Todos

Destinos de inverno no Brasil: viagens inusitadas

Junho  marca o início do período de frio em território brasileiro. A época também coincide com o momento de recesso escolar, que geralmente é programado para o meio do ano. Para quem quer viajar,  existem opções de sobra para o turismo, desde os lugares mais procurados até destinos de inverno no Brasil que proporcionam viagens inusitadas. Quer saber mais sobre eles? Continue acompanhando a matéria do Conexão123

 

Você vai ler sobre


Destinos para curtir o inverno no Brasil

Com início no dia 21 de junho e fim no mês de setembro, o inverno no Brasil é uma das estações em que existe a possibilidade de fazer diversos passeios e conhecer diferentes lugares. Nos quatro cantos do país, você pode curtir o frio e as paisagens naturais, como na Serra da Mantiqueira, no Parque Nacional do Caparaó e na Serra de Santa Catarina.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 2022 a temperatura mínima prevista para a estação pode ficar abaixo de 10 °C em capitais distintas, entre elas Belo Horizonte, Campo Grande, São Paulo e Florianópolis.

Na verdade, essa onda de frio característica do inverno já pode ser sentida em diversas localidades, ainda no fim do outono. 

Agora, vamos apresentar três destinos de inverno no Brasil para curtir viagens não tão convencionais. 

 

Destinos de inverno no Brasil: Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas que se espalha pelos estados de São Paulo (30%), Minas Gerais (60%) e Rio de Janeiro (10%). De acordo com o Comitê das Bacias Hidrográficas, o maciço rochoso possui aproximadamente 500 km de extensão.

O cenário montanhês, que mais parece saído de um filme, tem início nas proximidades da cidade de Bragança Paulista e vai seguindo em direção ao leste, fazendo contornos belíssimos nos três estados do Sudeste brasileiro. 

O ponto mais alto, e também onde faz mais frio, é a Pedra da Mina, com cerca de 2.800 m de altitude. Uma subida e tanto! O cume forma o ponto tríplice das divisas do município mineiro de Passa Quatro e dos paulistas de Lavrinhas e Queluz.

Em termos de viagem, por lá é possível realizar práticas voltadas para o ecoturismo, tendo em vista que essa é uma das mais extensas Áreas de Proteção Ambiental já declaradas pelo governo brasileiro, abrigando o bioma da Mata Atlântica

Que tal apreciar de perto os atrativos e belezas naturais da Serra da Mantiqueira? Vizinha de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí é uma cidade típica interiorana, localizada em São Paulo. O destino propicia uma viagem incrível para apreciar o inverno na região. 

Por lá, a Pousada do Quilombo oferece excelente custo-benefício e boa localização, a aproximadamente 15 minutos de carro da Capelinha de Mosaico e da Cachoeira dos Amores. A hospedagem conta com piscina, banheira de hidromassagem, quadra de tênis, academia e sala de jogos. Os 40 quartos são equipados com lareira, televisão, cofre e telefone. 

Outra alternativa é visitar o município mineiro de Gonçalves. Cercado por florestas de araucárias e pinheiros, o destino reserva atrações em meio à natureza, como as cachoeiras das 7 Quedas e do Cruzeiro. Além de lojas, cafés, restaurantes e ateliês de arte que englobam o charme do lugar. 

A Pousada Cabanas no Mundo está localizada a cerca de 3 km do centro da cidade e garante bom custo-benefício aos hóspedes com café da manhã incluso na diária. A decoração de cada suíte foi inspirada em diferentes países, o que torna a experiência ainda melhor, além de dispor de lareira, hidromassagem e ofurô. 

Destinos de inverno no Brasil | Serra da Mantiqueira | Conexão123

Vista aérea da Serra da Mantiqueira, um dos destinos de inverno no Brasil para viagens inusitadas

 

Destinos de inverno no Brasil: Parque Nacional do Caparaó

Na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, está localizado o Parque Nacional do Caparaó, outra opção entre os lugares frios para viajar no Brasil.

O destino é bastante procurado pelos adeptos do montanhismo no país. Afinal, lá é encontrado o terceiro pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira, com seus 2.892 m de altitude.

Entre trilhas, banhos de cachoeira e de piscinas naturais, a observação do pôr do sol nas paisagens panorâmicas é um dos fenômenos mais deslumbrantes que a região pode proporcionar. 

Além disso, existem quatro áreas destinadas ao acampamento para os aventureiros de plantão. O acesso pode ser feito pelas portarias Alto Caparaó em MG e pela Portaria de Pedra Menina no ES.

Já quem busca uma estada mais revigorante, pode se hospedar na cidade mineira para apreciar os atrativos turísticos. A Pousada Recanto da Lua tem vista para a montanha e conta com recepção 24 horas. Dentre as comodidades, se destacam jardim, bar, restaurante e café da manhã. As suítes dispõem de televisão, varanda e secador de cabelo. 

Destinos de inverno no Brasil | Parque Nacional do Caparaó | Conexão123

O Parque Nacional do Caparaó fica na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e pode ser um dos destinos de inverno no Brasil

 

Destinos de inverno no Brasil: Serra Catarinense

A Serra Catarinense é uma área localizada no estado de Santa Catarina. Apenas 100 km do distante litoral, a área possui montanhas que ultrapassam os mil metros e clima subtropical de altitude.  É lá que fica o ponto mais alto do estado, o Morro da Boa Vista, entre os municípios de Urubici e Bom Retiro, com uma altitude de 1.827 m.

Por estar situado na Região Sul, que costuma registrar as temperaturas mais baixas do Brasil, trata-se de um dos melhores lugares para viajar no frio e ter experiências não convencionais e aventureiras durante o inverno. Muitas pessoas visitam a Serra nesta época para conhecer a neve e as paisagens congelantes que costumam se formar no local nos dias mais gelados.

De acordo com o site de turismo de Santa Catarina, na contagem total, 17 municípios integram essa região, a grande maioria com menos de 20 mil habitantes, mas Lages é a grande exceção.

A cidade, localizada no topo do planalto Serrano, possui cerca de 150 mil moradores. Muitos dizem que foi lá onde surgiram os primeiros hotéis fazenda do país. Se procura um lugar para se hospedar e curtir o clima frio do inverno, o Villa Apart Hotel possui excelente localização.

O estabelecimento fica a 3 km de distância do Teatro Municipal Marajoara e do Memorial Nereu Ramos, e a aproximadamente 10 minutos de carro da Praça Papa João Paulo II. O café da manhã de cortesia é servido diariamente, entre 6h30 e 10h.

Na Serra Catarinense, é possível encontrar passeios em cidades que nevam, como São Joaquim, ou ver as cachoeiras congeladas de Urupema. Outro destino muito procurado pelos turistas é Urubici. O município é bem completo, tanto em atrações, como a Cascata Véu da Noiva, quanto em opções de hospedagem, como o Urubici Park Hotel.

Situado na rua principal de Urubici, Av. Adolfo Konder, e a 200 m do Departamento de Turismo da cidade, o hotel possui estilo alpino e quartos com aquecedor.

O estacionamento e o café da manhã estão inclusos nas diárias. O estabelecimento também conta com um restaurante e uma área para churrasco, além de salas de TV e uma piscina coberta.

O hotel fica localizado a 30 km do Morro da Igreja, ponto habitado mais alto da região Sul (1.822 m), onde foi registrada a menor temperatura do Brasil, -17,8ºC, em 1996. Este hotel é uma boa recomendação para quem procura curtir o frio e as belezas naturais da região.

Destinos de inverno no Brasil | Pico do Rinoceronte na Serra Catarinense | Conexão123

O Pico do Rinoceronte fica na Serra Catarinense, um ótimo destino para curtir o inverno

Quer conhecer alguns desses destinos de inverno no Brasil para viagens inusitadas? Viaje com a 123milhas!