Notícias

Paraty (RJ) recebe certificado de Patrimônio Mundial pela Unesco

5 de dezembro de 2022

Em novembro deste ano, a cidade de Paraty (RJ) recebeu o certificado de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

O evento de entrega ocorreu na Casa de Cultura de Paraty e o prêmio foi recebido pelas autoridades locais e representantes do ICMBio, além de membros dos povos tradicionais da região. 

Quer saber mais sobre esse importante reconhecimento de Paraty (RJ)? Continue a leitura no Conexão123

Você vai ler sobre

Paraty (RJ) é a única cidade do Brasil a ter título de Patrimônio Mundial Cultural e Natural

Agora Paraty, localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, é a única cidade do Brasil e da América Latina a ter o título de reconhecimento de Patrimônio Mundial Cultural e Natural da Unesco, pelo seu sítio misto de cultura e biodiversidade.

Trata-se do primeiro sítio misto da América Latina com uma cultura viva, uma cidade propriamente dita, integrada ao ambiente natural. Os demais patrimônios mistos do continente, como o Santuário Histórico de Machu Picchu, no Peru, são de sítios arqueológicos integrados à paisagem natural. 

O Brasil conta atualmente com 23 bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, entre eles o sítio do paisagista Burle Marx e o Pantanal, por exemplo. A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, reconhecida por sua rica arquitetura barroca, foi o primeiro município do país a ser nomeado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1980. Porém, “Paraty e Ilha Grande: Cultura e Biodiversidade” é o primeiro sítio misto, ou seja, reconhecido pelos atributos culturais e naturais.

Paraty recebe certificado de patrimônio mundial pela Unesco | Casas de Paraty | Conexão123

O Brasil conta atualmente com 23 bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial

Paraty se destacou pela grande diversidade cultural e natural, além das influências indígenas, africanas e caiçaras que compõem os bens culturais da cidade. Destaca-se ainda a forma de vida sustentável dos povos tradicionais. 

Segundo informações do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o território do município possui cerca de 85% de cobertura vegetal nativa bem conservada, formando o maior remanescente florestal de Mata Atlântica da região. 

O que é Patrimônio Cultural Mundial?

Um Patrimônio Cultural Mundial é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.

Já o Patrimônio Natural Mundial diz respeito às formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional.

Paraty é, portanto, a única cidade do Brasil e da América Latina que, segundo a Unesco, é capaz de aliar ambos os conceitos em sua formação.

Como é escolhido um Patrimônio Mundial pela Unesco?

Para a avaliação de Paraty como Patrimônio Mundial, a Unesco levou em consideração dois critérios. O primeiro deles foi o critério cultural. A cidade inclui sítios arqueológicos pré-históricos, assentamentos urbanos, conjunto de prédios históricos, comunidades tradicionais, além de resquícios da presença humana na área que datam de mais de 4 mil anos.

Paraty recebe certificado de patrimônio mundial pela Unesco | Praia em Paraty | Conexão123

No critério natural, a região possui um diferencial de conservação da diversidade biológica

Outro aspecto ressaltado para a escolha de Patrimônio Mundial foi a presença de tribos indígenas, de quilombolas e as 28 comunidades caiçaras, que sobrevivem de atividades sustentáveis e que ajudam a preservar a natureza, como a pesca artesanal e o manejo sustentável de espécies da biodiversidade local.

No critério natural, a região possui um diferencial de conservação da diversidade biológica. A cidade apresenta floresta tropical pluvial e é rica em variedades de anfíbios, répteis, aves e mamíferos, muitos deles exclusivos da Mata Atlântica. 

Na bela baía que cerca a vila histórica são encontrados ainda baleias, golfinhos e muitos tipos de peixes. Quando falamos da flora local, existem 36 espécies vegetais consideradas raras, das quais 29 são endêmicas, ou seja, só existem na região.

E aí, ficou com vontade de conhecer esse Patrimônio Mundial brasileiro? Paraty (RJ) é linda e espera por você! A 123milhas acredita que viajar é para todos e tem por missão oferecer aos clientes os melhores preços em passagens, pacotes de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.