Campos do Jordão

Campos do Jordão

Considerada, por muitos, a “Suíça brasileira”, Campos do Jordão é um dos destinos de turismo de inverno mais procurados no Brasil. Localizada na Serra da Mantiqueira, o frio garante um tempero a mais a esta vila com arquitetura europeia, serras e a beleza dos corredores de árvores plantadas por todo lado. São muitos os motivos pelos quais você tem que ir para Campos do Jordão!

Cenário de telenovela, Campos do Jordão recebe milhares de turistas o ano inteiro atrás de badalação, luxo, natureza, romantismo, gastronomia e esportes radicais. Independente da estação do ano, a cidade espera você com fondue, arquitetura enxaimel, trilhas, jantar a luz de vela e muito vinho.

Localizada no interior de São Paulo, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil. O clima e a qualidade do ar já levaram muita gente a escolher o local para viver e até se tratar de tuberculose no passado.

Com um charme sem igual, o município é um dos queridinhos do estado de São Paulo. A Vila de Capivari, no centro da cidade, estrela como um dos principais pólos de atração turística. Em meio a tantos atrativos incríveis, vamos contar por que você tem que ir em Campos do Jordão!

Quando ir a Campos do Jordão

Junho, julho e agosto são os meses mais frios no país, portanto, Campos do Jordão recebe maior número de turistas brasileiros e do mundo inteiro nessa época. A temperatura das noites de inverno chega a cair abaixo dos 5ºC. E, sem dúvida, é aí que o clima serrano fica mais charmoso.

O auge da temporada é o mês de julho, quando a cidade sedia o Festival de Inverno. Campos fica cheia no inverno, mas ainda assim é palco para o descanso. É época para se esquentar no pé da lareira, aproveitar a beleza do orvalho, provar um delicioso fondue em casal ou entre amigos.

Reconhecida por suas flores e plátanos, Campos do Jordão encanta os visitantes

Mas Campos do Jordão continua especial para os visitantes em qualquer época do ano. Na cidade em que todos trombam com casais apaixonados em cada esquina, por causa do clima especial para os “pombinhos”, os solteiros também são muito bem-vindos.

Entretenimento na noite em Campos

A cidade surpreende quem pensa que lá existem apenas atividades destinada para casais. O calendário de eventos em Campos é bem agitado e oferece opções para todos os gostos. Por isso, basta pesquisar e se programar com antecedência.

Noite animada nos bares da “Suíça brasileira”

Na Vila de Capivari estão concentrados os principais bares e restaurantes da cidade. As opções de lazer e cultura se diversificam do rock à MPB. A música clássica é protagonista em Campos do Jordão, cidade que sedia o maior festival de música erudita da América Latina.

Festivais gastronômicos, festas e baladas na montanha também acontecem em Campos do Jordão todos os anos e em todas as épocas do ano. Muita iluminação e decoração natalina toma conta da cidade na programação de celebrações de fim de ano.

O clima natalino embala a cidade mais alta do Brasil

Confira mais informações sobre a programação oficial do Natal em Campos do Jordão aqui.

Parques e atrações ao ar livre

Amantikir

As belezas naturais do Amantikir emocionam os visitantes

Com mais de 700 espécies de plantas originárias de diversos lugares do mundo, os 28 jardins do Amantikir são um espetáculo de cores, formas e cheiros. O lugar emociona tanto que é chamado de “jardins que falam”.

Os famosos “jardins que falam” do Amantikir, em Campos do Jordão

O parque fica na rua Simplício Ribeiro de Toledo Neto, 2200, Gavião Gonzaga. Abre de segunda a quinta-feira, de 10h às 16h. De sexta a domingo começa a funcionar uma hora mais cedo.

Parque Estadual Campos do Jordão

A diversidade da flora no Parque Estadual Campos do Jordão. Créditos: Prefeitura Municipal Campos do Jordão

Com mais de 186 espécies de aves catalogadas, o Parque Estadual Campos do Jordão, conhecido por moradores locais como “Horto Florestal”, foi criado em 1941. Conta com uma área de 8341 hectares que ocupa um terço da superfície do município.

As lindas araucárias são o símbolo oficial de Campos do Jordão. Créditos: Reprodução - Facebook

Além disso, o parque abriga uma área remanescente importante da Mata Atlântica, em encontro com a mata de Araucária e de Podocarpus, dos Campos de Altitude e da Mata Nebular. Em resumo, é muita riqueza florestal que você encontrará por lá.

O parque abriga várias espécies de animais, inclusive ameaçados de extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo. Em meio a tudo isso, ainda oferece quatro trilhas para visitantes. São elas:

O famoso Rio Sapucaí, em Campos do Jordão. Créditos: Reprodução - Facebook

Trilha da Cachoeira – 4,6 km (ida e volta) – dificuldade baixa

Ponte no Parque Estadual de Campos do Jordão. Créditos: Reprodução - Facebook

Trilha das Três Pontes – 2 km (ida e volta) – dificuldade baixa
Trilha dos Campos – 3 km (total) – dificuldade intermediária
Trilha do Rio Sapucaí – 2,6 km (total) – dificuldade baixa

O parque é destino de famílias em busca de ar puro e diversão. Créditos: Reprodução - Facebook

Planeje sua visita para começar ou terminar com algum dos restaurantes da Estrada do Horto. O endereço do parque é avenida Pedro Paulo, no bairro de Descansópolis. É preciso comprar ingresso com antecedência.

Morro do Elefante

Imagina uma montanha no formato da tromba de elefante? Pois é, essa é a imagem que se avista do alto do Morro do Elefante, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Ele está a 1800 metros de altitude e possui uma linda vista panorâmica de Campos do Jordão.

O pôr-do-sol atrai visitantes para ver a vista mais famosa da cidade, no Mirante do Morro do Elefante

O local possui jardim e bancos, onde os turistas posam para fotos e curtem o pôr-do-sol. Há duas formas de chegar: pelos famosos teleféricos de Campos de Jordão ou por estrada. São apenas 10 minutos de carro a partir do centro da Vila Capivari.

A entrada para o mirante é gratuita, mas os passeios do Parque Capivari são cobrados separadamente. Fica na avenida da Vila Médica, no bairro Jardim Belvedere, e está aberto diariamente de 9h às 20h.

Gastronomia

Sabe aqueles momentos em que a gente se propõe a comer bem? A tarefa é fácil em Campos do Jordão. Prova disso é a quantidade de restaurantes premiados em diferentes especialidades, desde os mais requintados aos descolados.

Reconhecido por sua gastronomia internacional, é comum encontrar culinária alemã nos restaurantes da cidade. Outra tendência forte de Campos do Jordão são os menus com elementos típicos da Serra da Mantiqueira. Impossível não se apaixonar por esse mix de sabores, culturas e aromas, né?

Joelho de porco com batata rosti, prato típico da culinária local

Nenhum prato identifica tanto a preferência de quem subiu a serra como o fondue. Nas opções queijos, carnes ou chocolates, cada estabelecimento oferece o prato da sua forma, seja o rodízio ou festival de fondue.

Raclette também é bem conhecido por ser um prato muito semelhante ao fondue, ideal para o inverno, acompanhado de legumes, frios, linguiças e carnes.

No festival de fondue é servido primeiro na versão carne e em seguida o de queijo. O fondue de chocolate fica para o fim

Salsicha alemã, joelho de porco, chocolate quente, pinhão, javali, batata rosti e, claro, os famosos vinhos e cervejas de Campos do Jordão são outros queridinhos que esperam por você nesse paraíso brasileiro com toque europeu.

Pinhão, fruto típico da região serrana

Truta com batata rosti, prato tradicional em Campos do Jordão

Vila Capivari

Vista da janela para uma das principais ruas da Vila Capivari

Localizado no miolo da cidade, a Vila Capivari é um bairro nobre que abriga o centro gastronômico de Campos, onde você encontra culinária local e de todos os países, com mesinhas na calçada. Se você gosta do agito da vida noturna, restaurantes, shoppings e galerias, a Vila Capivari é o lugar ideal em Campos do Jordão.

A movimentação na Vila Capivari, em Campos do Jordão

Arquitetura da Vila Capivari e a decoração dos famosos guarda-chuvas

Dá para passear pelo calçadão na Vila, caminhar nas ruas observando a arquitetura da cidade que faz os turistas se sentirem em um verdadeiro "tour" pela Europa. Além do mais, o cenário é de árvores araucárias e plátanos, além das construções em estilo colonial, típicas do velho mundo.

Detalhes da arquitetura europeia e as araucárias de Campos do Jordão

Agora que você já sabe os motivos e os lugares incríveis em que você tem que ir em Campos do Jordão e ver de perto os encantos da Suíça brasileira, chegou a hora de descobrir onde você tem que comer em Campos do Jordão, não é mesmo? Prepare-se para se apaixonar pelas delícias desse paraíso com a 123Milhas!

RESPOSTAS123