Lugares para conhecer

Conheça os principais carnavais do Brasil

17 de janeiro de 2023

Quando se fala no mês de fevereiro no Brasil, não se pensa em outra coisa que não seja o Carnaval. Essa festa cheia de dança, cores, foliões, fantasias, trios elétricos e escolas de samba movimenta milhares de pessoas por todo o país todos os anos. 

O Conexão123 trouxe um resumo dos principais carnavais do Brasil para você conhecer. Bora lá?

Você vai ler sobre

História do Carnaval no Brasil

Há muitas teorias para a origem do Carnaval. Do ponto de vista antropológico, é um ritual de reversão, no qual os papéis sociais são invertidos e as normas de comportamento são suspensas.

Quem trouxe o Carnaval para o Brasil foram os colonizadores portugueses, entre os séculos XVI e XVII. A tradição manifestava-se, inicialmente, por meio do entrudo, em que a população realizava brincadeiras nas quais jogavam água, farinha e polvilho uns nos outros. Com o passar do tempo, o Carnaval foi adquirindo outras formas de se manifestar, como o baile de máscaras. 

Ao longo do século XX, uma série de ritmos e danças passaram a fazer parte do Carnaval brasileiro. Atualmente, samba, axé, maracatu e o frevo são seus símbolos. Tornou-se a principal festa popular brasileira a partir da década de 1930, e atualmente conta com blocos de rua nos grandes centros do país, assim como os desfiles das escolas de samba.

Principais carnavais do Brasil

Sabemos que o Brasil é o país do Carnaval, com inúmeras cidades festivas. Para te ajudar a planejar desde já onde vai passar os dias de folia, selecionamos os principais carnavais do Brasil para você conhecer.

Carnaval em Salvador 

Uma das maiores festas do Brasil é o Carnaval de Salvador. Criado e mantido pelo povo, trata-se de uma manifestação onde o físico e o lúdico se misturam com a emoção e a ginga dos baianos, que conseguem renovar a folia a cada ano. 

Esse evento grandioso, com destaque expressivo na mídia mundial, atrai milhares de foliões. São seis dias de muita animação e momentos exclusivos que só a dinâmica da folia baiana pode proporcionar, com a presença essencial dos trios elétricos, que foram inventados na Bahia, pelos soteropolitanos Dodô e Osmar Macedo. 

Quem é fã de Carnaval não pode perder a chance de conhecer o de Salvador! Por isso, veja onde se hospedar!

O Carnaval é realizado na rua, ao ar livre, em dois principais circuitos:

  • Circuito Osmar: o mais antigo e percorre o centro de Salvador. 
  • Circuito Barra / Ondina (Circuito Dodô): acontece à beira da praia, contemplando a vista maravilhosa do Farol da Barra até Ondina. 

Quem quer participar de perto da festa, com muita energia e vibração, pode se divertir nos diversos blocos de Carnaval. Cada atração possui seu próprio trio elétrico, com espaço delimitado por uma grande corda, além de terem um esquema próprio de segurança e pronto atendimento. Os foliões seguem o bloco por todo o percurso. 

Conheça os principais carnavais do Brasil - Salvador | Carnaval em Salvador | Conexão123

O cantor de axé Bell Marques arrasta milhões de foliões em Salvador que caminham animados atrás do trio elétrico

Para quem prefere conforto e comodidade, o camarote é uma ótima opção. As estruturas ficam localizadas no decorrer dos circuitos, e o folião pode curtir e apreciar de forma privilegiada o Carnaval de Salvador, aproveitando a área toda do espaço, que possui diversas opções de alimentação, bebida e entretenimento, como shows internos, boates e espaços de convivência.

Carnaval em Recife e Olinda

Ao som do frevo, do maracatu, do afoxé, do samba, do pop e de tantos outros ritmos que caracterizam a diversidade única da cultura brasileira, Recife se consolida como uma das capitais do Carnaval no país.

O Carnaval de Recife é um dos maiores eventos do Brasil, com mais de 1,5 milhão de pessoas que se juntam em seis dias seguidos. O desfile do Galo da Madrugada, tradicional bloco carnavalesco, que já foi considerado o maior do mundo pelo Guinness Book, anuncia o início do Carnaval em Recife, com todos os foliões dançando do frevo ao samba. 

Na capital pernambucana a festa é livre para todos, com blocos ou grupos que tocam suas próprias variedades de músicas e fazem o seu próprio show. Um dos momentos mais comoventes é a Noite dos Tambores Silenciosos, uma homenagem aos africanos escravizados que morreram aprisionados. Atualmente, os mais famosos blocos líricos de Recife são:

  • Bloco da Saudade
  • Bloco Madeira do Rosarinho
  • Bloco das Flores
  • Bloco Eu Quero mais

Na cidade de Olinda, distante cerca de 10 km de Recife, continua a magia do Carnaval, que só começa oficialmente com o bloco do Homem da Meia-Noite. 

Quem garante a trilha sonora da festa são os maracatus e as orquestras de frevo, que abrem o caminho para o desfile dos tradicionais Bonecos Gigantes de Olinda — carregados nos ombros dos bonequeiros, eles rodopiam ao ritmo da música. Nós conhecemos esse símbolo do Carnaval de Olinda durante o programa Conexão 123 – Expedição Brasil. Assista aqui ao episódio.

Conheça os principais carnavais do Brasil - Salvador | Desfile de bonecos gigantes em Olinda | Conexão123

Os bonecos gigantes são famosos no Carnaval de Olinda

Espalhados pelas famosas ladeiras da Cidade Alta, os blocos, como o Eu Acho é Pouco, garantem muitas fantasias, diversão, confete, serpentina e gente feliz. 

Para quem estiver com os pimpolhos, também há apresentações dedicadas às crianças. São mais de duas mil atrações para você escolher! 

Por isso, tenha certeza de que o Carnaval de Recife e Olinda é a melhor opção para você caso curta o espírito da tradição e esteja a fim de uma grande folia, com direito a danças marcantes. Veja onde se hospedar em Recife para não perder um dia!

Carnaval em Belo Horizonte 

O Carnaval de Belo Horizonte é hoje um dos principais eventos da cidade, recebendo milhões de foliões do Brasil. É composto por desfiles de escolas de samba, blocos de rua em diversos bairros da cidade e concursos musicais.

Não existe corda, abadá ou camarote. Os blocos são gratuitos e livres para todos participarem. São mais 500 desfiles por todas as regiões de Belo Horizonte, ao som dos mais diversos ritmos e estilos musicais, como marchinhas, samba, axé, rock, pop, forró, infantis, funk, entre outros. 

No coração da capital mineira, a avenida Afonso Pena recebe, na segunda e na terça-feira de Carnaval, os desfiles das escolas de samba e blocos caricatos. A avenida é tomada por estruturas robustas, como arquibancadas, telões, sonorização e iluminação especial para oferecer aos moradores e turistas uma experiência atrativa da cultura popular mais tradicional do país. 

Alguns dos principais blocos de rua de Belo Horizonte são:

  • Alô Abacaxi
  • Chama o Síndico
  • Tchanzinho Zona Norte
  • Bloco Afro Angola 
  • Então Brilha
  • Asa de Banana
  • Beiço do Wando
Conheça os principais carnavais do Brasil - Belo Horizonte | Bloco Então Brilha | Conexão123

Então Brilha! Bloco de Carnaval em Belo Horizonte (2017)

A edição de 2020, por exemplo, recebeu 4,45 milhões de foliões! Partiu curtir o Carnaval de Belo Horizonte? Confira as melhores opções de hospedagem!

Carnaval em São Paulo

Na cidade de São Paulo, o Carnaval é celebrado de duas formas: no Sambódromo do Anhembi, com o desfile das escolas de samba, e com os blocos de Carnaval.

Como a maioria dos outros carnavais, o Carnaval em São Paulo tem raízes afro-brasileiras. Ao longo dos anos, as fantasias e os enredos apresentados por várias escolas têm inovado pela criatividade, gerando um espírito competitivo nos torcedores e, ao mesmo tempo, dando ao público uma oportunidade de apreciar um grandioso espetáculo.

No sambódromo, os desfiles começam na sexta-feira que antecede a data oficial. São movidos pelo samba-enredo e acompanhados de muita tradição, ritmo, beleza e espírito competitivo, pois há um concurso para eleger a melhor escola do ano. Algumas das agremiações que geralmente se destacam são a Gaviões da Fiel, a Vai-Vai e a Camisa Verde e Branco.

Os moradores estão comumente envolvidos na criação de fantasias, carros alegóricos e desfiles de rua realizados por toda a cidade.

Já os blocos de rua começam a invadir a metrópole paulista mais cedo. Dois sábados antes da data oficial já ocorrem desfiles pré-carnaval de alguns blocos, e a folia se prolonga nas avenidas até o domingo seguinte, no pós-carnaval. 

Conheça os principais carnavais do Brasil - Salvador | Bloco de carnaval no Vale do Anhangabaú | Conexão123

No Vale do Anhangabaú, em São Paulo, saem diversos blocos que arrastam multidões pelas ruas da capital paulista

Cada bloco tem sua característica: alguns mais tradicionais com marchinhas e grandes sucessos do axé, e outros que democratizam a festa e passam pelas ruas ao som de funk, sertanejo e até rock.

Em São Paulo, há opção para todos os gostos! Confira onde se hospedar em São Paulo e não perca nenhum dia de folia!

Carnaval no Rio de Janeiro 

Além de praias e montanhas de beleza estonteante, o Rio de Janeiro é palco da mais famosa festa brasileira: o Carnaval. Durante quase uma semana, a Cidade Maravilhosa é tomada por um espírito único, capaz de arrebatar cariocas e turistas de toda parte do mundo. 

O Carnaval do Rio de Janeiro é uma festa mundialmente famosa, celebrada de diversas maneiras, como desfiles de escola de samba, bailes, blocos e bandas. Atualmente, o centro é a região que acumula o maior número de blocos carnavalescos. São desfiles de ritmos variados — samba, marchinhas, nordestinos — e temáticos, como o Bloco do Sargento Pimenta, que toca até músicas dos Beatles em ritmo de samba. 

Os blocos de rua mais populares da cidade, apelidada carinhosamente de “Capital Mundial do Carnaval”, são o Monobloco e o Suvaco do Cristo. Embora as festas sejam organizadas em todos os bairros, as mais famosas podem ser encontradas no Leblon, Copacabana, Ipanema, Lagoa, Jardim Botânico e centro. Atualmente, o Centro é a região que acumula o maior número de blocos carnavalescos, com cerca de 100 agremiações e 2,7 milhões de participantes.

O Carnaval tem seu momento de maior representação na Avenida Marquês de Sapucaí, oficialmente chamada Passarela Darcy Ribeiro e apelidada de sambódromo, onde, desde sua inauguração, em 1984, acontece o desfile das escolas de samba.

Todo ano, milhares de passistas, cantores e músicos das escolas de samba fazem do Carnaval do Rio de Janeiro um espetáculo de carros alegóricos, fantasias e batucadas no Sambódromo.

Entre as principais escolas de samba do Rio de Janeiro estão:

  • Império Serrano
  • Viradouro
  • Portela
  • Salgueiro
  • Grande Rio
  • Imperatriz Leopoldinense 
  • Mangueira
  • Beija-Flor
Conheça os principais carnavais do Brasil - Rio de Janeiro | Passarela Darcy Ribeiro | Conexão123

Passarela Darcy Ribeiro – Sambódromo Rio de Janeiro

Os desfiles são competitivos, julgados de acordo com os seguintes critérios:

  • Harmonia;
  • Mestre-sala e porta-bandeira;
  • Conjunto;
  • Evolução;
  • Comissão de frente;
  • Fantasias;
  • Alegoria;
  • Enredo;
  • Bateria;
  • Samba-Enredo.

Como o próprio termo sugere, o samba-enredo é aquele que narra a história que a escola de samba vai apresentar na avenida. O gênero surgiu na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1930 e na mesma década já se popularizou nas quadras das agremiações. 

Atualmente, o Carnaval na cidade é homologado pelo Guinness Book, o livro dos Recordes, como o maior Carnaval do mundo, com um número de 2 milhões de pessoas por dia brincando nas ruas e atraindo cerca de 400 mil turistas estrangeiros.

O Carnaval do Rio de Janeiro é clássico e bastante popular. Já pensou em curtir essa festa na Cidade Maravilhosa?  Ainda dá tempo de se planejar e escolher a melhor hospedagem

Carnaval em Manaus

O Carnaval de Manaus é composto pelo desfile de escolas de samba no Sambódromo de Manaus, blocos de rua, bandas e o desfile de fantasias no Teatro Amazonas. A diversidade é uma das principais características do evento.

O Carnaval de rua é uma das manifestações culturais de Manaus, sendo que o registro mais antigo de sua realização data de 1854. Dois dos blocos mais famosos são a Banda do Boulevard e a Banda do Galo, que recebeu este nome como homenagem ao Galo da Madrugada, de Recife. 

Um dos eventos mais tradicionais é o Carnaboi, realizado também no sambódromo. A festa é uma mistura de Carnaval com toadas, ritmo do folclore amazonense. A entrada é franca, mas o folião que quiser ficar dentro dos cordões dos artistas tem que comprar a camisa oficial, chamada de tururi. Cada um dos artistas tem um tururi próprio. 

Está acompanhado de crianças? Uma boa pedida é o baile infantil do Parque Cidade da Criança. Superanimado, o evento tem até fanfarra com as típicas marchinhas.  

O Carnaval de Manaus, além de abranger diversidade, é uma ótima escolha para viajar com a família. Confira onde se hospedar

Conheça os principais carnavais do Brasil - Salvador | Carnaval de rua em Manaus | Conexão123

O carnaval de Manaus é une os rituais tradicionais com o folclore amazonense

Gostou de conhecer os principais carnavais do Brasil?

Quais desses destinos são a sua cara para curtir o Carnaval? Ainda dá tempo de se planejar! A 123milhas oferece aos clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Partiu carnaval?