Blog 123

COMO EVITAR O CORONAVÍRUS EM AVIÕES

como evitar o coronavírus em aviões

A aviação comercial terá suas atividades retomadas nas próximas semanas, para quando algumas companhias aéreas estrangeiras anunciaram a retomada das operações tanto no Brasil quanto no exterior. Será uma retomada gradual, é bom frisar. Mas, ainda assim, esse retorno já será diferente da realidade da aviação no período pré-pandemia. Novos protocolos de higiene foram anunciados pelas empresas e muito mais deve estar por vir. Neste post, veja algumas medidas que deverão ser postas em prática por algumas aéreas e também cuidados pessoais sobre como evitar o coronavírus em aviões.

Distanciamento social

Em aeroportos e aviões, o viajante deverá manter um distanciamento de outras pessoas de pelo menos dois metros. Essa medida deverá ser estimulada nos momentos de check-in, raio-x e embarque. A Emirates, por exemplo, já começou a incentivar essa atitude nos voos que está realizando no exterior e alocou passageiros que não viajam juntos em assentos intervalados.

Utilização da máscara

No começo da pandemia, o uso contínuo de máscaras não era incentivado, mas as recomendações mudaram completamente com o espalhamento da doença. Desde o dia 1º de abril, o uso da máscara de pano em espaços públicos passou a ser aconselhado pelo Ministério da Saúde. Então, se for viajar, use-a! Lembrando: pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus e a barreira de pano também protege contra a contaminação.

No Brasil, as companhias aéreas nacionais – AZUL, LATAM e GOL – anunciaram, recentemente, que o uso de máscaras por passageiros e pela tripulação agora é obrigatório em todos os voos.

As companhias irão fornecer o acessório a todos que não estiverem com os seus próprios e também disponibilizarão álcool em gel para todos os passageiros. As regras serão válidas dentro das aeronaves e durante o período do embarque, em qualquer voo operado pelas companhias.

Reserve um assento próximo à janela

Um estudo de 2018 da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, concluiu que uma das maneiras de evitar doenças contagiosas – não só o coronavírus – durante um voo, é buscar um assento na janela. Longe do corredor, o passageiro tem cinco vezes menos encontros com outras pessoas, o que diminui as chances de entrar em contato com alguém infectado. Em suma: uma vez sentado na janela, melhor nem levantar. Caso o passageiro queira ou precise ocupar um assento no corredor, é recomendável que seja longe do banheiro, que é o lugar onde as pessoas mais se aglomeram.

Não encoste em seu rosto

Assim como a cada voo o chefe de cabine anuncia que é preciso prestar atenção aos procedimentos de segurança, mesmo para quem é passageiro frequente, da mesma forma continuarão a ser martelados os cuidados para evitar a contaminação: não colocar a mão na boca, nariz e olhos, mesmo se estiver usando máscara e, principalmente, em ambientes com aglomerações, como é o caso dos aeroportos. 

Ao tossir ou espirrar, é importante não cobrir o rosto com as mãos, e sim com algum lenço de papel que possa ser descartado em seguida. Levar a dobra interna do cotovelo até a boca na hora de tossir ou espirrar também pode ser uma boa maneira de evitar que o vírus espalhe.

Lave as mãos 

A higienização das mãos segue sendo um dos principais modos de combater o coronavírus, como indica o Center for Disease Control and Prevention (CDC), centro de referência em saúde nos Estados Unidos. Mas o método só é eficaz se feito de forma adequada, realizando uma lavagem por cerca de 20 segundos e abrangendo todas as partes da mão e o pulso. 

Caso não consiga lavar com água e sabão, o álcool em gel 70% é uma eficaz alternativa. Gol, Azul e Latam anunciaram que fornecerão o produto dentro de suas aeronaves.

Limpe o seu próprio assento

E uma última atitude que pode ser tomada pelo passageiro é a limpeza do próprio assento. Sim, ter TOC está permitido. Munidas de lenços de papel desinfetantes, as pessoas podem higienizar a mesinha, a fivela do cinto, os braços da poltrona e, se houver, a TV e o controle remoto. No caso do assento, vai depender do material. Se for de couro ou de algum material similar, vá em frente. Se for de tecido, melhor evitar, já que a umidade pode ajudar na proliferação do vírus. Evite usar lenços de bebê, que não possuem a quantidade de álcool adequada.

Agora que você já sabe como evitar o coronavírus em aviões, retome suas viagens com segurança. E para adquirir voos e pacotes de viagens com até 50% de economia, conte sempre com a 123Milhas.

Gostou? Compartilhe:

Comentários