Lugares para conhecer

Aniversário de Manaus: conheça a história e curiosidades sobre a capital do Amazonas

21 de outubro de 2022

O aniversário de Manaus é celebrado em 24 de outubro. Em plena floresta amazônica, a capital do Amazonas é um dos principais destinos turísticos do país, atraindo visitantes do mundo todo. 

Cheia de história em seus 353 anos de vida, Manaus é, ao lado de Belém, no Pará, umas das principais portas de entrada para quem quer conhecer a maior floresta tropical do planeta. 

Quer saber mais curiosidades de Manaus? Confira no Conexão123!

Você vai ler sobre

História e fatos interessantes sobre Manaus

Manaus foi fundada em 1669, a partir da Fortaleza do Rio Negro, e a origem do nome da cidade provém da tribo dos manaós, habitantes da região dos rios Negro e Solimões. Na língua indígena, Manaus é a variação de Manaos, que significa Mãe dos Deuses. No século 19, a cidade chamava-se Barra do Rio Negro.

Manaus ficou conhecida durante o Ciclo da Borracha como a “Paris dos trópicos”, graças ao luxo de sua arquitetura de inspiração europeia, atraindo investimentos estrangeiros e imigrantes de todas as partes do mundo.

O maior símbolo da opulência desse período é, sem dúvidas, o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896. Construído em estilo renascentista, com projeto escolhido pelo Instituto Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, a edificação foi idealizada para que a capital amazonense tivesse uma casa de ópera à altura do poderio da elite da época. 

Aniversário de Manaus: conheça a história e curiosidades sobre a capital do Amazonas | Teatro Amazonas | Conexão123

O Teatro Amazonas é o principal cartão-postal da capital do Amazonas

Atualmente, Manaus é a sétima cidade mais populosa do Brasil, e sua região metropolitana conta com quase 3 milhões de habitantes. Confira alguns pontos turísticos de Manaus:

  • Palácio Rio Negro – construído pelo alemão Waldemar Scholz, considerado o “barão da borracha”
  • Bosque da Ciência – espaço dedicado à divulgação científica, educação e lazer sobre a fauna e flora amazônicas
  • Jardim Botânico Adolpho Ducke – considerado o maior fragmento de floresta preservada dentro de área urbana do Brasil

Conheça cinco curiosidades sobre Manaus

Vamos agora saber um pouco mais sobre a capital do Amazonas? O Conexão123 listou cinco curiosidades sobre Manaus. Confira!

Manaus tem o maior porto fluvial do mundo

O porto de Manaus foi projetado por ingleses e construído em um cais flutuante. Foi inaugurado em 1907, quando a cidade vivia o apogeu do Ciclo da Borracha, sendo o maior porto flutuante do mundo.

A necessidade de um porto flutuante se dá porque, ao longo do ano, o Rio Negro passa pelo período da vazante e pelo período de cheia, quando o nível do rio sobe vários metros, alcançando sua máxima entre os meses de junho e julho. 

Manaus e Inglaterra têm suas histórias interligadas pelo Ciclo da Borracha, que trouxe grande prosperidade e desenvolvimento para a cidade. Entre as heranças deixadas em Manaus pelos ingleses, se destacam o Mercado Municipal, o Prédio da Alfândega, o porto da cidade, também chamado de “Rodway”, e a implementação da luz elétrica. 

Em Manaus está o famoso Encontro das Águas

Uma das curiosidades sobre Manaus mais interessantes é o Encontro das Águas. O fenômeno acontece na confluência entre os rios Negro, de água escura, e Solimões, de água barrenta. 

As águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km. É uma das principais atrações turísticas da cidade.

Aniversário de Manaus: conheça a história e curiosidades sobre a capital do Amazonas | Encontro das águas | Conexão123

As águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km

O período de cheia, que vai de janeiro a julho, é a melhor época para fazer um passeio de barco para observar o encontro das águas. Clique aqui e veja os melhores lugares para se hospedar na capital manauara. 

Manaus tem praias, mas de água doce

Manaus não está no litoral, mas tem praias! Elas são de água doce, formando-se nas margens dos rios que atravessam a cidade. E são várias. As mais conhecidas são a Praia da Ponta Negra, a Praia do Tupé, a Praia da Lua, a Praia do Japonês e a Praia Ponta das Lajes.

Dos pontos turísticos de Manaus, a Praia da Ponta Negra é um dos mais visitados. Ela fica a apenas 13 km do centro, na área nobre da cidade, e tem infraestrutura completa, com calçadão, bares, restaurantes e diversas opções de lazer.

Já a Praia do Tupé é uma das principais da cidade, bastante conhecida pelos turistas, pois fica localizada numa reserva indígena, a 30 km da capital. Seja no aniversário de Manaus ou em outra data, vale a pena conhecer essa belezura! 

Manaus tem uma calçada com ondas como a de Copacabana

O piso de pedras portuguesas, com o famoso desenho formado por ondas pretas e brancas, fica no Largo São Sebastião. Foi construído na época áurea da borracha e finalizado em 1901. Ou seja, é mais antigo que o calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, inaugurado em 1906.

O desenho sequenciado das ondas foi criado pelo engenheiro Pinheiro Furtado, em Portugal, no início do século 19 para o largo do Rossio de Lisboa.

Aniversário de Manaus: conheça a história e curiosidades sobre a capital do Amazonas | Calçadão do Largo São Sebastiao de Manaus | Conexão123

O Largo de São Sebastião, localizado no Centro Histórico de Manaus, abriga bares, museus, restaurantes, museus e casarões antigos

Nas redondezas do largo estão importantes pontos históricos, como o Monumento de Abertura dos Portos. Ao lado encontra-se a Igreja de São Sebastião, uma das mais belas da cidade, além do Teatro Amazonas, o principal cartão-postal manauara.

Manaus abriga quase toda a população do estado do Amazonas

O estado do Amazonas é o maior do Brasil, com 1.571.000 km². Sua área é maior que a da França, Espanha, Suécia e Grécia juntas. Apesar da enorme extensão, o estado possui um dos mais baixos índices de densidade demográfica do país. 

A Zona Metropolitana de Manaus tem cerca de 3 milhões de habitantes, enquanto o estado tem, no total, 3,8 milhões. Para se ter uma ideia, a segunda cidade com mais moradores do Amazonas, Parintins, tem apenas 11 mil habitantes.

Bacanas as curiosidades sobre Manaus, né? Não perca tempo e faça as malas para conhecer a Floresta Amazônica! A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, hotéis, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.