Dicas para o viajante

Economizar combustível na estrada é mais fácil do que você pensa: confira cinco dicas

19 de maio de 2023

Quer viajar de carro e economizar combustível? Existem diversas maneiras bem práticas de reduzir custos na hora de pôr o pé na estrada.

Viajar de carro é uma excelente oportunidade de admirar paisagens e demais belezas espalhadas pelas vias do Brasil. Porém, para um passeio de sucesso, é preciso fazer um bom planejamento, que concilie os gastos com o orçamento. Hoje em dia é necessário adotar boas práticas para economizar combustível na viagem.

Por isso, o Conexão123 preparou um conteúdo recheado de dicas para te ajudar a economizar combustível. Acompanhe.

Conheça com o Conexão123

Um bom planejamento ajuda a economizar combustível na viagem

Se você é um viajante de carteirinha, sabe muito bem que o planejamento é fundamental e uma excelente forma de poupar dinheiro.

Realizar uma pesquisa com antecedência de tudo que você vai precisar para a sua viagem é outro ponto importante; fique atento à sua hospedagem, às distâncias e às estradas pelas quais você vai passar. Pois até na velocidade que o carro transita pela estrada é possível economizar.

E no seu planejamento não se esqueça de procurar pelos melhores carros para viajar com mais conforto e tranquilidade. É importante escolher um veículo que atenda às necessidades tanto do motorista quanto dos passageiros, assim é possível desbravar novos destinos com mais conforto.

Economizar combustível na viagem de carro: cinco dicas infalíveis | Frentista entregando a chave do contato do carro para a motorista | Conexão 123

Aprenda a economizar combustível na estrada e viaje com tranquilidade

Conte com o 123carros para alugar um veículo de forma descomplicada. É possível escolher modelos com direção hidráulica, assentos elevados, conforto para os pés e demais opcionais. Você também pode optar por automóveis adequados para cada tipo de viagem, como um apropriado para estradas de terra ou com bagageiro maior, para comportar muitas malas. 

Se você preza por economia, lembre-se que alugar um carro é muitas vezes mais vantajoso e tem um melhor custo-benefício do que depender de outros tipos de serviços, como ônibus ou táxi. Você pode escolher tudo da forma mais conveniente e personalizada para a ocasião.

Conheça as dicas para economizar combustível na estrada

Viajar de carro é sempre uma grande aventura. A experiência pode ser especialmente mais incrível quando estamos explorando novos lugares e desfrutando das paisagens que o caminho tem a oferecer, seja viajando sozinho ou viajando com amigos

E não importa a duração da sua viagem, sempre é possível conseguir bons descontos, ficar atento a promoções e descolar bons macetes para aliviar consideravelmente o seu bolso — principalmente em se tratando de economizar combustível na viagem.

Poupando seu orçamento, é possível que o dinheiro que sobre seja transferido para outras necessidades da viagem, como passeios, alimentação e mais.

Pensando nisso, a 123milhas separou algumas dicas bem interessantes. 

Planeje uma rota com menos trânsito e poucos semáforos

Escolher uma rota com menos trânsito e com poucos semáforos é uma excelente alternativa para chegar ao destino com mais rapidez e sem se estressar. Além disso, essa prática pode ser extremamente útil para economizar combustível e reduzir a emissão de gases poluentes.

Você pode buscar ajuda de outros motoristas, tanto em redes sociais como nas rádios locais, que informam boletins periódicos de trânsito.

Contudo, é fundamental levar em consideração a hora e o dia da semana, pois algumas ruas, vias e até mesmo estradas, podem ter tráfego intenso em horários específicos.

Use a tecnologia a seu favor

Existem algumas tecnologias, como sistemas de gerenciamento de motor eletrônico, transmissões automáticas e sistemas de injeção de combustível, disponíveis em carros com central multimídia, que possuem o modo de economizar combustível na estrada.

Você também pode mapear a sua rota com antecedência, principalmente se for longa — hoje em dia há vários aplicativos que ajudam nessa tarefa.

Economizar combustível na viagem de carro: cinco dicas infalíveis | Carro vermelho com o porta-malas abarrotado | Conexão 123

O transporte excessivo de bagagens atrapalha muito e você não vai conseguir economizar combustível na estrada. Evite excessos

Evite pesos desnecessários

É sempre bom ficar atento ao volume da bagagem da família. Quando se viaja de ônibus ou avião, é comum as pessoas se preocuparem com a quantidade de peso que carregam. Então, por que não ter esse mesmo cuidado nas viagens de carro?

Engana-se quem pensa que tudo bem lotar o porta-malas. É preciso estar atento para não deixar o veículo mais pesado do que o necessário. Quanto mais peso você carrega, maior vai ser a força demandada para o funcionamento do carro, gastando mais combustível — a cada 25 kg, o consumo aumenta em até 1%.

Portanto, confira sempre o bagageiro e veja se não está carregando pesos desnecessários na viagem.

Atenção ao abastecer

Não dá para falar de economizar combustível sem chamar a atenção para os postos de abastecimento.

Existem trajetos em que se faz necessária a parada, e alguns cuidados devem ser tomados.

Combustíveis adulterados causam muitos problemas, pois podem estragar peças do motor e, com certeza, aumentar o consumo. Procure abastecer em postos de bandeiras conhecidas, com o selo da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e dê preferência às grandes redes. 

Também faça as contas e veja qual combustível é melhor para a ocasião, álcool ou gasolina. Até existe um cálculo: multiplique o preço do litro da gasolina por 0,70. O resultado é o preço máximo que o litro do álcool precisa ter para valer a pena, se ultrapassar, não compensa, e vá de gasolina mesmo. 

Outra dica bacana é abastecer pela manhã ou pela noite, quando o clima está mais ameno. São os princípios físico-químicos do combustível que justificam essa recomendação. Por ser uma substância volátil, ele sofre alterações sob calor intenso e consequentemente faz com que o consumidor leve uma quantidade menor quando o clima está mais quente.

Cuidado com o ar-condicionado

A gente sabe que é uma delícia dirigir em um ambiente bem climatizado e fresquinho, mas, por mais confortável que seja viajar com o ar-condicionado ligado, é preciso ficar atento ao seu uso. O ar-condicionado força o motor e aumenta o consumo de combustível. Por isso, em dias mais frescos, o mantenha desligado ou utilize com moderação.

Como você pôde ver, existem diversas maneiras de economizar combustível na viagem, e o melhor é que todas são bem fáceis e podem ser feitas de uma vez só!

Com o foco no planejamento, dificilmente o momento do passeio vai se tornar um transtorno.

Gostou das nossas dicas de boas práticas para economizar combustível em viagens de carro? Não perca tempo, planeje sua trip e coloque todas em prática!

RESPOSTAS123

Não são poucas as formas para não gastar tanto combustível em uma viagem de carro. Aliás, a 123 tem um conteúdo perfeito e recheado de dicas para economizar e garantir a viagem dos sonhos. Confira!

Cada carro tem sua potência e seu tipo de motor, mas de maneira geral, de acordo com especialistas, a velocidade ideal na estrada para economizar combustível é de 80 km/h a 100 km/h, podendo economizar até 20% de combustível em comparação com quem dirige a 120 km/h.

Convertendo essa velocidade média para uma rotação ideal para economizar combustível, seria de 2.000 RPM a 3.000 RPM quando em velocidade constante de 80 km/h e de 2.500 RPM a 3.500 RPM, em velocidade constante de 100 km/h.

Existem diversos modelos que são perfeitos para economizar combustível na viagem de carro. Porém, é importante ter atenção ao que realmente se encaixa no seu perfil.

Fique de olho nos tipos de carro ideais para o seu passeio e viaje com conforto e sem perrengues.