Lugares para conhecer

Arraial de Belo Horizonte: a maior festa junina da região Sudeste

22 de maio de 2022

Olha a chuva… É mentira! O clima vai esfriando e já começa aquela expectativa para as festas juninas em Belo Horizonte. Quadrilha, roupas típicas, decoração colorida, casamento e, claro, muita comida gostosa são as marcas registradas de um bom e tradicional arraial, como o da capital mineira. 

O Conexão123 conta tudo o que você precisa saber sobre o Arraial de Belo Horizonte. A edição de 2023 promete muitas surpresas! Vamos conferir? 

Conheça com o Conexão123

Arraial de Belo Horizonte 

Apesar de já ser celebrado informalmente há um bom tempo, o São João se tornou uma comemoração oficial de Belo Horizonte em 1979. Naquele ano, a Praça da Estação, no centro da capital mineira, recebeu uma festa que unia os grupos de quadrilha já existentes na cidade.

A partir de 1980, o evento passou a ser coordenado pela Belotur — Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte. Nos anos seguintes, foi estendido para as administrações regionais. O foco, desde essa época, era estimular e preservar a festa junina como manifestação da cultura do município, além de fomentar o lazer, o turismo e a formação de novos quadrilheiros.

Uma das principais atrações anuais do “Arraial de Belô” é o concurso de quadrilhas, uma competição de dança superdivertida na qual os bailarinos exibem sincronia e passos elaborados. Shows de grandes artistas sertanejos, barraquinhas de comidas típicas e até mesmo correio elegante integram a programação da festividade.

Na última década, o Arraial de Belo Horizonte se consolidou como a “maior festa junina do Sudeste”. Em 2016, o evento bateu o recorde de 120 mil participantes, e se inseriu na lista de destinos turísticos para o período.

A 40ª edição do festejo, realizada em 2018, trouxe um elemento muito amado pelo público para as comemorações: a deliciosa gastronomia mineira e os pratos regionais. Ações como o Concurso Prato Junino, a Vila Gastronômica na Praça e o Circuito Gastronômico realizado em vários restaurantes da cidade misturam o tempero de Minas com as comidas típicas de festa junina.

Em 2019, última edição da festividade antes da pandemia de Covid-19, ao todo 100 mil pessoas acompanharam shows de artistas, como Luan Santana e Nayara Azevedo, além da apresentação de 40 grupos de quadrilha no tablado principal.

Arraial de Belo Horizonte | Arraial BH 2019 | Conexão123

Durante cinco dias (a festa no local começou em 28 de junho), o tablado montado na Praça da Estação recebeu apresentações de 40 grupos de quadrilha | Foto: Divulgação

Nos anos de 2020 e 2021 as edições do  Arraial de Belo Horizonte foram online. Já em 2022, a 43ª edição reuniu cerca de 90 mil pessoas na Praça da Estação. Foram sete dias de programação, com apresentações do tradicional Concurso Municipal de Quadrilhas. 

Neste ano, o festejo será realizado nos últimos fins de semana de julho, e no primeiro de agosto,mantendo a já tradicional “Experiência Junina Completa”, com a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas.

Quer aproveitar o Arraial de Belo Horizonte? É fácil chegar na capital mineira por via aérea: o BH Airport recebe centenas de voos diários, vindos das principais cidades do Brasil. A 123milhas oferece o melhor preço em passagens aéreas para Belo Horizonte.

Não deixe de conferir nossas recomendações de hospedagem em Belo Horizonte.

Programação 2023 do Arraial de Belo Horizonte

Consolidado como a maior festa junina da região Sudeste, o arraial traz muitas novidades em 2023. O evento vai ocorrer nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto.

Em julho acontecerão as apresentações das quadrilhas do Concurso Municipal, com o Grupo de Acesso e o Grupo Especial. 

Programação 2023 do Arraial de Belo Horizonte | Quadrilha | Conexão123

Figurinos coloridos chamam a atenção nas apresentações das quadrilhas de BH | Foto: Divulgação

No encerramento, previsto para agosto, será a vez das apresentações de artistas locais e nacionais. A programação do Arraial de Belo Horizonte ainda será divulgada. O evento é gratuito, mas caso você queira se antecipar há outros eventos pagos rolando enquanto a maior festa não chega. 

Uma das atrações imperdíveis da cidade é a criação de uma encantadora Vila Gastronômica durante toda a celebração. Com mesas, cadeiras de madeira, pufes, barracas de entretenimento e uma iluminação aconchegante, o ambiente agrada a todo tipo de visitante.

Além disso, a vila vai apresentar as receitas vencedoras do prestigioso Concurso Prato Junino. A grande final marcará o início das festividades juninas na cidade, sendo uma iniciativa da Belotur em colaboração com as faculdades de gastronomia locais.

Turismo em Belo Horizonte 

Se está pensando em viajar para a capital mineira durante a festa junina, é uma boa oportunidade de conhecer alguns dos melhores pontos turísticos e passeios da cidade

Turismo em Belo Horizonte | Lagoa da Pampulha | Conexão123

Se estiver pela cidade para curtir o Arraial de Belo Horizonte, não deixe de visitar os famosos pontos turísticos de BH, como a Lagoa da Pampulha

BH é uma cidade onde é possível conhecer muito gastando pouco. Grande parte dos passeios e atrações da cidade é gratuita. Os parques e praças, que carregam um charme ímpar, são perfeitos para um fim de tarde com a família. Confira:

  • Lagoa da Pampulha: um dos cartões-postais de Belo Horizonte. Ela é cercada por árvores e ótima para andar de bicicleta e fazer piquenique.
  • Mercado Central de Belo Horizonte: local ideal para provar as comidas típicas e deliciosas de Minas Gerais. Queijos, embutidos, vinhos, leites, cachaças, doces e muito mais! 
  • A Pão de Queijaria: impossível ir para Belo Horizonte e não parar para comer o famoso pão de queijo mineiro. Experimente o hambúrguer feito com pão de queijo, uma delícia. 

Os sabores mineiros conquistam os viajantes, por isso não deixe de aproveitar os melhores lugares para comer em Belo Horizonte

Gostou das dicas para curtir o Arraial de Belo Horizonte? Conte com a 123milhas para pular fogueira na capital mineira com as melhores ofertas em passagens aéreas, pacotes de viagem e até aluguel de carros!

RESPOSTAS123

Em 2023, o Arraial de Belo Horizonte será nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto.

Apesar de já ser comemorado informalmente, o Arraial de Belo Horizonte surgiu em 1979, quando foi incorporado oficialmente às festividades da cidade.