Lugares para conhecer

Tem que conhecer em Jericoacoara

4 de dezembro de 2021

Um dos destinos mais cobiçados do litoral brasileiro, Jericoacoara faz parte de uma reserva florestal. Essa antiga vila de pescadores está incrustada nas mais surpreendentes atrações naturais, roteiro de dunas, praias e lagoas com água cristalina. São muitas as maravilhas que você tem que conhecer em Jericoacoara!

O local onde esse paraíso está situado diz muito sobre ele. A vila fica a 300 km de Fortaleza, capital do Ceará, e faz parte da Rota das Emoções – principal roteiro das praias nordestinas queridinhas do mundo inteiro, como os Lençóis Maranhenses.

Para quem quer se aventurar, uma das opções é já sair de Fortaleza de jardineira para chegar a Jijoca. O trajeto é feito preferencialmente por veículos adaptados para estrada de terra. As passagens de ônibus você pode comprar no site da empresa Fretcar. Também há opções de transfer, avião ou helicóptero. É importante separar até oito horas para ir por terra.

Jeri é o destino perfeito para tomar banho de mar, fazer passeio de buggy, descansar na rede e admirar o pôr do sol. A maioria das atrações de Jericoacoara é para se fazer de dia. Logo, é preciso acordar cedo – principalmente quem vai curtir a cidade por poucos dias. Sem dúvidas, essa mágica vila de pescadores encantará você!

Lagoas

Na hora de descansar do caos urbano, das cansativas rotinas diárias e repor as energias, o mar é a primeira belíssima atração natural sonhada por muita gente. Mas em Jeri ninguém sabe ao certo o que é melhor. Em primeiro lugar, Jijoca surpreende pelas lagoas e pela tranquilidade de dar preguiça.

Lagoa do Paraíso

Mesmo sem conhecer Jericoacoara, você certamente conhece por fotos as famosas redes dentro d´água. A lagoa é um dos cartões postais da cidade. E um dos lugares que você deve adicionar no seu roteiro. Além de lindo, deitar nas águas verdes da lagoa é relaxante. O lugar certo para viver a “lerdeza” gostosa do vilarejo.

Vale muito a pena chegar à Lagoa Azul de buggy ou de quadriciclo (opção mais confortável e emocionante). Restaurantes e bares são a infraestrutura que você encontrará lá. É possível alugar caiaques e stand up paddle para divertir a família toda.

O ponto mais famoso da Lagoa do Paraíso é o Alchymist Beach Club. São vários cantinhos lindos integrados à natureza, espaço de música, drinks e petiscos.

Lagoa Azul

A lagoa é realmente azul! A água doce e transparente se mistura com a areia fina e clarinha. É lugar de mergulho e muita água de coco. Então, passe o dia ali. Quiosque para descanso oferece guarda-sóis de buriti (palha de árvore do Nordeste). Você pode pedir petisco e bebidas para tomar ali mesmo, com os pés dentro da água ou na leve areia fininha.

Mergulho, canoa, redes e quiosque com guarda-sóis de buriti garantem o dia de passeio.

Lagoa de Tatajuba

Outro ponto turístico muito visitado em Jericoacoara é a Lagoa de Tatajuba. Ela faz parte do passeio do Lado Oeste e o caminho para chegar lá é lindo.Você vai passar pela Praia do Mangue Seco, Passeio do Cavalo Marinho, Praia do Guriú, várias dunas, tirolesa e toboágua. Prepare-se!

Lá também tem redes para se estar dentro da água, mas é diferente das lagoas Azul e do Paraíso. Tanto a areia quanto a água são um pouco mais escuras do que as outras duas. Sem ondas, a calmaria das águas permite fazer stand up paddle.

Nos quiosques, os garçons apresentam o cardápio ao vivo para o visitante, que pode ver o peixe, o camarão e a lagosta antes de serem preparados. Assim, você sabe ao certo o tamanho da porção, sempre generosa.

Os quiosques da Lagoa de Tatajuba são famosos pelos cardápios ao vivo.

Praias

De antemão, o mar em Jericoacoara também é maravilhoso, no melhor estilo caribenho.

Praia do Preá

Paradisíaca é pouco para descrever a Praia do Preá. Com água morna cristalina e areia branca fininha, é um lugar delicioso para passar o dia. Por seus ventos fortes, essa é a praia que mais atrai quem deseja aprender ou praticar kitesurf e velejar. É cheio de estrangeiros por lá.

Localizada na Vila do Preá, próxima a Jijoca, a Praia do Preá é uma opção mais urbana do que Jericoacoara. Muitas pessoas gostam de se hospedar por lá.

A Praia do Preá atrai turistas do mundo inteiro em busca de esportes radicais.

Praia de Jeri

Entre as praias de Jericoacoara, a Praia de Jeri é a de mais fácil acesso, localizada bem em frente à vila. Com ótima infraestrutura, ela é também a mais frequentada. A orla conta com quiosques e restaurantes ao pé da areia, que oferecem ótimos drinks e comidas típicas.

O mar de água transparente e calma é uma praia ideal para as famílias. Ela é muito arborizada e a faixa de areia varia bastante de extensão por conta da maré. Quando está baixa, você pode andar à vontade no trecho de areia até o mar.

A Praia de Jeri é a mais famosa de Jijoca.

Praia da Malhada

Se o seu desejo é relaxar em uma praia praticamente deserta, a Praia da Malhada deve entrar no roteiro. Próxima da vila de Jeri, ela é outra praia muito usada para a prática de surf e kitesurf. O belo cenário ainda é composto por grutas e piscinas naturais. Não espere comércio por lá.

A Malhada fica no caminho que leva à Pedra Furada. Mas, se a maré estiver alta, é melhor caminhar pelos acessos atrás da Rua da Igreja.

Grutas, piscinas naturais e praia vazia tornam a Praia da Malha ideal para quem quer paz.

Espetáculos naturais

Ainda que uma pequena vila, Jericoacoara oferece muitos espetáculos naturais para além das lagoas e do mar turquesa, de água quente e cristalina. Jeri é daqueles lugares em que a gente agradece as ruas de areia e, à noite, iluminada basicamente pela luz intimista dos restaurantes, as dunas brancas e o sol.

Pedra Furada

Cartão-postal de Jericoacoara, a Pedra Furada é ponto certo de encontro com pessoas do mundo inteiro. Como o próprio nome diz, tem uma fenda no centro de uma grande pedra que permite ver os raios solares do pôr do sol de um jeito diferente. É deslumbrante!

Para chegar até a Pedra Furada pode caminhar 40 minutos a partir da Vila de Jeri.

Barrinha

As dunas de Barrinha ficam, na verdade, no município de Acaraú, vizinho de Jericoacoara. Apenas 27 km separam essa maravilha da natureza de quem está na vila. Faz parte da rota de passeios do Lado Leste, que fica depois da Lagoa Paraíso e do Buraco Azul.

O lugar é um oásis formado por um conjunto de dunas brancas, coqueiros e, no meio de tanta areia, pequenas lagoas. Barrinha também era uma vila de pescadores, mas foi engolida pelas areias. Algumas ruínas de casas sobrevivem em meio à paisagem.

É um bom destino para driblar a multidão na alta temporada e cai muito bem no fim de um dia de praia.

Árvore da Preguiça

A beleza dessa árvore é simplesmente cinematográfica. Com galhos retorcidos, essa árvore nativa da região está sozinha entre as areias do Parque Nacional de Jericoacoara, a poucos metros do mar. O nome faz menção à posição dela, deitada sobre a areia. O nome científico da espécie é Conocarpus Erectus.

Brincadeiras à parte, até a árvore se rende ao clima relaxante criado em Jijoca. Difícil é querer se levantar nesse destino!

A Árvore da Preguiça é conhecida popularmente como Mangue-de-Botão.

Buraco Azul Caiçara

A coloração azul turquesa da água surpreende no Buraco Azul, mais novo ponto turístico de Jericoacoara. A enorme piscina natural está localizada em Caiçara, distrito de Cruz, a cerca de 20 km de distância de Jeri.

Essa lagoa surgiu após a retirada de terra para obras de construção de uma rodovia nos arredores da cidade. A temporada de chuvas de 2019 encheu o “buraco” de areia branca com água e o fenômeno entrou para a rota turística. É lindo!

O Buraco Azul Caiçara entrou para a rota do glamour de celebridades em Jericoacoara

Dunas do Pôr do Sol

A duna é uma espécie de lugar sagrado em Jericoacoara. Frequentada por milhares de pessoas que todos os dias sobem, religiosamente, até ela para contemplar o magnífico sol se pondo no mar. O espetáculo começa às 16h30, quando o céu ganha colorações em amarelo, laranja e rosa.

Todos ficam sentados esperando o sol tocar o mar. De lá se vê a praia de Jeri, as dunas do Parque Nacional e parte da vila. Vendedores ambulantes garantem a venda de bebidas para quem quer celebrar o fim de tarde e início de noite por ali. O momento é maravilhoso e é impossível alguém tirá-lo do roteiro da viagem.

É imperdível sentar-se na duna para ver o pôr do sol.

Mangue Seco

No lado Oeste da vila, a praia do Mangue Seco é um dos lugares inacreditáveis de Jericoacoara. Várias árvores grandes e com longas raízes para fora da terra compõem a beleza nas areias dessa praia que fica em Guriú.

Lá o Rio Guriú se encontra com o mar, formando uma lagoa salgada repleta de cavalos marinhos. Engana-se quem pensa que o lugar é totalmente selvagem. Há quiosques, balanços, casas nas árvores e redes. É encantador!

Mangue Seco fica no sentido da Praia de Tatajuba.

Os encantos da vila de Jericoacoara

Parte das atrações naturais de Jericoacoara ficam afastadas da vila. Depois do mergulho do mar e na lagoa é hora de percorrer as ruas de areia, com os pés descalços ou sapatos confortáveis.

No miolo da cidade fica a estrutura com o nome de Jericoacoara para os visitantes fotografarem.

Quando chega a noite, os restaurantes abrem as portas e a música começa a tocar na cidade. As barracas de drinks, com destaque para a queridinha caipirinha, se instalam na Rua Principal. O cenário é lindo com a baixa iluminação proveniente dos restaurantes e lojinhas nas ruas da vila.

O charme da pequena vila de pescadores se mantém em meio ao turismo de luxo de Jericoacoara.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é um templo de fé e beleza arquitetônica. Ela foi construída em 1945 com pedras retiradas do Serrote, outro ponto turístico de Jericoacoara. Lá as missas são celebradas aos domingos.

Forró

A vida noturna de Jericoacoara é bem agitada com muita música ao vivo e forró. Portanto, quando cair a noite, entregue-se ao parceiro no ritmo que impera em Jericoacoara. Todo mundo vai para a Rua do Forró dançar. Muitos deixam o chinelo na entrada do clube a céu aberto onde os passos esquentam.

Outro point do forró acontece à beira-mar nas quinta-feiras no ClubVentos. O lugar conta com espreguiçadeiras, gazebos, sofá e pista de dança. No domingo, o forró pé de serra acontece em frente à Praia da Malhada, no Serramar – atrás da igreja. A pista de dança é de cimento batido, o espaço simples e aconchegante.

O forró atrai muita gente na rua em homenagem à dança.

Jericoacoara está longe de ser um paraíso para compras. Mas se você gosta de comprar lembrancinhas, vale a pena conhecer o comércio local. As lojas de roupa são na sua grande maioria de moda praia, com venda de biquínis, sungas, saídas de praia e chapéus.

Deixar Jericoacoara não é tarefa fácil depois de tantas belezas naturais e descanso. Quem visita a vila certamente concorda com a fama de paraíso mundial. Que tal planejar sua viagem? Vem descobrir mais sobre este destino com a 123Milhas e saiba o que você tem que comer em Jericoacoara.