Lugares para conhecer

Arraial de Belo Horizonte: a maior festa junina da Região Sudeste

“O São João só é grande no Nordeste”. É mentira! A cada ano que se passa as celebrações de junho ganham mais força por todo o Brasil. Em 2019, o Arraial de Belo Horizonte reuniu mais de 100 mil pessoas e consagrou-se como a maior festa junina do Sudeste. Descubra a história dessa celebração e como ela cresceu tanto na capital de Minas Gerais.

 

Você vai ler sobre


As festas juninas no Brasil

Bandeirinhas coloridas, chapéu de palha, roupas cheias de babados e muita comida gostosa. Até que essa se tornasse a cara das festas juninas no Brasil, centenas de anos se passaram. A comemoração chegou ao país como uma herança dos colonizadores portugueses no século XVI.

Ao longo do mês de junho, os católicos celebram três figuras muito populares entre os fiéis: Santo Antônio (dia 13/06); São João (dia 24/06) e São Pedro (dia 29/06). A origem das festas juninas por aqui remonta à época em que os missionários jesuítas vinham ao território brasileiro catequizar os indígenas, mas a festividade mudou bastante até chegar aos dias de hoje.

Com sua população multicultural, o país incrementou as tradições africanas e indígenas à comemoração, dando origem a uma festa muito singular, que varia até mesmo de uma cidade para a outra.

A região Nordeste tem muita tradição nas celebrações de junho, que podem durar mais de uma semana. É o caso de Campina Grande e o maior São João do mundo. Os festejos no município do interior da Paraíba duram cerca de um mês, arrastando, anualmente, mais de 2 milhões de foliões. 

Festejos juninos: pacotes turísticos baratos para curtir as atrações do calendário nacional | Quadrilha tradicional de Campina Grande | Conexão123

O arraial de Campina Grande atrai até 2,5 milhões de pessoas durante trinta e um dias de festa

 

Outras grandes festas juninas do Nordeste são as de Caruaru, em Pernambuco, a Festa Bumba Meu Boi, na capital do Maranhão, e Mossoró Cidade Junina, realizada no município do interior do Rio Grande do Norte. Essas também são algumas das maiores festas juninas do Brasil.

Mas a tradição ainda se espalha por todo o território do país, onde ganha mais força a cada ano. Fora do eixo do Nordeste, vale destacar o São João de Belo Horizonte. Carinhosamente apelidado de “Arraial de Belô”, ele é considerado a maior festa junina do sudeste. Confira tudo sobre o evento a seguir:

 

Festa junina de Belo Horizonte: como tudo começou

Apesar de já ser celebrado informalmente há um bom tempo, o São João se tornou uma comemoração oficial de Belo Horizonte em 1979. Naquele ano, a Praça da Estação, no centro da capital mineira, recebeu uma festa que unia os grupos de quadrilha já existentes na cidade. 

A partir de 1980, além dos shows que ocorriam na grande praça central, a comemoração foi estendida para as diversas regionais de BH. Durante a década de 80, a festa caiu no gosto do público e já arrastava multidões.

Uma das principais atrações anuais do “Arraial de Belô” é o concurso de quadrilhas juninas, uma competição de dança superdivertida em que os bailarinos exibem sincronia e passos elaborados. Shows de grandes artistas sertanejos, barraquinhas de comidas típicas e até mesmo correio elegante integram a programação da festividade.

Arraial de Belo Horizonte é a principal festa junina do Sudeste | Quadrilha em BH | Conexão123

Figurinos coloridos chamam a atenção nas apresentações das Quadrilhas de BH

 

A maior festa junina do Sudeste

Na última década, o Arraial de Belo Horizonte se consolidou como a “maior festa junina do sudeste”. Em 2016, o evento bateu o recorde de 120 mil foliões, e se inseriu na lista de destinos turísticos para o período.

A 40ª edição do festejo, realizada em 2018, trouxe um elemento muito amado pelo público para as comemorações: a deliciosa gastronomia mineira e os pratos regionais. 

Arraial de Belo Horizonte é a principal festa junina do Sudeste | Sanduíche | Conexão123

Sanduíche une a gastronomia mineira às comidas típicas do São João

 

Ações como o Concurso Prato Junino, a Vila Gastronômica na Praça e o Circuito Gastronômico realizado em vários restaurantes da cidade misturam o tempero de Minas com as comidas típicas de festa junina.

Em 2019, última edição da festividade antes da pandemia de Covid-19, ao todo 100 mil pessoas acompanharam shows de artistas como Luan Santana e Nayara Azevedo, além da apresentação de 40 grupos de quadrilha no tablado principal.

Arraial de Belo Horizonte é a principal festa junina do Sudeste | Show Luan Santana | Conexão123

Luan Santana foi um dos cantores que agitou o público durante o Arraial de Belo Horizonte de 2019

 

Os anos de 2020 e 2021 receberam edições virtuais do arraial, mas o evento promete voltar com tudo em breve. Em 2022, as festas juninas tradicionais marcam a retomada dos festejos pelo Brasil e o Arraial de BH é uma delas! Veja a seguir o que a cidade prepara para o evento deste ano.

 

Festa Junina de 2022 em BH

O Arraial de Belo Horizonte de 2022 será o maior da história, de acordo com a Empresa Municipal de Turismo da cidade, Belotur. A festa ainda não tem data definida, mas deve rolar no segundo semestre de julho, e se estender por alguns fins de semana. O local será a já conhecida Praça da Estação, habitual palco da celebração.

Apesar de ainda não ter todas as atrações anunciadas, o São João promete ser bem grande mesmo: o orçamento para realização do arraial gira em torno de R$ 2 milhões. O tradicional concurso de quadrilhas juninas, a escolha do melhor prato típico e muitas intervenções em espaços da cidade estão previstos na programação.

Que tal curtir essa festa e de quebra conhecer alguns passeios imperdíveis em Belo Horizonte? Aproveite os melhores voos, hotéis e pacotes de viagem com a 123milhas!