Dicas para o viajante

Emissão de comprovante de vacinação

29 de julho de 2021

Você sabia que viajantes já podem emitir comprovante de vacinação contra Covid-19 em aplicativo do SUS? Sim, quem pretende viajar ao exterior nos próximos meses e tomou a dose única, no caso da Janssen, ou as duas doses completas da vacina contra a Covid-19, já pode emitir o comprovante de vacinação no app Conecte-SUS, em português, inglês ou espanhol.

Porém, é importante verificar o tipo de vacina aplicado. No caso dos países-membros da União Europeia, por exemplo, são aceitos os imunizantes da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen. A Coronavac ainda está sendo analisada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), órgão regulador que equivale à nossa Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

É importante ressaltar, no entanto, que o documento emitido pelo app Conecte-SUS comprova o esquema vacinal, mas ainda não tem uma validade internacional. Está a critério de cada país decidir sobre sua aceitação.

Portanto, o recomendado pelo Ministério da Saúde é que a pessoa que pretende viajar para fora do país consulte as informações atualizadas junto à Embaixada do destino antes do embarque.

Passo a passo

O viajante que completou o esquema vacinal precisa baixar o app Conecte-SUS, já disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS, e fazer o cadastro.

Ao entrar no aplicativo, basta clicar no botão azul da Carteira de Vacinação, onde está o ícone da seringa. Em seguida, aparecerá embaixo um quadro com o nome da vacina aplicada. Ao clicar nesse quadro, será aberta uma nova tela com as informações da dose única ou das duas doses tomadas.

O próximo passo é clicar no ícone azul embaixo da tela: Certificado de Vacinação. Será aberta uma janela com o PDF e o resumo das doses aplicadas com o símbolo de compartilhar e uma bandeirinha do Brasil no alto da tela. Você clica na bandeirinha para mudar o idioma do documento para o inglês ou o espanhol e ele é então traduzido automaticamente.

Feito isso, você pode, então, guardar o documento na nuvem, enviar por WhatsApp, e-mail ou imprimi-lo. Depois de confirmar se o país de destino aceita o documento, você pode abrir o aplicativo e mostrá-lo no setor de imigração. Mas, para evitar perrengue, é aconselhável também levar o documento impresso.

Certificado Internacional de Vacinação

Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) só emite o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para a febre amarela, doença para a qual já há acordos internacionais, mas não para a Covid-19.

Portanto, não existe, efetivamente, um documento que regulamenta a exigência para a Covid-19, aos moldes do que existe para a vacina de febre amarela, habitualmente exigida em diversos países.

E você? Está (quase) totalmente vacinado e não vê a hora de voltar a desbravar o mundo? Após esta maravilhosa notícia de que viajantes já podem emitir comprovante de vacinação contra Covid-19 em aplicativo do SUS, finalmente chegou a hora de planejar aquela tão sonhada trip! Bora?