Guia turístico

Conheça o sítio Burle Marx, patrimônio mundial, no Rio

24 de agosto de 2021

O Sítio Burle Marx, legado do mais famoso paisagista brasileiro, reconhecido internacionalmente como um dos mais relevantes de seu segmento em todo o século XX, tornou-se, recentemente, Patrimônio Mundial da humanidade. O reconhecimento foi dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em sua próxima viagem à região, então, conheça o Sítio Burle Marx, patrimônio mundial, no Rio.

 

O sítio

Como registra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o sítio é a maior e mais importante obra de Burle Marx e recebe cerca de 30 mil visitantes por ano. Com 407 mil metros quadrados, localiza-se em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, e abriga uma coleção com mais de três mil e 500 espécies de plantas tropicais e subtropicais.

Além de ter sido o laboratório da assinatura paisagística de Burle Marx e sua residência de 1973 até seu falecimento, em 1994, o sítio foi onde o profissional desenvolveu seu repertório botânico que viabilizou a produção do novo paradigma no campo do paisagismo, o chamado conceito de jardim tropical moderno. 

Por mais de 20 anos, o sítio funcionou como centro de pesquisa onde Burle Marx fez experimentos com espécies coletadas pelo mundo em suas viagens, para ver como elas se adaptariam ao nosso clima, além de ter feito descobertas de novas espécies da flora.

Muitos projetos do paisagista nasceram ali, por meio de pesquisas de botânica. É uma área enorme, com características de transição de terrenos: há manguezal, encosta, mata atlântica… tudo o que sempre foi a cara de Burle Marx! 

 

Visitas

Por conta da pandemia, as visitas ao Sítio Burle Marx estão acontecendo em pequenos grupos, de terça-feira a sábado. É obrigatório o uso de máscaras, higienização das mãos, álcool em gel e distanciamento.

 

Serviço:

  • Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 2019. Barra de Guaratiba – RJ
  • Telefone: (21) 2410-1412
  • E-mail: [email protected] (visitas são marcadas por meio deste e-mail)
  • Ingresso: R$ 10 por pessoa (meia-entrada para adultos a partir de 60 e estudantes).
  • Pensando em visitar a cidade maravilhosa? Então aproveite a viagem e conheça o Sítio Burle Marx, patrimônio mundial, no Rio.
  • Reserve agora mesmo seus voos, hospedagens e pacotes completos, com até 50% de desconto aqui, na 123Milhas.