Guia turístico

Saiba tudo sobre Pato Branco

30 de janeiro de 2022

No sudoeste do Paraná está Pato Branco, cidade conhecida pelas áreas verdes, pelo sanduíche de polenta e pelas grandes festas natalinas. É uma ótima opção de destino para fugir do óbvio e aproveitar as diversas atividades gratuitas oferecidas pelo município. Saiba tudo sobre Pato Branco e planeje sua viagem com a 123milhas!

Você pode desembarcar no Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso, localizado a 4 km da região central de Pato Branco. A maioria dos voos vêm de Curitiba; então, provavelmente, será necessário fazer uma escala até o destino.

Outra opção é chegar à capital paranaense e seguir para Pato Branco de carro. São 440 km de distância, e você pode alugar um veículo por ótimos preços com a 123milhas.

Parque do Alvorecer

O Parque do Alvorecer é um dos locais mais bonitos de Pato Branco. Os 107 hectares de mata nativa proporcionam o contato direto com a natureza para relaxar, praticar exercícios físicos ou fazer um piquenique. No local há lagos, trilhas, pista de caminhada, ciclovias, decks e amplos gramados. Entretanto, você não encontra lanchonetes ou restaurantes. Então se lembre de levar um lanche na mochila. 

A vegetação nativa chama a atenção no Parque do Alvorecer
Crédito: Foto do site Viaje Paraná

O funcionamento, às segundas, é das 16h às 21h. De terça a domingo, vai das 7h às 21h. A entrada é gratuita e há estacionamento próprio.

O Parque do Alvorecer é ótimo para caminhadas
Crédito: Foto do website oficial do Município de Pato Branco

 

Largo da Liberdade

Outro local para lazer e exercícios físicos é o Largo da Liberdade. O complexo conta com campo de futebol, pista de caminhada, ciclovia, quadras, parquinhos, piscinas e academia. Frequentemente são oferecidas oficinas e atividades para todas as faixas etárias, como atletismo, natação, aula de dança, jogos de tabuleiro, capoeira, dentre outras. A programação é divulgada no site da Prefeitura.

As aulas e o acesso são gratuitos. O Largo da Liberdade abre diariamente, das 8h às 21h.

 

Matriz de São Pedro Apóstolo

O cartão-postal de Pato Branco é a Paróquia São Pedro Apóstolo, localizada na região central. É um imponente prédio amarelo, que colore a cidade junto com os jardins ao seu redor.

Os jardins ao redor da Matriz colorem a cidade
Crédito: Foto do website oficial do Município de Pato Branco

Junto à Matriz, está a Praça Presidente Vargas, onde é realizada a maioria dos eventos do município. O espaço é arborizado e inclui chafariz, parquinho e quadra. É o ponto de encontro dos moradores e dos turistas.

A Praça Presidente Vargas é o lugar mais movimentado
Crédito: Foto do website oficial do Município de Pato Branco

 

Natal de Pato Branco

O Natal de Pato Branco é considerado o maior do Paraná. A cidade recebe uma decoração especial com muitas luzes, árvores e enfeites temáticos. Uma das tradições é a instalação de uma roda-gigante na Praça Presidente Vargas. A atração é gratuita.

A roda-gigante é um grande entretenimento no Natal de Pato Branco
Crédito: Foto do website oficial do Município de Pato Branco

A programação cultural conta com apresentações musicais e grande desfile alegórico, com diversos personagens e carros temáticos. Também é montada a Vila do Papai Noel, onde o bom velhinho recebe crianças e famílias.

A cidade fica toda decorada
Crédito: Foto do website oficial do Município de Pato Branco

O Natal de Pato Branco começa no fim de novembro e vai até 24 de dezembro.

 

Onde comer em Pato Branco

Experimentar o prato típico de Pato Branco não pode ficar de fora do seu roteiro. A tradição da cidade é o x-polenta, um sanduíche em que o pão é substituído por polenta frita. Os recheios são variados, a gosto do cliente. Pode ter picanha, calabresa, queijo, ovo, frango, etc.

Um dos x-polentas mais populares você encontra na Patô Lancheria. O sucesso da casa é o Costelícia, que leva costela suína. O cardápio também apresenta sanduíches, pizzas, porções e pastéis. Há opções veganas e kids. O x-polenta custa a partir de R$ 25,50.

O x-polenta é chamado de polentô na Patô Lancheria
Crédito: Tribunas SC

A lanchonete abre de segunda a sábado, das 11h30 às 13h30, e posteriormente, das 17h30 à 0h. Aos domingos, o funcionamento é das 17h30 à 0h.

O churrasco também é popular em Pato Branco. A sugestão para comer deliciosas carnes é no restaurante Engenho. Funciona diariamente no sistema de buffet livre e por quilo. Aos sábados, também tem a opção de feijoada, tradicional e vegana. Domingo tem rodízio de carnes nobres e é quando a casa tem maior movimento. O Engenho abre todos os dias, das 11h15 às 14h. Imperdível!

O destaque do restaurante Engenho é o rodízio de carne aos domingos

 

Onde se hospedar em Pato Branco

Uma excelente opção de hospedagem em Pato Branco, a 550 metros da Praça da Matriz, é o Regente Hotel. Há acomodação nas modalidades suíte nupcial, suíte, luxo superior, luxo e standard. Todas são equipadas com ar-condicionado, TV a cabo, frigobar, wi-fi e escrivaninha. Algumas unidades têm banheira de hidromassagem e sacada. Os quartos acomodam até três pessoas.

A diária inclui café da manhã, servido diariamente das 6h30 às 9h30. Para sua comodidade, o restaurante do hotel oferece jantar “à la carte”. Confira aqui o cardápio.

O estacionamento é gratuito.