Onde se hospedar

Dicionário dos termos da hotelaria

19 de junho de 2020

Compreender os termos universais da hotelaria é fundamental para quem deseja desbravar o mundo. Conhecer o significado de expressões usadas em hotéis e pousadas de todo o globo pode facilitar, e muito, a vida de um viajante. Além do mais, ajuda a comunicação a ser mais ágil e evita mal-entendidos.

Para você escapar de constrangimentos ou evitar ficar perdido, acompanhe também a série de Guias sobre documentos para viajar de avião, dicas para viajar com pets, dicas para grávidas e dicas de embarque tranquilo para a terceira idade. Conheça, agora, o Dicionário dos Termos da Hotelaria.

 

Regime de alimentação

All Incluisive – Sabe quando o hotel oferece todas as refeições? Esse é o plano alimentar “all inclusive”. Trata-se da hospedagem que inclui café da manhã, almoço, jantar, lanches e bebidas. Há casos em que resorts e hotéis incluem até serviços e passeios. hotéis de grande porte.

Brunch – Muitas vezes a gente só quer uma refeição reforçada depois de acordar, antes de partir em direção aos atrativos na viagem. Isso porque nem todo mundo gosta de acordar cedinho durante uma viagem.

Para satisfazer esse hóspede, o brunch é um modelo de alimentação que surgiu para disponibilizar o café da manhã (breakfast) e o almoço (lunch) juntos. Ou seja, além de opções de café da manhã, como pães e iogurtes, serão oferecidos pratos quentes, como massas e molhos. Normalmente, o brunch começa a ser servido às 11 horas da manhã.

Sem café da manhã – Opção em que não há desjejum no hotel.

CM, Café da Manhã ou Breakfast – Esse é o caso da hospedagem que dispõe apenas do café da manhã. Mas nem toda primeira refeição do dia é igual, porque existem variações nos modelos de café da manhã. Vejamos:

  • American Breakfast ou Café da Manhã Americano – Se você gosta de um café da manhã supercompleto, este é o modelo que mais vai agradar. Inclui pão de forma, ovos, bacon ou salsicha, geleia, manteiga, panquecas, cereal, suco e chá ou café, dentre outros.
  • Continental Breakfast ou Café da Manhã Continental – Neste modelo mais simples de café, geralmente são servidos apenas pão, manteiga, leite e café.
  • English Breakfast ou Café da Manhã Inglês – Como o próprio nome sugere, é o tipo de café da manhã mais comum no Reino Unido. São servidos ovos, torradas, bacon, geleia, manteiga, cereal, além de chá e café.
  • FAP, Full Board ou Pensão Completa – Abrange as três principais refeições do dia – café da manhã, almoço e jantar. Mas atenção: as bebidas são cobradas à parte.
  • MAP ou Meia-Pensão – Situação em que a hospedagem oferece café da manhã e mais uma refeição, podendo ser almoço ou jantar.

Crédito de Alimentos e Bebidas – Cada hotel e resort apenas informa o regime no momento do check-in.

 

Ocupação e Reservas

Bloqueio Antecipado – Situação que ocorre quando o hotel garante uma quantidade específica de apartamentos para um intermediário (agências de viagens, por exemplo). Desta forma, os quartos podem ser vendidos sem a necessidade de consultar a disponibilidade do hotel.

Check-in – Procedimento de chegada e registro do hóspede no hotel. Geralmente, a partir das 14h (horário local).

Check-out – Procedimento de saída do hóspede do hotel, incluindo o fechamento de sua conta. Geralmente, até às 12h (horário local).

Day use – Tarifa especial que contempla a utilização dos serviços e da infraestrutura do hotel. Inclui o uso de piscinas, restaurantes, sala de jogos, spa, dentre outros, por uma diária

Early Check-in – Entrada do hóspede antes do horário estabelecido pelo hotel. Em alguns casos, quando não é abonado, é cobrado como “Day Use” ou “Diária Extra”.

Late check-out – Saída do hóspede depois do horário. Fique atento, porque, se não combinado com o hóspede, esse pode gerar cobrança extra.

No Show – Termo em inglês que se traduz por “Não Compareceu”. É usado no ramo da Hotelaria para o hóspede que tinha reserva confirmada e não fez o cancelamento no prazo estipulado

Overbooking – Expressão que significa “Excesso de Reservas”. Ocorre quando a venda ou a reserva de hospedagens fica acima do número disponível no hotel.

Solicitaçãos de camas extras / berço – Em apartamentos duplos, triplos ou quádruplos, é normal a solicitação de camas extras ou berços para acomodar o hóspede complementar. Para solicitar, basta encaminhar e-mail ao Suporte. A instalação de cama extra ou de berço depende da disponibilidade do hotel.

Upgrade – situação que beneficia o hóspede que é contemplado com um quarto de categoria superior à que foi reservada.

UH – Unidade Hoteleira, cada quarto de um hotel ou pousada.

 

Categorias de quartos

Single room (SGL) ou quarto solteiro – Quarto para uma só pessoa, com uma cama de solteiro.

Double room (DBL) ou quarto casal – Quarto destinado a até duas pessoas com uma cama de casal.

Twin room (TWN) ou quarto duplo solteiro – Quarto destinado a duas pessoas com duas camas de solteiro.

Triple room (TPL) ou quarto triplo – Quarto destinado a até três pessoas, podendo haver três camas de solteiro, bem como uma de casal e uma de solteiro.

Standart (STD) – Categoria superior ao padrão Standard, comumente categorizada por ser superior em tamanho, qualidade da mobília, vista privilegiada e serviços oferecidos.

Superior – Representa uma categoria acima da Standart, comumente categorizada por ser superior em tamanho, qualidade da mobília, vista e serviços oferecidos.

Deluxe (DLX) – representa a categoria luxo dos quartos de um meio de hospedagem, sendo superior às demais em todos os quesitos.

 

Categorias de camas

Twin – Duas camas de solteiro.

Double twin – Duas camas de casal. 

 

 

Outros termos do glossário hoteleiro

Ammenities – Produtos ou “amenidades” disponibilizados aos hóspedes, nos quartos, como itens de banho, por exemplo.

CHD – Abreviação de “Children” (criança  em inglês). Representa, na maioria dos casos, crianças até 12 anos.

FNRH ou Ficha Nacional de Registro de Hóspedes – Ficha obrigatória entregue para preenchimento dos dados do hóspede no momento do check-in.

Overbooking – Expressão que significa excesso de reservas. Acontece quando a venda ou reserva de hospedagens fica acima do número de lugares realmente disponíveis no hotel.

PAX – sigla utilizada para indicar passageiros ou hóspedes, tanto na aviação quanto na hotelaria.

Room Service – Serviço de quarto.

R00ming list – Lista de hóspedes por acomodação.

timeout – Tempo esgotado para alguma operação.

Voucher – O voucher de hotel é um contrato entre o meio de hospedagem e o hóspede, servindo como um comprovante dos serviços contratados.

Wake-up call – Chamada solicitada aos recepcionistas ou telefonistas do hotel para acordar um hóspede.

Welcome drink ou drinque de boas-vindas – Drink oferecido pelo hotel para recepcionar os hóspedes em grande estilo.

E aí? O que achou do nosso dicionário dos termos da hotelaria? Já está craque para decifrar as especificidades de todo tipo de hospedagem? 

Então, quando for fazer sua próxima reserva em hotéis e pousadas mundo afora, pague tudo com até 50% de desconto aqui, na 123Milhas!