquinhos de pesca. Lugar perfeito para belas fotografias e apreciar o pôr do sol. Na orla você também encontra um dos melhores complexos de restaurantes da cidade, galerias de arte e lojas de decoração. Imperdível à tardinha!

Porto da Barra costuma encher de turistas para apreciar o nascer e o pôr do sol

Estátua de Brigitte Bardot

A estátua de Brigitte Bardot – de autoria da artista Christina Motta – é um ícone turístico da cidade, ponto de visitação mais procurado do balneário fluminense. A imagem, que fica na Orla Bardot, a poucos minutos ao norte da Rua das Pedras, foi esculpida em bronze e pesa cerca de 160 kg. Vale a caminhada no calçadão para conhecê-la. Outro ponto de harmonia perfeita entre natureza e arte em Búzios é a escultura “Três Pescadores”.

Passeios de barco

Se o forte de Búzios são as praias incríveis, é fácil entender o sucesso dos passeios pelo mar. Os roteiros não se limitam à cidade, mas também permite passear de barco nas cidades vizinhas: Arraial do Cabo e Cabo Frio. Com infraestrutura que todo turista deseja e aliado ao tom azul da água, navegar pelas três cidades rende ótimos passeios. As opções vão de catamarãs, escunas, traineiras a até lanchas particulares.

Enfim, em meio a tantos programas maravilhosos, uma gastronomia à altura também é esperada neste paraíso, né? Por isso, conheça também os restaurantes nos quais você tem que comer em Búzios! Vem com a 123Milhas!