Lugares para conhecer

O que fazer em São Miguel do Gostoso

20 de dezembro de 2021

São Miguel do Gostoso é uma  simpática vila de pescadores no Rio Grande do Norte, conhecida como a “esquina do Brasil” por estar localizada no Marco Zero da BR-101. A grande estrela desse paraíso são as praias com dunas, águas calmas e grandes faixas de areia. Mas os atrativos vão além. Neste guia da 123Milhas, saiba o que fazer em São Miguel do Gostoso

Praias

O clima pacato, o mar azul e o vento propício para a prática de kitesurf e windsurf colocaram São Miguel do Gostoso na lista das praias mais bonitas do Brasil. Algumas praias possuem uma boa infraestrutura para os turistas, enquanto outras são desertas e indicadas para quem procura paz e sossego. Conheça cada uma delas: 

Praia da Xêpa 

Praia mais próxima do centro do vilarejo, é onde dá para ver os barquinhos dos pescadores no início da manhã e conhecer a típica tranquilidade dos moradores de São Miguel do Gostoso. 

Muita gente se hospeda na Praia da Xêpa, cuja estrutura conta com bares, restaurantes, quadra de esportes, escola de kitesurf e windsurf.  

Praia de Maceió

Essa é a última praia da cidade, localizada a 10 minutos de caminhada da Praia da Xêpa. Nela, o mar é tranquilo e a areia sem pedra, escolha perfeita para levar crianças e cair na água sem se preocupar com as ondas.

Também é na Praia do Maceió que acontece a Mostra de Cinema de Gostoso, sempre no mês de novembro, com apresentação de filmes numa sala de cinema ao ar livre. Programa ideal para quem adora a sétima arte e quer colocar o pé na areia, tudo ao mesmo tempo. Os blocos de carnaval de São Miguel do Gostoso também saem de lá. 

A praia ganhou esse nome por causa dos maceiós, ou seja, pequenas lagoas formadas pelas águas do mar na maré alta.  

Dá para armar uma rede embaixo da cabana e curtir a paisagem na Praia do Maceió. 

Praia do Cardeiro 

Essa é uma bela e sossegada praia que pode ser desfrutada até quando a maré está alta, porque está protegida por arrecifes. Na maré baixa, forma uma pequena lagoa entre várias pedras. É muito frequentada para a prática de esportes ao ar livre ao longo da grande faixa de areia. Futebol é um deles. 

Dá para caminhar da Praia da Xêpa até a Praia do Cardeiro. 

Praia Ponta do Santo Cristo 

Praia mais afastada do centrinho de Gostoso, a Ponta do Santo Cristo é uma das mais populares entre os apaixonados por kitesurf e windsurf. É até considerada uma das melhores do mundo para a prática dos esportes náuticos. 

Portanto, aproveite esse ótimo local para aprender a velejar com o auxílio de uma das várias escolas que ensinam kitesurf e windsurf por lá. É uma praia mais deserta com o pôr-do-sol maravilhoso. 

O mar da Ponta do Santo Cristo ganha o colorido das velas todos os dias.

Praia de Tourinhos

A 8 km do centro está uma das praias mais bonitas de São Miguel do Gostoso. De um lado está o mar azul e do outro um paredão de areia formado há mais de 2500 anos. Essas são as dunas mais famosas da vila. Dizem que a formação rochosa se parece a um rebanho de touros pequenos, por isso o nome de “Tourinhos”. 

O certo é que a Praia de Tourinhos é muito procurada por quem quer paz, apreciar a paisagem, curtir o pôr-do-sol e tomar sol na areia. 

A praia de Tourinhos é ideal para quem busca tranquilidade

Praia do Marco

A Praia do Marco é ainda bem natural e pouco explorada, com mar de águas claras e larga faixa de areia. Apenas 22 km separam o coração de Gostoso da Praia do Marco, localizada em um ponto estratégico e direcionado para o continente europeu.  

Historiadores contam que no ano de 1501, uma expedição de Portugal desembarcou nessa praia e fixou o primeiro monumento de posse colonial em terras brasileiras. Atualmente, o visitante encontrará uma réplica do monumento na praia, porque o marco original está exposto no forte dos Reis Magos, na capital do Rio Grande do Norte. 

Colonizadores portugueses fixaram o primeiro marco de posse em terras brasileiras na Praia do Marco. 

Onde ir em São Miguel do Gostoso 

Marco Zero

O nome já diz tudo: o Marco Zero da Rodovia BR-101 fica no km zero da estrada, local considerado a “esquina do Brasil”. Nessa rodovia que corta o Brasil de norte a sul, o marco zero está localizado no km 4765.  Ainda está situado a 20 km do centro de São Miguel do Gostoso e a 2 km da saída para a RN-221. Passa lá! 

Gostoso é um município do Rio Grande do Norte, conhecido como “a esquina do Brasil” por estar situado no Marco Zero da BR-101.

Farol do Calcanhar 

Depois de parar no Marco Zero da BR-101, siga por uma estrada de terra até chegar ao Farol do Calcanhar. O monumento histórico tem mais de 100 anos e escadaria de 298 degraus! Outra curiosidade é o tamanho dele, que possui 62 metros de altura e, por isso, é considerado o segundo maior farol do país.

O farol está localizado no ponto do território brasileiro mais próximo do continente africano. Antes de colocá-lo no roteiro, fique atento! O farol é propriedade da Marinha nacional e sua visitação ocorre apenas aos domingos, das 14h às 17h. 

Farol do Calcanhar é um monumento histórico cuja localização é a mais próxima do continente africano.

Cachaçaria Urca do Tubarão

Há motivos de sobra para você dar uma paradinha na Cachaçaria Urca do Tubarão. Além do mais, a cachaça artesanal é um amor antigo do brasileiro. Então, aproveite para escutar muita história, aprender sobre o processo de fabricação da cachaça e levar uma garrafa para casa.  

No local também funciona pousada e restaurante, lugar ideal para já tomar uma caipirinha por lá mesmo. Carne de sol com macaxeira, camarão e peixe frito são alguns dos pratos disponíveis no cardápio. 

Deguste cachaça artesanal diretamente da fábrica na Cachaçaria Urca do Tubarão

Já está de malas prontas para chegar em Gostoso, essa vila de pescadores paradisíaca do litoral potiguar? A culinária local é de dar água na boca. Para você saber onde e o que comer em São Miguel do Gostoso,  a 123Milhas listou os melhores restaurantes por lá. Acompanhe!