Lugares para conhecer

Museus em SP para visitar no Dia Nacional das Artes

12 de agosto de 2022

O Dia Nacional das Artes é celebrado em 12 de agosto, como forma de valorizar os artistas e suas importantes produções, que acompanham os seres humanos desde as eras mais remotas. 

A cosmopolita São Paulo é um dos lugares no Brasil que sabe enaltecer o rico cenário cultural do país e do mundo. Por isso, para comemorar a ocasião, vamos apresentar museus em SP, para você visitar!

Você vai ler sobre

Museu de arte em São Paulo para visitar

A capital paulista é um dos polos que mais concentram atividades artísticas e culturais no Brasil. Esse fato está expresso, principalmente, na quantidade de museus em São Paulo, que o ano inteiro abrigam exposições de diversos movimentos e artistas. 

A cidade de SP é o município que possui a maior oferta de museus no país: são 111 espaços culturais com acervos que reúnem desde clássicas obras e exposições até coleções inusitadas. 

Inclusive, se você está viajando por SP, pode ser uma boa ideia incluir em sua lista de o que fazer em São Paulo a visita a alguns desses museus, que são extremamente importantes no circuito histórico-cultural.

Entre esses museus de arte em São Paulo, podemos destacar:

  • Museu de Arte Contemporânea (MAC)
  • Museu de Arte Moderna (MAM)
  • Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Museu da Imagem e do Som (MIS)

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles? 

Museus em SP: Museu de Arte Contemporânea (MAC USP)

O Museu de Arte Contemporânea (MAC USP), mantido pela Universidade de São Paulo, abre a lista de indicações do Conexão123 de museus gratuitos em SP para curtir o Dia Nacional das Artes. O MAC está instalado num prédio do arquiteto Oscar Niemeyer e localiza-se em frente ao Parque do Ibirapuera. 

Trata-se de um espaço que promove pesquisa e extensão universitária, voltadas à produção artística, tanto nacional quanto internacional. Apesar de ter um cunho mais voltado para o ensino, o MAC recebe exposições, que podem ser visitadas pelo público frequentemente. A instituição também mantém uma mostra permanente com parte de seu acervo. 

A coleção do MAC oferece uma experiência única do que foi a arte do início do século XX até os dias de hoje. É composta por mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, objetos e trabalhos conceituais, de artistas brasileiros e estrangeiros, como Georges Brake, Pablo Picasso, Paul Klee, Tarsila do Amaral, Amedeo Modigliani, entre muitos outros.  

Lá é possível ver mostras de arte, participar de cursos e eventos e, também, consultar livros do acervo, disponíveis na biblioteca do MAC. É um passeio ideal para aqueles que desejam conhecer mais sobre os movimentos e as produções artísticas. 

Museu em SP | Fachada do MAC | Conexão123

Museu de Arte Contemporânea – USP é um dos espaços dedicados à pesquisa e à exposição de arte nacional e internacional | Foto: USP

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana

Funcionamento: aberto de terça a domingo, das 10h às 21h, com entrada gratuita todos os dias

Museus em SP: Museu de Arte Moderna SP (MAM)

O Museu de Arte Moderna, carinhosamente apelidado de MAM, é um dos museus de arte em São Paulo que merecem uma visita. Seu acervo permanente tem mais de 5,5 mil peças, dentre as quais a maioria é contemporânea, produzidas pós-1945, e não moderna (século XIX até metade do século XX), como o nome do museu sugere. 

A coleção, raramente exposta em sua plenitude, inclui pinturas, esculturas, instalações e fotografias de artistas como José Resende, Ligia Clark, Leonilson, Leda Catunda, Dora Longo Bahia.

A construção foi projetada por Oscar Niemeyer em 1954 e reformada por Lina Bo Bardi em 1982. No entorno do museu estão outros edifícios famosos de Niemeyer, como o Prédio da Bienal, a Marquise do Ibirapuera e a Oca. É possível observar ainda uma das sete versões da escultura Maman (mamãe, em francês), uma aranha de bronze de 2 metros de altura, obra da artista Louise Bourgeois. 

Caminhando mais alguns passos, chega-se ao Jardim das Esculturas, com paisagismo de Burle Marx e 25 peças espalhadas por 6 mil m² de área verde em pleno Parque do Ibirapuera. 

A entrada inteira custa R$ 25 e a meia-entrada, R$12,50, sendo que aos domingos o acesso é gratuito. Vale a pena conhecer!

Para chegar ao local, é possível ir de metrô. As estações mais próximas são     Ana Rosa e Paraíso, da linha verde, mas depois precisa-se seguir o restante do percurso de ônibus. Além disso, também é possível ir de carro. O Parque do Ibirapuera tem estacionamento. 

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Vila Mariana

Funcionamento: aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada permitida até as 17h30

Museus em SP: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, muito conhecido como MASP, é um dos museus de arte no Brasil com um grande acervo de obras de renomados artistas nacionais e internacionais, como Vincent van Gogh, Claude Monet, Paul Cézanne, Alfredo Volpi, Cândido Portinari, entre outros.

Lá, o visitante tem a oportunidade de ver de perto algumas obras icônicas, encontradas facilmente nas páginas de livros didáticos, como “Os Retirantes”, de Portinari, e o retrato das Meninas Cahen d’Anvers, de Renoir, batizado de “Rosa e Azul” por conta das cores das fitas de cetim que as garotas levam na cintura.

O museu dispõe de um acervo fixo de cerca de 10 mil obras, abrangendo arte das Américas, africana, asiática, brasileira e europeia, que incluem pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, roupas, entre outros.

É importante chamar a atenção para o fato de que a própria construção é uma significativa obra de arquitetura moderna e brutalista, projetada por Lina Bo Bardi e fundada no ano de 1947.

Museu em SP | Museu de Arte de São Paulo | Conexão123

MASP tem um dos maiores acervos de arte do estado de São Paulo

Os valores dos ingressos podem variar de acordo com a exposição em cartaz. Porém, toda terça-feira a entrada é gratuita.

Para chegar até o MASP, localizado no coração da Avenida Paulista, basta descer na estação Trianon-MASP, da linha verde do metrô, e andar alguns metros até o museu. Além dessa possibilidade, existem linhas de ônibus que param quase em frente ao local.

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista

Funcionamento: aberto de terça a domingo, das 10h às 18h

Museus em SP: Pinacoteca do Estado de São Paulo

Pinacoteca é um museu que contém um acervo de pinturas. A origem da palavra, que significa “sala que contém uma coleção de quadros”, é o latim “pinacotheca”, derivado do grego antigo “pinacothêkê”.

A Pinacoteca de São Paulo, um dos museus para se encantar no Brasil, fica no bairro da Luz.  O espaço dedica-se a expor obras da produção artística brasileira desde o século XIX, dispondo de um acervo fixo de mais de 10 mil itens.

Fundada em 1905 pelo governo do estado, a casa é o museu de arte mais antigo da cidade. Ele ocupa um belo edifício, construído em 1900, ao lado do Jardim da Luz, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. Nos anos 1990, o prédio passou por uma reforma substancial, tocada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Por lá, é possível conferir de perto trabalhos de grandes nomes, como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Anita Malfatti. Além disso, de tempos em tempos, as exposições temporárias são renovadas e abertas para a visitação.

A entrada é gratuita aos sábados, sendo que nos outros dias da semana o valor dos ingressos pode ser modificado de acordo com as exposições. Confira a programação no site da Pinacoteca. 

Museu em SP | Pinacoteca do Estado de São Paulo | Conexão123

Exposições da Pinacoteca atraem visitantes das mais diversas idades

O jeito mais fácil de chegar até a Pinacoteca, um dos museus na cidade de São Paulo, é desembarcar na estação Luz, que também serve como integração entre o trem e o metrô. De lá, basta caminhar cerca de 2 minutos para chegar até o local. 

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz

Horário de funcionamento: aberto de quarta a segunda-feira, com entrada das 10h às 17h e permanência até as 18h. Às quintas-feiras, a entrada é gratuita a partir das 18h, e os visitantes podem permanecer no lugar até as 20h

Museus em SP: Museu da Imagem e do Som (MIS)

O Museu da Imagem e do Som é um museu interativo da cidade de São Paulo. Apresenta exposições dinâmicas que privilegiam manifestações como: dança, música, vídeo, fotografia, cinema e muito mais. O museu divide-se em dois centros, que ocupam espaços diferentes na cidade: MIS e MIS Experience. 

O acervo do MIS conta com mais de 200 mil itens e, atualmente, possui uma programação cultural variada, voltada a diversos públicos. O espaço ganhou destaque na mídia por suas exposições bem elaboradas e sobre grandes nomes da arte contemporânea, do cinema, da música, além de dar espaço a novos artistas.

Além das exposições, durante o ano, o MIS oferece programações culturais que envolvem cursos, oficinas, workshops e muito mais. 

Já o MIS Experience apresenta exposições interativas com abordagens contemporâneas. Atualmente está em cartaz Portinari para Todos, que revisita a obra de um dos grandes ícones das artes brasileiras de uma forma inédita, proporcionando uma experiência imersiva no universo do artista.

A mostra está dividida em três áreas expositivas. A primeira traz sete instalações interativas para que o público conheça mais sobre a vida e o legado do artista. Na sequência, o visitante ingressa na sala Portinari Imenso, que possibilita a imersão nas obras, em escala monumental, de forma contemplativa e envolvente. O terceiro espaço contextualiza o acervo de Portinari e sua ligação com a cultura e história do país. Os ingressos podem ser comprados pela internet ou nas bilheterias físicas dos locais.

Para chegar até o MIS, você pode descer na estação Fradique Coutinho, da linha amarela do metrô. De lá, você pode escolher caminhar cerca de 20 minutos ou fazer o trajeto em aproximadamente 5 minutos de carro. 

Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h (permanência até 1h após o último horário)

A estação de trem mais próxima do MIS Experience é a Água Branca, que está a uma distância de cerca de 1,5 km do museu, o que significa mais ou menos 20 minutos de caminhada ou 5 minutos de carro. 

Endereço: Rua Cenno Sbrighi, 250, Barra Funda

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h (permanência até 1h após o último horário)

Pacotes de viagem para São Paulo

Gostou de conhecer mais sobre alguns dos museus de arte em São Paulo e está curioso para visitá-los? Para programar uma viagem para a capital paulista gastando pouco, com os pacotes de viagem para São Paulo, com hospedagem e voo incluído!

Conte com a 123milhas para conhecer os museus de arte em SP e concretizar a sua viagem dos sonhos!