Lugares para conhecer

O que fazer na Ilha do Mel: conheça as belezas naturais e belos monumentos históricos

As praias maravilhosas são o principal atrativo da Ilha do Mel. Mas outras formações naturais e construções históricas também compõem o roteiro de passeios obrigatórios na ilha.

Para aproveitar ao máximo, é bom o tempo estar firme e o clima quente. É que as atrações são ao ar livre. Por isso, a época ideal de visitação da ilha é no verão, mesmo que seja em período de chuvas. No inverno, mesmo sendo seco, as baixas temperaturas praticamente impedem de curtir as praias.

Pôr do sol próximo à Gruta das Encantadas

 

Gruta das Encantadas

Fica na parte sul da ilha, na comunidade de Encantadas. O acesso é feito por uma passarela que leva até a sua entrada. A gruta é uma fenda formada pela ação do mar contra um paredão rochoso. Recebeu esse nome por conta de uma lenda indígena que dizia que ali habitavam sereias.

 

Farol das Conchas

Localizado na comunidade de Nova Brasília, o Farol das Conchas está no alto do Morro das Conchas e foi construído em 1872 por ordem de Dom Pedro II. Para acessá-lo é preciso subir 150 degraus que garantem uma vista privilegiada da ilha. 

Esse monumento é um patrimônio histórico com 18 metros de altura. O lugar é ótimo para tirar fotos e apreciar o cenário da Praia do Farol e da Praia de Fora. Quem sabe você dá sorte e consegue até ver golfinhos na baía quando eles estão próximos à praia?

O farol data do século 19 e oferece uma das melhores vistas da ilha

 

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres é reconhecida como Patrimônio Histórico e faz parte da história da baía de Paranaguá. A construção tinha o objetivo de defender a antiga vila, protegendo o ancoradouro, já que dali saíam embarcações de ouro, madeira e outros bens preciosos da época.

No local é possível encontrar peças de artilharia e os famosos canhões. Há também o portão de armas e um museu no espaço interno. Esse é o único exemplar da arquitetura militar do século 18 no Paraná.

A construção bélica data de 1767 e foi edificada por ordem do rei de Portugal Dom José I

 

Bacia da Sereia

A Bacia da Sereia fica perto do trapiche de Encantadas. O lugar recebeu esse nome por causa de uma lenda que falava sobre a existências de sereias se banhando ali no período de lua cheia. A formação rochosa deu lugar a um tipo de banheira de pedra, onde é possível entrar e se banhar. Desse ponto da Ilha é possível contemplar navios passando pela Baía de Paranaguá.

Viu só quanta beleza e história estão guardadas na Ilha? Saiba que esse lugar mágico também tem uma gastronomia imperdível. Então está na hora de saber onde comer na Ilha do Mel.