Guia turístico

Turismo em Fortaleza: Guia de Viagem para Fortaleza

28 de dezembro de 2021

Você sabia que Fortaleza é a capital brasileira mais próxima da Europa? Pois é! Isso porque ela está a 5.608 km de Lisboa, em Portugal.

Porém, o clima da cidade é muito brasileiro! Com mais de 34 km divididos em 15 belas praias, Fortaleza faz justiça ao calor e alegria típicos do nordeste. 

A capital cearense ainda une a agitação de uma grande metrópole com excelentes hotéis, bares, lojas, baladas e muitos restaurantes, ao encanto e belezas naturais das praias do litoral brasileiro.

Um convite irresistível para quem deseja sair da rotina e programar suas férias num lugar que oferece ótimas opções para relaxar sem perder conforto, qualidade e variedade em opções de lazer e cultura.

Por isso, se você quer saber como é Fortaleza, onde ir e o que fazer, continue aqui com a gente e pegue essas dicas para tornar sua viagem incrível!

 

Você vai ler sobre

 

Conheça Fortaleza

Fortaleza é a capital do Ceará, situada no litoral Nordeste do Brasil, e é o município nordestino com maior área de influência regional, pois além do turismo se configura como um grande polo de fabricação e comércio de roupas.

Os fortalezenses, como são chamados os nascidos na capital cearense, carregam com orgulho o título de ter nascido na quarta maior e sexta mais populosa cidade do país.

A metrópole é também a terceira maior rede urbana do Brasil, logo depois de São Paulo e Rio de Janeiro. E em 2018 foi eleita a nona cidade mais rica do Brasil e a primeira mais rica do Nordeste.

Batizada de “Loira desposada do Sol” pelo poeta Paulo Nery, o município que sofreu influência de espanhóis, portugueses e holandeses em sua fundação, já foi considerado um centro político nacional após os tempos de Brasil colônia, quando a “capitania do Ceará” foi desmembrada da “capitania de Pernambuco” e Fortaleza tornou-se então a capital do então recém criado estado do Ceará.

Com um clima quente e ao mesmo tempo banhado pela brisa do mar, Fortaleza tem temperaturas semelhantes à maioria das cidades do litoral nordestino.

Ou seja, muito sol e calor que chega a bater em média 28ºC no inverno e 31ºC no verão, sobre a predominante vegetação de mangue e densa área verde em meio ao relevo de planície litorânea.

O que rendeu a Fortaleza um dos maiores parques urbanos da América Latina, o Parque Ecológico do Cocó, que se destaca como a maior área verde da cidade.

Viagem para Fortaleza: confira nossas dicas e saiba como montar o seu guia turístico. Parque Ecológico do Cocó – Fortaleza - CE | Conexão 123

Extensa área verde no meio da cidade, o Parque Ecológico do Cocó, é um dos maiores da América Latina

 

Turismo em Fortaleza: guia de viagem

Não à toa, Fortaleza é o segundo destino mais procurado por turistas em todo o Brasil, ficando atrás apenas da cidade de Gramado, na Serra Gaúcha.

E por isso preparamos esse Guia de turismo em Fortaleza que vai te ensinar tudo sobre como aproveitar melhor sua estadia na metrópole cearense.

 

Turismo em Fortaleza

Dizem os nordestinos que por lá não tem tempo ruim! E na capital cearense não é diferente. Com altas temperaturas durante o ano todo, até no inverno faz sol e mesmo com algumas pancadas de chuva, é possível aproveitar bem a cidade.

Confira 5 motivos para curtir Fortaleza na baixa temporada!

O fato é que lá o sol não foge da raia e a infraestrutura da cidade também faz a experiência valer a pena. Tanto pela diversidade das barracas na beira das praias, que oferecem aos turistas variadas opções em bebidas, petiscos e até refeições, quanto pela quantidade de bons restaurantes na orla ou mais afastados dela.

O fato é que em qualquer período do ano, ir para Fortaleza é uma boa pedida! Então, quando fizer as malas, confira a previsão do tempo, mas leve em conta que na capital cearense sempre faz calor.

Portanto, abuse de peças leves e frescas, muitas roupas de banho, óculos de sol, chapéus para passar o dia, e claro, bastante protetor solar para não sofrer os danos da exposição aos raios UVA e UVB.

 

Como chegar a Fortaleza

O acesso à cidade pode ser feito de carro ou de ônibus, porém é mais comum que os turistas busquem o conforto e comodidade das viagens aéreas.

Para quem prefere viajar de carro, o acesso mais indicado pelo sul é através da BR-116 ou pelo litoral da BR-101 até Natal (RN). Nesse caso é preciso pegar a BR-304 até Aracati (CE), e de lá seguir para a CE-040 até Fortaleza.

Quem vem do Norte do país precisa seguir pela BR-316 até Teresina (PI), rodar pela BR-343 até Piripiri (PI), e seguir a BR-222 até a capital do Ceará.

Ao viajar para Fortaleza de ônibus, o viajante deve se informar sobre passagens para o Terminal Rodoviário de Fortaleza – Engenheiro João Thomé, que é o terminal da cidade.

Já para os turistas que preferem viajar de avião, basta garantir sua passagem com o melhor preço na 123milhas e anotar todas as nossas dicas de turismo em Fortaleza!

Dentro da cidade o visitante pode optar por se deslocar através de transporte turístico adquirido no hotel, aluguel de carros ou mesmo de transporte público.

Com a 123milhas você tem a vantagem de alugar o veículo que você preferir de forma fácil, rápida e segura, tudo pelo site! E o seu carro estará esperando por você na unidade de retirada escolhida!

E para quem deseja se aventurar no transporte público, até o mês de fevereiro de 2022 a passagem de ônibus inteira estava custando R$ 3,90 e a cidade oferece diversas opções de linhas de transporte entre os bairros.

Turismo em Fortaleza: Guia de Viagem para Fortaleza | Fluxo do Trânsito a noite na Avenida Beira Mar | Conexão123

Fluxo do Trânsito a noite na Avenida Beira Mar a noite

 

Praias de Fortaleza

Embora disponha de uma orla maravilhosa, nem todas as praias em Fortal, como é carinhosamente conhecida, são ideais para banho, mas a maioria tem atrativos imperdíveis para os visitantes, então se liga nessas dicas de como aproveitar cada uma delas!

  • Praia do Futuro: uma das queridinhas dos turistas, a praia possui um mar limpo e ótima infraestrutura para quem gosta de passar o dia à beira mar;
  •  Praia de Mucuripe: embora não seja boa para banho, oferece vários passeios na orla, inclusive o famoso Mercado Público de Peixes e Frutos do Mar;
  • Praia de Iracema: também não é boa para banho, porém é muito visitada por causa da instagramável ponte dos ingleses;
  • Praia do Meireles: perfeita para quem gosta de curtir o pôr do sol no mar;
  • Canoa Quebrada: mais uma queridinha dos turistas, a cidade que fica próxima a Fortaleza é parte da “rota das falésias”.

 

Quando ir a Fortaleza

Como já falamos anteriormente, Fortaleza é um destino ideal o ano todo. E isso se deve ao fato de seu clima ser tropical semi úmido, com temperatura média anual entre 26ºC e 28ºC.

E como boa parte das cidades do litoral nordestino, também não tem estações bem definidas. Há um período em que as chuvas são mais recorrentes (de janeiro a junho) e há um período de estação mais seca (de agosto a dezembro).

Sendo o mês de julho, o mais procurado pelos turistas, um período de transição entre essas duas estações.

Porém, em todas elas há sol e muito calor o que torna o destino ainda mais agradável, por isso Fortaleza é o destino ideal durante o ano todo, você apenas escolhe se quer conhecer a cidade com um clima mais ameno ou mais quente!

Turismo em Fortaleza | Turistas passeando de buggy em praia de Fortaleza - CE | Conexão 123

Turistas passeando de buggy em praia de Fortaleza

 

Algumas festividades gratuitas também podem influenciar a escolha de sua viagem, confira as principais:

  • Pré Carnaval: o pré-carnaval de rua de Fortaleza é famoso por valorizar a tradição da festa, onde pessoas de todas as idades saem às ruas fantasiados para brincar ao som dos frevos, marchinhas, sambas. O evento é apoiado pela Prefeitura Municipal e acontece entre os meses de Janeiro e Fevereiro;
  • Carnaval: o Carnaval de Fortaleza se divide em três pontos referenciais: Av. Domingos Olímpio, vitrine do desfile oficial das agremiações carnavalescas; Bar da Mocinha, reduto do samba de mesa e do Carnaval na cidade; e Praia de Iracema, que concentra a programação de shows noturnos e cortejos de blocos carnavalescos. As festividades acontecem no mês de fevereiro;
  • Dia Internacional da Mulher: a data sempre é celebrada com shows especiais na cidade;
  • Aniversário de Fortaleza: com celebrações e show durante todo o mês de abril, a cidade comemora ainda com diversas atividades culturais e sociais em homenagem ao povo cearense;
  • Salão de Abril: uma tradicional mostra de artes visuais que retrata um pouco da história do estado e do país. Realizada entre os dias 18 de abril a 31 de outubro.
  • Dia do Trabalhador: nesse feriado a cidade promove shows em celebração ao dia 1º de maio.
  • Arraiá da Cidade: grande festa de São João realizada na Praça do Ferreira. O Arraiá da Cidade tem programação diversificada com participações de grupos de danças e repentistas, apresentações de quadrilhas adultas e infantis, barracas de comidas típicas, artesanato e estandes com brincadeiras e jogos durante todo o mês de junho;
  • Fortaleza em Férias: uma série de atividades esportivas, artísticas e de diversão promovidas pela cidade durante o mês de julho, envolvendo apresentações na Praia de Iracema, Anfiteatro da Volta da Jurema, Parque Adahil Barreto, Parque Rio Branco e em 15 bairros da periferia da cidade;
  • Dia Nacional de Cultura: em comemoração ao aniversário de nascimento do jurista e intelectual Rui Barbosa (1849–1923) a cidade comemora com shows musicais, apresentações circenses, exposição fotográfica, leituras dramáticas, rodas de poesia e de contos e espetáculos teatrais e de dança, entre outras manifestações artísticas o dia 5 de novembro;
  • Reveillon: a cidade comemora a virada do ano com intensidade. Show nas principais praias, além de uma famosa confraternização no aterro da Praia de Iracema. No local, reúnem-se moradores e visitantes que participam das celebrações do ano que está por vir, à beira mar, com direito à ceia improvisada entre cadeiras de praia. Data de celebração: 31 de dezembro.

 

Quanto custa viajar para Fortaleza

Tudo vai depender de quando você pretende viajar para a cidade, onde fica e o quanto pretende gastar com passagens, hospedagem, alimentação e passeios.

Por isso, neste guia preparamos todas as informações que você precisa para montar o seu roteiro de viagens para Fortaleza e calcular o valor médio dos gastos que terá na viagem.

Fortaleza é a quinta cidade do país em meios de hospedagem. São mais de 1,2 mil hotéis somente na capital cearense, por isso, separamos as melhores dicas para você programar sua viagem!

 

Pacotes de turismo para Fortaleza

Viu, com a 123milhas viajar nunca foi tão fácil! Confira as promoções e oportunidades para você começar agora mesmo a planejar a sua viagem dos sonhos que está a apenas um clique de distância!

Escolha suas datas e monte seu guia com as dicas e vantagens 123milhas!

 

Respostas123

1. O que fazer de turismo em Fortaleza em cinco dias?

  • Praia do Futuro
  • Praia de Mucuri
  • Praia de Iracema
  • Praia do Meireles
  • Praia de Canoa Quebrada

E suas atrações, que vão desde passeios de buggy a massagens relaxantes na beira da praia e shows de stand-up comedy à noite.

2. Quais são as melhores atividades ao ar livre em Fortaleza?

Com certeza as praias do litoral são a melhor opção de turismo em Fortaleza para atividades ao ar livre. Lá você encontra passeios de bug, kaiak e outras atividades para curtir o melhor das praias.

3. Quais são as melhores atrações para visitar em Fortaleza?

Shows de humor são uma boa pedida na terra da comédia. Além dos passeios culturais como o Centro Cultural Dragão do Mar e o Mercado Central.