Lugares para conhecer

Aniversário de Fortaleza: três curiosidades sobre a cidade

12 de abril de 2023

Fortaleza, capital do Ceará, completa mais um ano de história no dia 13 de abril. Nesta data, a cidade celebra seu aniversário com muita alegria e orgulho de suas raízes culturais.

Com uma rica diversidade de atrações turísticas, gastronomia, arte e belezas naturais, a cidade se destaca como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Para celebrar o aniversário de Fortaleza, o Conexão123 separou algumas curiosidades sobre o município. Vamos conferir?

Conheça com o Conexão123

História de Fortaleza

Fortaleza é a capital do Ceará e é o município do Nordeste com maior área de influência regional, pois, além de ser destaque quando o assunto é turismo, também se configura como um grande polo de fabricação e comércio de roupas. 

E quando começou a história de Fortaleza? A cidade foi fundada oficialmente em 13 de abril de 1726, e sua população foi formada pelos colonizadores europeus, pelos descendentes de indígenas e africanos e também pela intensa migração interna no território cearense.  

Batizado de “Loira desposada do Sol” pelo poeta Paulo Nery, o município já foi considerado um centro político nacional após os tempos de Brasil Colônia, quando a “capitania do Ceará” foi desmembrada da “capitania de Pernambuco”.

Curiosidades de Fortaleza

Se você é apaixonado por curiosidades e fatos interessantes sobre as cidades brasileiras, não pode deixar de conferir o que preparamos sobre a capital do Ceará. 

Confira a seguir algumas curiosidades de Fortaleza.

Fortaleza tem o maior parque aquático da América Latina

O Beach Park é o maior parque aquático da América Latina, construído à beira da praia Porto das Dunas. Com 37 anos de história, é um dos parques mais conhecidos do Brasil, fica na região metropolitana de Fortaleza, mais precisamente em Aquiraz, município a 27 km da capital cearense.

Há muito o que fazer em Fortaleza, mas no verão o parque precisa estar no seu roteiro. Saindo do centro da cidade, de transfer ou carro próprio, são apenas 30 minutos de estrada até o complexo.

O Beach Park conta com uma estrutura de mais de 200 mil m², maior que o estádio do Maracanã, e é composto de três resorts, um hotel, o parque aquático e um quiosque/restaurante na beira da praia. O parque dispõe de incríveis 7,8 milhões de litros de água, que abastecem diversas atrações para todas as idades e gostos.

Fortaleza tem o maior parque aquático da América Latina | Beach Park | Conexão123

Beach Park é uma ótima opção de passeio para quem está viajando em família!

Para quem busca adrenalina, há toboáguas radicais, como o Insano, de 41 metros de altura, que proporciona queda-livre em uma velocidade de 105km/h. Enquanto para quem quer relaxar, piscinas e atrações tranquilas como a correnteza encantada, são ótimas opções para família, com boias para a criançada percorrer o rio à vontade!

Os ingressos para um dia de parque custam a partir de R$ 255 a inteira. Crianças com até 1 metro de altura, acompanhadas de um adulto pagante, têm acesso gratuito. 

Endereço: Rua Porto das Dunas, 2734 – Porto das Dunas, Aquiraz

Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 17h

Praia de Fortaleza é uma das mais visitadas do Brasil

A Praia do Futuro, em Fortaleza, é uma das cinco praias mais visitadas do Brasil, levantamento feito pela 123milhas em 2022. 

Fica a cerca de 10 minutos da Avenida Beira Mar — a principal da cidade — e chama a atenção pelas luxuosas e bem equipadas barracas. Além de mesas, cadeiras, guarda-sóis e cervejas geladas, os estabelecimentos também oferecem um vasto cardápio, saunas, parque aquático, piscinas, parquinhos e esportes de areia. O recanto conta também com um espaço para shows.

Praia de Fortaleza é uma das mais visitadas do Brasil | Maquete do caranguejo | Conexão123

A grande maquete do caranguejo é uma das atrações da Praia do Futuro

Como são muitas as barracas, cada pessoa tem a sua preferida! Entretanto, podemos citar algumas das que fazem mais sucesso atualmente: 

  • Crocobeach 
  • Chico do Caranguejo (não deixe de experimentar a famosa caranguejada!) 
  • Vira Verão
  • Vila Galé
  • Guarderia Brasil 
  • Itapariká 
  • Terra do Sol 

O mar da Praia do Futuro tem tanto trechos com ondas mais fortes, que permitem a prática de esportes aquáticos, como surf e kitesurf, quanto partes mais tranquilas, onde são formadas piscinas naturais. A longa faixa de areia e a água esverdeada são complementos para a experiência ser maravilhosa. 

Fortaleza sofreu forte influência francesa durante a chamada “Belle Époque”

Foi apenas a partir da segunda metade do século XIX que Fortaleza se tornou o principal núcleo urbano do Ceará. Da mesma forma que em outros locais, verificou-se um “afrancesamento” da capital nesse período, ou seja, uma forte influência cultural da França, tida na época como “civilizada e superior”.

Durante os anos 1910 e 1920, as grandes avenidas da cidade eram conhecidas por ‘boulevards’, inspiradas no termo francês. A atual Av. da Universidade, por exemplo, chamava-se Boulevard Visconde de Cauípe, sendo posteriormente chamada de Avenida Visconde de Cauípe, após decreto de 1937. 

Mais antiga praça de Fortaleza, a Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público, foi construída em 1890, já durante a ‘Belle Époque’, e sofreu influência francesa em sua arquitetura. O local, no século passado, era considerado a ‘Champs-Élysées’ da capital cearense, sendo bastante frequentado por famílias que iam passear trajando cartolas e outras vestimentas inspiradas na moda parisiense. 

Uma curiosidade que poucos sabem: existia uma Torre Eiffel em Fortaleza. Acredite ou não, uma réplica em tamanho bem reduzido da famosa Dama de Ferro ficava em uma loja de partituras e instrumentos musicais, localizada na Rua Major Facundo. 

A influência francesa ainda pode ser percebida em vários aspectos da cultura fortalezense, como na gastronomia, na música e nas artes. Na culinária, por exemplo, é possível encontrar pratos como o petit gâteau e o croissant, trazidos pelos franceses e adaptados à realidade local. Há muitas opções de restaurantes em Fortaleza para se deliciar.

Gostou de conhecer as curiosidades de Fortaleza? A 123milhas acredita que viajar é pra todos! Oferecemos as melhores opções de passagem, hospedagem, pacotes e aluguel de carros.